O polêmico final de Bleach tem uma explicação da vida real que vai partir o coração dos fãs. É sabido que o mangá criado por Tite Kubo teve que correr para seu final, mas depois de mais de seis anos, suposições, lendas urbanas e teorias não verificadas ainda cercam essa decisão. Com o recente retorno do anime de Bleach com a adaptação do arco Guerra de Sangue de Mil Anos, é mais importante do que nunca entender exatamente por que Bleach terminou da maneira que terminou.
Quando o mangá de Bleach terminou em 2016, os fãs da série ficaram com um gosto amargo na boca. O anime tinha realmente terminado quatro anos antes, em um caso muito raro de uma adaptação de anime parar antes da conclusão do mangá original. O arco final do mangá, Thousand-Year Blood War, é geralmente considerado um dos piores, devido aos muitos buracos na trama, personagens subdesenvolvidos e fios de história soltos, especialmente após a primeira invasão da Soul Society pelos Quincy. Os fãs estão cientes de que, em 2015, o autor Tite Kubo recebeu da editora Shueisha um ano para concluir o mangá, mas os detalhes de por que isso aconteceu ainda são vagos, e muitas teorias surgiram ao longo dos anos. Um equívoco comum é que Kubo foi forçado pela Shueisha a encerrar o mangá devido às fracas vendas, mas a verdade é realmente muito diferente.
A saúde de Tite Kubo é a verdadeira razão pela qual a água sanitária terminou tão mal
Em 2016, Kubo estava sofrendo de saúde mental e física precária devido à tensão causada pelo cronograma implacável de serializar um mangá na Weekly Shonen Jump. É importante lembrar que, desde o início de sua carreira, Kubo teve problemas para acompanhar as demandas da revista semanal e se relacionar com seus editores, mas continuou trabalhando com todo o estresse. Quando 2016 chegou, Kubo sofria de uma ruptura parcial do tendão do ombro esquerdo, para a qual nunca teve a chance de ser operado. Como sua saúde continuava se deteriorando, Kubo finalmente se aproximou dos editores e pediu que eles terminassem sua série no período de um ou dois anos, e eles lhe deram um. Então, embora seja verdade que foi a decisão de Shueisha de apressar o final de Bleach (dois anos certamente deixariam a história funcionar melhor), na verdade era Kubo quem queria que o mangá terminasse, já que ele havia chegado ao seu limite. Felizmente, o mangaka cuidou de sua saúde nos anos seguintes, e agora ele está envolvido na produção do anime Thousand-Year Blood War.
Essa história, embora incrivelmente triste, também é muito comum no mundo duro dos mangás. Os artistas têm que trabalhar em horários infernais para garantir que um novo capítulo seja publicado a cada semana, e casos como o de Eiichiro Oda, que trabalha no One Piece há vinte e cinco anos sem parar, são a exceção e não a norma. Infelizmente, os problemas com Thousand-Year Blood War ainda são bastante gritantes, e eles tiram muito longe do final de um dos mangás mais populares de todos os tempos. É uma prova do compromisso de Kubo como artista que, mesmo com um tendão rompido, essas questões não têm nada a ver com a arte real, mas todas giram em torno dos cortes feitos na trama.
O envolvimento de Kubo em uma guerra de sangue de mil anos pode consertar o final do mangá
Ainda há uma chance, no entanto, de que o anime Bleach: Thousand-Year Blood War conserte o final decepcionante do mangá. O envolvimento direto de Kubo com a produção do anime significa que ele poderia adicionar mais à história, incluindo mostrar o Bankai desaparecido de muitos Shinigami ou retrabalhar a batalha final, uma das mais decepcionantes da história do mangá. Embora Shueisha tenha alguma responsabilidade, a saúde precária de Tite Kubo é a verdadeira motivação por trás da conclusão apressada de Bleach, então vamos torcer para que o novo anime dê aos fãs da série a conclusão que merecem.
Fontes: várias fontes foram consultadas para este artigo, incluindo este tópico do Reddit e este vídeo do YouTube por HitReg.
Adriana Kvits é uma amante fervorosa da cultura japonesa, com um profundo amor por animes e mangás. Sua dedicação em explorar e compartilhar as complexidades dessas narrativas a torna uma voz apaixonada e uma guia confiável no emocionante mundo otaku.