Anime é uma ótima maneira de se manter entretido durante o seu tempo livre. Se você é novo em assistir anime, você pode ter encontrado vários termos, como OVAs, episódios de anime padrão e episódios especiais. Dito isso, então, o que são episódios OVA em anime e como eles são diferentes?
OVA descreve os episódios de anime ou filmes não exibidos nos cinemas ou exibidos na TV antes de serem liberados para exibição em casa. Às vezes, uma pequena parte do OVA é transmitida para fins promocionais, mas o restante da série não é. Os OVAs são lançados principalmente em fitas VHS, Blue-rays, ou mesmo DVDs.
Todos os fãs sérios de anime podem estar familiarizados com o termo OVA, mas se você é novo em anime, você pode ter ouvido o termo OVA pela primeira vez. Se você está curioso sobre o OVA e quer saber o que o torna diferente dos episódios especiais e padrão do anime, vou ajudá-lo a saber sobre ele neste artigo.
O que é um episódio OVA?
OVA, conhecido como animação de vídeo original, está geralmente disponível para o mercado de vídeo primeiro sem obter uma transmissão de televisão ou lançamento nos cinemas. No entanto, alguns produtores também lançam pequenos clipes da série OVA na televisão e nos cinemas para fins promocionais, o que os ajuda a atrair mais audiência.
Inicialmente, o OVA era popular apenas no Japão. Mas em pouco tempo, os episódios do OVA ganharam popularidade em todo o mundo. Por causa do aumento do interesse do público, os produtores estão tornando o OVA uma parte vital das séries de anime.
Ao contrário dos episódios filler, os OVAs também contêm cenas que ajudam na construção da história. DVDs, Blue-rays, e fitas VHS são as principais fontes que os produtores usam para lançar os episódios OVA.
Além disso, os OVAs são subdivididos em episódios semelhantes aos animes para transmissões de televisão. Principalmente, você encontrará apenas um episódio em uma única mídia OVA. A duração de cada episódio OVA varia de título para título.
Alguns episódios OVA são executados apenas por alguns minutos, enquanto outros podem levar horas para serem concluídos. Embora não haja uma duração padrão dos episódios OVA, a maioria dos episódios tem cerca de 30 minutos de duração.
Além disso, a duração dos episódios em um determinado OVA também pode variar. Por exemplo, se eu falar sobre o OVA “GaoGaiGar Final”, o tamanho de seus primeiros sete episódios foi de cerca de 30 minutos, enquanto 50 minutos foi a duração do último episódio.
O “Key the Metal Idol” vem em 15 episódios diferentes, variando de 20 minutos a 2 horas. Além disso, uma série OVA pode ter um único episódio ou uma dúzia de episódios com durações variadas.
Uma das séries OVA mais longas foi a “Lenda dos Heróis Galácticos”, com cerca de 162 episódios. Entre esses 162 episódios, 110 foram os episódios principais, enquanto os 52 restantes foram episódios de Gaiden.
Qual é a diferença entre um ova e um episódio de anime padrão?
Uma grande diferença entre um episódio de anime padrão e OVA é que o OVA nunca é exibido na televisão. Os episódios OVA estão disponíveis principalmente para os consumidores comprarem via VHS, DVD ou Blu-rays.
Por outro lado, um episódio de anime padrão é geralmente lançado na televisão e nos cinemas. Além disso, o OVA está de alguma forma relacionado com a série de anime padrão. Às vezes é a sequência ou uma prequela da série de anime.
Os produtores dão uma narrativa relevante que conecta OVA com a série de anime real. Mas OVA não precisa ser anime pré-existente e é totalmente original. Às vezes, você também pode notar OVA tendo melhor qualidade do que o episódio de anime padrão.
É porque os recursos alocados para um OVA são geralmente mais altos em comparação com o anime padrão. Assim, os estúdios têm liberdade extra para aumentar a qualidade de um OVA.
Na maioria dos episódios OVA, você encontrará uma história melhor contada e lindamente animada do que um episódio normal. Portanto, em suma, o episódio OVA só está disponível em DVD ou blu-ray enquanto os episódios padrão vão ao ar na TV.
Qual a diferença entre um óvulo e um episódio especial?
Tanto o OVA quanto um episódio de anime padrão são intercambiáveis. Um episódio OVA pode ser especial, mas para um episódio especial ser um OVA, ele só deve ser lançado para visualização em casa em vez de transmitir na TV ou no cinema.
Por exemplo, The Promised Neverland Season 2 Episode 5.5 é um especial em vez de um OVA, pois foi ao ar como outros episódios da temporada em vez de ser lançado para audiência doméstica primeiro. Então, em suma, os OVAs estão disponíveis como um vídeo caseiro que vem em DVS, VHS, enquanto o episódio especial também pode ser lançado como uma transmissão de TV.
Fora isso, a duração de um episódio OVA médio é geralmente menor do que um episódio especial. Ainda assim, às vezes isso pode não acontecer, pois a duração do OVA varia de episódio para episódio.
Alguns episódios especiais não estão relacionados com o enredo real da série de anime existente. Você pode notar alguns personagens extras ou histórias secundárias que adicionam um novo toque aos episódios especiais.
A maioria dos amantes de anime considera os episódios especiais “apenas por diversão”. Por outro lado, um OVA é uma produção autônoma que geralmente contém animação de longa duração de alta qualidade. Em alguns casos, você pode até notar o lançamento de séries completas sob a tag da OVA, mas não é tão comum.
É um cânone OVA?
Alguns dos OVAs são canônicos, enquanto outros não. Então, se um OVA é um cânone ou não varia de anime para anime. Alguns dos criadores produzem histórias OVA relevantes para a série de anime original, tornando-as canônicas. Sem assistir a um OVA que é canônico, você pode perder alguma parte vital da história da série original.
Devido a que se o OVA é canônico, você deve assisti-lo para ter uma ideia melhor da série de anime original. Por outro lado, os OVAs que não são canônicos geralmente são irrelevantes para a série de anime real, então você pode até perdê-los se quiser.
Os OVAs de anime são importantes?
Se os OVAs do anime são essenciais ou não, depende da série. Por exemplo, algumas séries de anime conectam a série de anime real com a OVA, devido ao qual os espectadores precisam assisti-la para obter uma melhor compreensão da série existente.
No entanto, alguns dos OVAs são totalmente irrelevantes para a série original, tornando-os menos críticos. Mesmo que os OVAs não estejam relacionados à série, a maioria dos amantes de anime ainda os assiste por diversão. OVAs são episódios bônus que geralmente são menos relevantes para a trama geral.
Como eles são tradicionalmente menos conectados, sua qualidade também pode variar. Por exemplo, existem cerca de 15 episódios OVA da série Seitokai Yakuindomo. Você vai pensar neles como uma temporada separada por causa de histórias e personagens totalmente diferentes.
Por outro lado, a história do anime “The World God Only Knows” está bem conectada com seus OVAs, então enquanto assiste seus OVAs, você pode ter dificuldade para saber sobre a história real. Portanto, em suma, os OVAs podem ou não ser significativos com base na série de anime que você está assistindo.
Você assiste OVA primeiro?
Depende se o OVA é uma prequela ou sequência da história. Se o OVA é uma prequela da história, você deve assisti-lo antes da série de anime original para saber a trama completa.
Por outro lado, assistir OVA após a série de anime será bom se for uma sequência. Algumas pessoas nem assistem ao OVA porque acreditam que ele é irrelevante para a história real.
Embora muitos OVAs sejam desnecessários, eles podem conter seus personagens favoritos. Portanto, se você quiser assistir seus personagens favoritos além da série original, você deve assistir aos OVAs.
Qual é o objetivo do OVA?
Os OVAs são produzidos para ganhar mais dinheiro. Ele permite que os criadores vendam fitas VHS ou DVDs, ajudando-os a aumentar sua receita. Em comparação com os episódios de anime convencionais, que têm cerca de 30 minutos de duração, os OVAs não têm nenhuma duração específica.
Devido a isso, os criadores podem mostrar toda a sua criatividade no OVA. Os OVAs ajudam a remover a pressão de entregar trabalhos de alta qualidade dos criadores devido à falta de transmissão.
Por outro lado, os OVAs são para aqueles fãs obstinados que adoram ver seus personagens favoritos. Os fãs de anime adoram gastar alguns dólares extras na compra de DVDs e fitas VHS para material bônus para uma história.
E se você tiver a chance de assistir a material adicional da história que você ama? As possibilidades são que você certamente vai comprá-lo, e esse é o mesmo caso com OVAs. Se os fãs de anime gostam de qualquer história ou personagem em particular, eles sem dúvida vão querer gastar algum dinheiro em OVAs relacionados para saber mais sobre a história ou seu personagem.
Assim, os OVAs são benéficos tanto para os criadores quanto para os fãs de anime. Os criadores têm a oportunidade de ganhar mais dinheiro, enquanto os fãs de anime têm a chance de assistir mais de seus personagens e histórias favoritos.
Adriana Kvits é uma amante fervorosa da cultura japonesa, com um profundo amor por animes e mangás. Sua dedicação em explorar e compartilhar as complexidades dessas narrativas a torna uma voz apaixonada e uma guia confiável no emocionante mundo otaku.