James Gunn Repete Esse Único Elemento em Todos os Projetos da DCU Até Agora (e Estou Curioso Para Saber Onde Isso Aparecerá em Superman)
Parte do que faz de James Gunn um dos melhores diretores de super-heróis atualmente é a sua capacidade de imprimir sua marca registrada nos projetos. Do humor, por vezes grosseiro, aos momentos carregados de emoção, acompanhados de trilhas sonoras memoráveis, Gunn não tem receio de incorporar suas sensibilidades nas adaptações dos quadrinhos – e isso continuará em Superman de alguma forma. Em seus projetos para a DC, o diretor repetiu um aspecto específico da narrativa que pode aparecer também em Superman.
Os Projetos da DC de James Gunn Apresentam um Cenário Similar
Imagem por Morena Perez Vitale
No universo DC, Gunn esteve por trás de três projetos lançados até o momento. The Suicide Squad foi a primeira incursão do cineasta na franquia DC. Em seguida, ele deu continuidade à sua jornada com um spin-off centrado no personagem Peacemaker, interpretado por John Cena, na forma de uma série.
Projetos da DC de James Gunn Lançados Até Agora |
---|
The Suicide Squad |
Peacemaker |
Creature Commandos |
Em The Suicide Squad, Gunn inicia a história em Belle Reeve, um local icônico na mitologia DC. Belle Reeve funciona como uma prisão para meta-humanos e desempenha papel importante em Creature Commandos, onde se encontra a Força-Tarefa M.
Embora Peacemaker não se passe em Belle Reeve, há momentos marcados por outro ambiente prisional, já que Red Dragon está detido até que Vigilante consiga infiltrar o local. Prisões têm se tornado um elemento recorrente no trabalho de Gunn. Fora do universo DC, cenários prisionais também apareceram nos filmes dos Guardiões da Galáxia. Dessa forma, o próximo projeto da DC de Gunn pode continuar essa tendência, seja por intencionalidade ou acaso.
Superman Acabará Preso em Algum Momento no Filme DCU
-
Imagem via DC Studios
- Os trailers de Superman também sugerem que o Homem de Aço ficará preso em uma prisão desconhecida.
- A misteriosa prisão pode acabar sendo a Zona Fantasma, onde Superman, tradicionalmente, confina seus inimigos.
- A Zona Fantasma já apareceu anteriormente nos filmes de Superman de Richard Donner e em Homem de Aço.
Pela breve cena apresentada, parece que Superman acaba algemado após perder para Ultraman e o Engenheiro em uma batalha. Rick Flag Sr., personagem que fez sua estreia em Creature Commandos, também integra a prisão de Superman.
Os trailers ainda indicam que o Homem de Aço será colocado em algum tipo de prisão, dividindo a cela com Metamorpho. Há inclusive cenas que mostram Superman sendo agredido pelos Raptors de Lex Luthor, sugerindo que ele pode ser o responsável pela criação daquele ambiente.
Muitos super-heróis contam com prisões onde confinam seus vilões e, para Superman, trata-se da Zona Fantasma. O que diferencia a Zona Fantasma de outras prisões da DC é que ela é, na verdade, um universo paralelo – um conceito que Gunn já insinuou que aparecerá no filme. Portanto, Superman pode apresentar as origens da versão da Zona Fantasma na DCU, inicialmente concebida como uma prisão operada por Luthor.
Gunn Provavelmente Repetirá Outros Elementos de Seus Projetos Anteriores
James Gunn é um dos poucos cineastas no universo dos super-heróis a ser considerado um verdadeiro autor. Embora Superman dê continuidade à sua trajetória no gênero, o filme se diferenciará de suas produções anteriores. O diretor enfrentará um dos super-heróis mais icônicos já criados, contrastando fortemente com os personagens mais obscuros que marcaram seus trabalhos passados. Por conta disso, Superman provavelmente se afastará de parte do humor mais grosseiro exibido anteriormente, mas a visão artística de Gunn continuará presente na obra.
Ao visar um público amplo, o tom e o humor do filme devem lembrar os da franquia Guardiões da Galáxia. Tradicionalmente, os filmes de Gunn são marcados por grandes sucessos musicais, mas desta vez Superman se concentrará mais na sua trilha sonora original. Diferentemente de suas produções anteriores, repletas de canções selecionadas, o novo filme dará destaque à composição musical de John Murphy e David Fleming.
Gunn sempre teve liberdade para explorar sua criatividade em filmes de super-heróis com personagens menos conhecidos, o que torna desafiador prever como ele equilibrará seu estilo com um personagem tão grandioso como Superman. Pelos trailers, nota-se que os personagens coadjuvantes de Superman devem abraçar os momentos cômicos característicos do diretor.
A última vez que Superman teve um filme solo, os resultados foram mistos, mas o projeto foi suficiente para lançar um universo cinematográfico compartilhado na DC. A produção de Gunn deixa claro que ainda há muitas histórias a serem contadas na nova DCU. Com seu histórico sólido em entregar adaptações que agradam o público, Superman deve seguir a mesma tendência de sucesso. Uma das grandes razões para o êxito dos projetos de Gunn está justamente em seu estilo único.
Não se pode afirmar se a tendência em ambientes prisionais é uma escolha consciente do diretor ou não. De qualquer forma, a última sequência prisional apresentada em Superman pode se tornar uma das melhores, ao abrir caminho para a criação de um local icônico na DC.
Data de Lançamento: 11 de julho de 2025
Direção: James Gunn
Roteiristas: James Gunn, Jerry Siegel, Joe Shuster
Produtores: Lars P. Winther, Peter Safran
Franquia: DCU
Elenco
-
David Corenswet
Clark Kent / Superman / Kal-El -
Rachel Brosnahan
Lois Lane -
Nicholas Hoult
Lex Luthor -
Edi Gathegi
Michael Holt / Mister Terrific

Adriana Kvits é uma amante fervorosa da cultura japonesa, com um profundo amor por animes e mangás. Sua dedicação em explorar e compartilhar as complexidades dessas narrativas a torna uma voz apaixonada e uma guia confiável no emocionante mundo otaku.