6 – Super Dragon Ball Heroes tem uma das piores animações
Disponível para assistir no YouTube
A animação desta série é muito barata e, muitas vezes, os personagens aparecem fora do padrão, o que faz sentido considerando que se trata apenas de um breve espetáculo para promover o jogo de cartas. Em vez de contar uma história por meio da animação, a série se concentrou em exibir personagens como o Super Saiyan Blue Goku lutando contra o Super Saiyan 4 Goku de Dragon Ball GT. Como Yamamuro foi o principal diretor de animação, muitos dos designs de personagens adotaram o estilo de arte moderno de Dragon Ball, o qual vem perdendo rapidamente o favor dos fãs.
5 – Dragon Ball GT tem um tom mais sombrio e consistente
Transmitido no Crunchyroll
Data de Lançamento: 1997 – 1996
Rede de TV: Fuji TV
Showrunner: Akira Toriyama
4 – Dragon Ball original é um clássico que envelheceu como um bom vinho
Transmitido no Crunchyroll
Graças ao Animador-Chefe Minoru Maeda, aos Diretores Daisuke Nishio e Minoru Okazaki, e a diversos diretores de animação como Katsumi Aoshima e Masayuki Uchiyama, a série continua sendo um prazer de assistir mesmo em 2025. As lutas contra Piccolo Jr, Demon King Piccolo, Tien e até Jackie Chun apresentam ações dinâmicas, coreografias marcantes e animações de grande impacto e fluidez. O estilo de arte simples também contribuiu para seu charme. Claro, nem todas as animações alcançam o nível espetacular de alguns dos maiores confrontos, e alguns momentos mais tranquilos podem parecer truncados ou inconsistentes, afetando inclusive alguns elementos cômicos.
Dragon Ball
Data de Lançamento: 1986 – 1989
Diretores: Minoru Okazaki, Daisuke Nishio
3 – Dragon Ball Super teve um começo difícil, mas um final bonito
Transmitido no Crunchyroll
Dragon Ball Super possui algumas das animações mais notoriamente ruins da franquia. Condições de trabalho apressadas para a produção dos episódios fizeram com que a série ficasse marcada por personagens fora do padrão, quadros mal executados e animações repetitivas. Foi também nesta série que surgiram críticas quanto ao estilo de arte mais acentuado de Dragon Ball. Embora o Designer de Personagens Tadayoshi Yamamuro tenha uma longa trajetória na série, ficou evidente que seus designs não estavam envelhecendo bem, especialmente no que diz respeito ao cabelo dos Super Saiyans, que adquiria um aspecto quadrado.
2 – Dragon Ball Z sempre será uma série icônica
Transmitido no Crunchyroll
O estúdio Cockpit e Masa’aki Iwane fizeram um excelente trabalho ao animar a luta entre Goku e Majin Buu, incorporando rastros de movimento, rostos angulares, pupilas grandes e características exageradas, demonstrando que, mesmo com modelos fora do padrão, é possível produzir boas animações. Por outro lado, as piores partes da série estão nas sequências do estúdio Last House, conhecido por animações rígidas e com poucos detalhes. O estúdio Live também enfrentou momentos difíceis durante a animação. Já Dragon Ball Kai remasterizou parte da animação, proporcionando alta definição, atualizando os ataques de Ki com efeitos modernos, corrigindo erros e ampliando as telas para o formato full-screen.
1 – Dragon Ball DAIMA é a melhor aparência que a franquia Dragon Ball já teve
Transmitido no Crunchyroll
Dragon Ball DAIMA é a série que mais se beneficiou de um cronograma de produção bem planejado, e isso se reflete em cada quadro. Levando mais de 6 anos para desenvolver toda a equipe da produção, o resultado é uma das séries com melhor qualidade visual da franquia. O designer de personagens Katsuoyshi Nakatsuru garantiu que tudo seguisse o padrão necessário, enquanto os Supervisores de Animação – Naoko Yamaoka, Takeo Ide, Miyako Tsuji, entre outros – transformaram cada episódio em uma obra cinematográfica. Mesmo os maiores críticos não podem deixar de admirar a bela animação, resultado do tempo dedicado a aperfeiçoar cada detalhe.
Dragon Ball DAIMA
Data de Lançamento: 11 de outubro de 2024
Escritor: Akira Toriyama
Franquia(s): Dragon Ball

Adriana Kvits é uma amante fervorosa da cultura japonesa, com um profundo amor por animes e mangás. Sua dedicação em explorar e compartilhar as complexidades dessas narrativas a torna uma voz apaixonada e uma guia confiável no emocionante mundo otaku.