Jamal Roberts vence a 23ª temporada do American Idol
Jamal Roberts foi o grande vencedor da 23ª temporada do American Idol, enquanto John Foster ficou como vice-campeão e Breanna Nix conquistou o terceiro lugar.
Na primeira rodada da final, os três finalistas se apresentaram com duas músicas cada. Jamal cantou “First Time”, do TEEKS, e “Just My Imagination (Running Away With Me)”, dos The Temptations; John apresentou “Courtesy of the Red, White, and Blue (The Angry American)”, de Toby Keith, e “Take Me Home, Country Roads”, de John Denver; já Breanna interpretou “In Jesus Name (God of Possible)”, da Katy Nichole, e “The Climb”, da Miley Cyrus.
Após a eliminação de Breanna, Jamal e John enfrentaram uma segunda rodada, na qual cantaram seus novos singles. Jamal apresentou “Heal”, uma versão da canção de Tom Odell – que já havia cantado anteriormente no show – enquanto John interpretou seu tema original “Tell That Angel I Love Her”, apresentado em uma fase anterior da temporada. Após performances marcantes dos Top 14 e de várias celebridades, Jamal Roberts foi coroado o vencedor da temporada.
O que a vitória de Jamal Roberts significa para o American Idol
Fãs do American Idol votam em cantores fora do universo country
Embora cantores country tenham alcançado sucesso em temporadas recentes – como John, o vice da temporada 22 Will Moseley e o terceiro colocado da temporada 21, Colin Stough – outros gêneros, inclusive a música cristã, vêm ganhando espaço, demonstrado pela apresentação de Megan Danielle, que ficou em segundo lugar na temporada 21, e pela performance de Breanna, que conquistou o terceiro lugar nesta edição.
É interessante notar que Jamal, Abi e Iam conseguiram romper a barreira da música country no American Idol. Por muito tempo, os fãs reclamavam da predominância do gênero, especialmente com a presença de dois jurados—Luke e Carrie—grandes nomes do country. Contudo, Jamal provou que outros estilos também têm seu valor e brilho.
Nossa análise sobre a vitória de Jamal Roberts
A vitória de Jamal foi mais do que merecida
Jamal conquistou seu espaço no Top 24 após as apresentações na Hollywood Week, nas quais interpretou “Her Heart”, de Anthony Hamilton; “Tennessee Whiskey”, de Chris Stapleton; e “The Door”, de Teddy Swims, em um dueto na fase Head-to-Head com Desmond Roberts. Depois, encantou nas rodadas de votação com suas performances de “Liar”, do Jelly Roll (Top 24); “Forever”, do Jason Nelson (Top 20); “Try a Little Tenderness”, do Otis Redding (canção de celebração do Top 20); e “Shout”, dos Isley Brothers (Top 14).
Jamal continuou a fascinar com suas interpretações de “Heal”, do Tom Odell (Top 12); “Undo It”, da Carrie Underwood (Top 10); “I Believe”, da Fantasia Barrino (Top 8); “Go the Distance”, do filme Hércules; “A Change Is Gonna Come”, de Sam Cooke (Top 7); e ainda “Ain’t No Mountain High Enough”, de Marvin Gaye e Tammi Terrell, bem como “Beauty and the Beast”, do filme homônimo (Top 5).
O American Idol está disponível para ser assistido na Hulu.

Adriana Kvits é uma amante fervorosa da cultura japonesa, com um profundo amor por animes e mangás. Sua dedicação em explorar e compartilhar as complexidades dessas narrativas a torna uma voz apaixonada e uma guia confiável no emocionante mundo otaku.