Os filmes de Harry Potter cometeram um grande erro, e a reinicialização da HBO está prestes a cometê-lo novamente

Os filmes de Harry Potter cometeram um grande erro, e a reinicialização da HBO está prestes a repeti-lo

Os oito filmes de Harry Potter representam uma conquista marcante no cinema, com poucos exemplos de adaptação literária alcançando tamanha qualidade. Das cenografias icônicas aos atores britânicos do elenco coadjuvante, os filmes conseguiram dar vida ao Mundo dos Bruxos de forma excepcional. Contudo, eles também sofreram limitações intrínsecas ao formato cinematográfico, o que obrigou cortes significativos em materiais essenciais para os fãs dos livros.

Agora, a Warner Bros. planeja recontar essa história, mas desta vez no formato de uma série na HBO, o que tem deixado muitos fãs entusiasmados. A nova adaptação promete incluir momentos dos livros que jamais apareceram nas telonas; porém, pelos detalhes já divulgados, há o risco de a série enfrentar problemas semelhantes aos dos filmes.

Warner Bros. dividiu corretamente Harry Potter e as Relíquias da Morte em dois filmes

Harry, Ron e Hermione contra Lord Voldemort e seus Comensais da Morte

  • A Warner Bros. quase dividiu Harry Potter e o Cálice de Fogo em dois filmes antes de optar, anos depois, por separar Relíquias da Morte.
  • Ao dividir Relíquias da Morte em duas partes, os cineastas puderam oferecer um final mais completo e satisfatório para a história.

Embora os filmes tenham sido incrivelmente bem realizados, os leitores sempre reclamaram das inúmeras partes essenciais que foram cortadas para adaptar os livros a um tempo limitado. A decisão de transformar Relíquias da Morte em dois filmes foi uma das melhores escolhas da Warner Bros., pois não só permitiu que a história fosse contada por completo como também prolongou a vida da franquia.

Harry Potter com expressão séria

A primeira temporada de Harry Potter na HBO terá oito episódios

Ilustrações oficiais dos livros de Harry Potter e imagens do videogame de quadribol

Série de Livros de Harry Potter
TítuloPáginas
Harry Potter e a Pedra Filosofal309
Harry Potter e a Câmara Secreta341
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban435
Harry Potter e o Cálice de Fogo734
Harry Potter e a Ordem da Fênix870
Harry Potter e o Enigma do Príncipe652
Harry Potter e as Relíquias da Morte759

Inicialmente, quando a Warner Bros. anunciou seu retorno ao universo original de Harry Potter na HBO, foi afirmado que cada temporada cobriria um livro. Agora, já se sabe que a primeira temporada contará com oito episódios – ou seja, oito horas para narrar os eventos de Harry Potter e a Pedra Filosofal. Essa duração é uma grande evolução em comparação com os aproximadamente 2,5 horas dos filmes, que, mesmo com tempo limitado, conseguiram permanecer fiéis ao material original.

“Temos 8 horas para contar o primeiro livro, o que nos permite explorar com profundidade os recantos da história e a evolução da linguagem da magia.” – Francesca Gardiner, showrunner da série

Com mais tempo à disposição, a adaptação pode mergulhar nos detalhes dos corredores de Hogwarts, apresentar personagens como o Peeves e incluir outros elementos que os filmes tiveram que deixar de fora.

Harry Potter segurando a Pedra da Ressurreição

A série de Harry Potter da HBO precisa se destacar dos filmes

Harry Potter e Hagrid caminhando pela Travessa Diagon pela primeira vez em A Pedra Filosofal

A nova adaptação da HBO tem muito a aprender com o sucesso da série The Last of Us. Assim como essa série, que se destacou como uma das melhores adaptações de videogames, a versão de Harry Potter pode aproveitar o formato de longa-metragem televisivo para explorar com riqueza os detalhes do material original. Quando a segunda temporada de The Last of Us estrear, os eventos do segundo jogo serão distribuídos ao longo de várias temporadas, permitindo uma narrativa mais densa e completa.

Com a participação ativa de J.K. Rowling, a série tem a oportunidade de adotar uma abordagem semelhante, podendo ampliar o número de episódios conforme a extensão de cada livro ou até dividi-los para que uma única obra se estenda por várias temporadas. Essa estratégia possibilitaria uma adaptação verdadeiramente fiel, além de expandir o universo já conhecido – especialmente com todo o material adicional lançado por Rowling no Pottermore desde 2011.

Apesar dos desafios impostos pelo legado dos filmes, a série de HBO oferece a chance de explorar histórias e personagens de forma muito mais abrangente. Sendo uma das franquias mais valiosas da Warner Bros., é provável que o projeto conte com um orçamento robusto, garantindo alta qualidade em cada detalhe da nova adaptação.

Imagem personalizada de Dobby estalando os dedos em frente a um fundo com Harry e Dobby em A Câmara Secreta

Cartaz da série de TV de Harry Potter da HBO

Deixe um comentário