“Há Uma Explicação Simples Para Isso”: A Linha Mais Infame de Power Rangers Revela um Grande Problema no Show
É claro que um programa infantil, em que a cada temporada há um novo tema e se adapta uma série diferente do Super Sentai, só consegue dedicar uma atenção limitada ao universo da história. Após Power Rangers in Space, cada temporada foi criada de forma que não fosse necessário ter assistido às anteriores para entender o que estava acontecendo. Mesmo assim, Power Rangers continuou realizando crossovers e tentando manter um cânone coeso. No entanto, isso não impediu que Super Megaforce deixasse de oferecer uma resposta para o que poderia ter sido uma pergunta simples.
A fala “explicação simples” de Gosei ilustra os problemas do universo de Power Rangers
Qual era, afinal, a explicação?
Em Power Rangers Megaforce, a equipe principal era composta por cinco Rangers, entre eles Jake, o Ranger Preto. O show era baseado em Tensou Sentai Goseiger, uma série com uma temática de cartas colecionáveis. Contudo, quando Megaforce entrou em sua segunda temporada, a produção passou a seguir um Super Sentai diferente, Gokaiger. O tema pirata de Gokaiger não tinha relação com a estética e os temas de Goseiger e, para complicar ainda mais, a paleta de cores dos Power Rangers mudou. Enquanto a maioria dos Rangers de Megaforce manteve suas cores, não havia um Ranger Preto em Gokaiger.
Como resultado, Jake passou a ser o Ranger Verde assim que a equipe recebeu os novos uniformes, os quais deveriam ter sido apenas uma evolução dos poderes já existentes e não um conjunto totalmente novo de habilidades. Quando os demais Rangers questionaram sobre a mudança, Gosei, o líder, afirmou que havia uma “explicação simples para isso”. O problema é que nunca descobrimos qual era essa explicação, já que o episódio corta imediatamente para outra cena, deixando um dos momentos mais inusitadamente hilários de Power Rangers sem resposta.
Pensar em como a Morphin Grid funciona em Power Rangers me dá dor de cabeça
A Morphin Grid resolve muitos problemas em Power Rangers
Por exemplo, em Cosmic Fury, Billy sugere que a Morphin Grid escolheu Amelia como a Ranger Vermelha. Essa foi a forma que a série encontrou para explicar a mudança de cor de Amelia, de Rosa para Vermelha, após a equipe receber novos morfers. Retroativamente, um simples “porque a Morphin Grid quis assim” teria sido uma explicação mais convincente para a mudança de cor de Jake do que a que foi apresentada. Seria interessante ver regras mais consistentes em Power Rangers, sem a necessidade de recorrer aos mistérios da Morphin Grid para contornar eventuais falhas de enredo.

Adriana Kvits é uma amante fervorosa da cultura japonesa, com um profundo amor por animes e mangás. Sua dedicação em explorar e compartilhar as complexidades dessas narrativas a torna uma voz apaixonada e uma guia confiável no emocionante mundo otaku.