Diretor do Pokémon GO Garante “Definitivamente Não” Anúncios Intrusivos ou Restrições de Tempo de Jogo
Em entrevista à Polygon, o diretor sênior de produto do Pokémon GO, Michael Steranka, abordou preocupações comuns relacionadas à aquisição e à futura direção do jogo sob a Scopely. Questionado sobre a possível introdução de anúncios intrusivos no GO, Steranka afirmou: “definitivamente não, [anúncios intrusivos e restrições de tempo de jogo não acontecerão no Pokémon GO – nem agora, nem jamais]”. Ele acrescentou que os desenvolvedores “não irão incorporar em nossos jogos nenhum tipo de anúncio intrusivo ou similar”, reforçando que a aquisição pela Scopely não trará efeitos negativos ao jogo.
Desenvolvedores do Pokémon GO Confiam que Ainda Têm Controle Criativo
A Aquisição pela Scopely é um Aspecto Positivo para o GO, Segundo o Diretor do Jogo
Embora a Niantic tenha se referido publicamente à aquisição como uma mudança positiva, isso não foi suficiente para acalmar as dúvidas de jogadores preocupados, muitos dos quais citam outros jogos mobile da Scopely, como Monopoly GO! e Marvel Strike Force, por serem excessivamente monetizados. Para muitos, a principal apreensão é que, sob a Scopely, o Pokémon GO possa se tornar mais agressivamente monetizado, com anúncios intrusivos adicionais e com a possível remoção ou diminuição de recursos que permitem jogar gratuitamente.
Niantic e Scopely Têm Muito a Provar para Acalmar os Fãs Apreensivos
Apesar das Reafirmações, os Fãs do Pokémon GO Ainda Têm Muitas Dúvidas
É importante destacar que, mesmo antes do anúncio da aquisição, a nova abordagem de monetização do Pokémon GO já havia sido alvo de críticas por parte da comunidade, devido ao aumento notável de conteúdo pago em comparação aos primeiros anos do jogo. Em entrevista realizada em junho de 2024 à Dot Esports, Steranka comentou que os recursos monetizados eram destinados àqueles jogadores que “desejam investir mais neste jogo.” Embora o Pokémon GO ainda não tenha sofrido alterações em decorrência da aquisição, é provável que os jogadores continuem atentos à forma como o jogo lidará com monetização e anúncios no futuro.
No momento, permanece incerto se o GO terá mudanças significativas em sua direção após a aquisição pela Scopely – para melhor ou para pior. Contudo, há receios de que os piores traços presentes em outros jogos da Scopely possam se infiltrar no Pokémon GO. Ao longo de sua trajetória, o jogo soube equilibrar de forma delicada os recursos gratuitos e a monetização; no entanto, no pior cenário, a nova administração poderá desequilibrar esse balanço.

Adriana Kvits é uma amante fervorosa da cultura japonesa, com um profundo amor por animes e mangás. Sua dedicação em explorar e compartilhar as complexidades dessas narrativas a torna uma voz apaixonada e uma guia confiável no emocionante mundo otaku.