Adolescence acompanha a história de um garoto de 13 anos com uma vida comum e uma família normal. No entanto, tudo desmorona quando a polícia chega para prender Jamie por assassinar sua colega de classe, Katie. Após o lançamento da minissérie, Adolescence se tornou uma sensação mundial e a Netflix acabou de revelar um detalhe impressionante no X que torna a história ainda mais comovente.
A filmagem, lançada em 19 de março, mostra uma cena no final do Episódio 2, em que Eddie Miller – interpretado pelo co-criador e estrela Stephen Graham, pai de Jamie – vai depositar flores no local do assassinato de Katie. A cena conta com uma narração dos criadores, revelando que o coral ouvido no final do episódio apresenta a voz de Emilia Holliday, que interpreta Katie, a vítima.
“Há uma canção linda no final e Phil [diretor Barantini] teve essa ideia maravilhosa desde o início. Ele disse que o que queria fazer era ter um coral com as vozes de crianças cantando essa canção específica que ele imaginava desde o começo.”
“Mas o processo bonito é que usamos o coral da própria escola e as crianças da região. A garota que canta essa canção é a mesma que interpretou a jovem que foi morta.”
Este é apenas um exemplo da belíssima direção de Adolescence. A série foi co-criada por Jack Thorne – que recentemente estreou outra minissérie de sucesso na Netflix, Toxic Town – e por Stephen Graham. Eles trabalharam com o diretor de Boiling Point (2021), Philip Barantini. Utilizando sua técnica característica de uma única tomada, Adolescence foi filmada por completo em um único plano contínuo.
A Netflix UK revelou detalhes dos bastidores em uma sessão de perguntas e respostas no X em 15 de março, poucos dias após o lançamento da série, ocorrido em 13 de março. Um dos detalhes foi sobre a gravação dos episódios em uma única tomada. “Eles absolutamente conseguiram!” afirmou a rede social da gigante do streaming sobre as filmagens. “Se você não consegue ver as junções, é porque elas não existem. Cada episódio foi realmente filmado em tempo real, em um único plano contínuo. Prometemos!“
Detalhando ainda mais o processo, a Netflix explicou que foi necessário filmar cada episódio mais de uma vez. “Muito mais. Inicialmente, estava planejado que eles filmariam cada episódio por completo 10 vezes (uma de manhã, uma à tarde, ao longo de cinco dias) – mas, na realidade, algumas tentativas tiveram que ser abandonadas e reiniciadas, de forma que alguns episódios tiveram muito mais de 10 tomadas.“
Os atores começaram ensaiando “segmentos do roteiro” e adicionando mais material a cada dia, de modo que, ao final da semana, realizavam ensaios completos. Para evitar a presença excessiva da equipe, estes se fantasiavam para se misturarem à cena e servirem como figurantes.
Adolescence estreou com críticas impressionantes. A minissérie possui uma pontuação quase perfeita no Rotten Tomatoes, com um Certified Fresh de 98%, e o público atribuiu uma avaliação entusiasmada de 75%.
A minissérie foi um grande sucesso na Netflix, estreando como a número 1 em sua primeira semana global, com 24,3 milhões de visualizações e 93 milhões de horas assistidas. Adolescence figurou no top 10 em 91 países e tornou-se a série número um em 71 territórios, incluindo os Estados Unidos.
Adolescence está disponível na Netflix.
Data de Lançamento
13 de março de 2025
Rede
Netflix
Elenco
-
Stephen Graham
Eddie Miller -
Erin Doherty
Briony Ariston

Adriana Kvits é uma amante fervorosa da cultura japonesa, com um profundo amor por animes e mangás. Sua dedicação em explorar e compartilhar as complexidades dessas narrativas a torna uma voz apaixonada e uma guia confiável no emocionante mundo otaku.