Já se passou uma década desde que o Protótipo 2 foi lançado. E uma década sem sequência. Apesar de ter sido bem recebido em seu lançamento, Prototype 3, que os fãs esperavam ansiosamente, não foi anunciado. Seu status permanece um mistério até hoje. A série de protótipos não tem exatamente um status de culto, mas os jogos eram decentes o suficiente. Naturalmente, os fãs ainda estão se perguntando: haverá um protótipo 3? É cancelado?
Prototype 3 atualmente não tem uma data de lançamento. Após um lançamento relativamente bem-sucedido de Prototype 2, a Activision admitiu que a sequência não atendeu às suas expectativas. A franquia não foi cancelada no sentido tradicional. Em vez disso, o estúdio que o desenvolveu foi cortado pela metade enquanto passava por grandes demissões. Como consequência, o estúdio Radical Entertainment foi nomeado para apoiar futuros projetos da Activision, e o Prototype 3 foi efetivamente cancelado.
Mesmo que o Protótipo 3 não esteja atualmente em desenvolvimento (que conhecemos), há mais na história, então continue lendo para descobrir!
O Protótipo 2 falhou?
Para quem não está familiarizado com a sequência. Basta dizer que Prototype 2 é uma história de vingança. James Heller – o novo protagonista quer se vingar de Alex Mercer (ex-protagonista), e destruir o vírus da luz negra. É uma história cheia de traições, conspirações e perda de fé na humanidade.
O cenário era o mesmo, era um jogo de mundo aberto ambientado em Nova York. Eles adicionaram melhores habilidades e atividades extras que você poderia fazer. Mas o cerne do jogo permaneceu o mesmo. Era um campo de extermínio absoluto que lhe enchia de partes do corpo e órgãos. Então, o que aconteceu? Por que o Protótipo 2 falhou?
A história foi um aspecto que poderia ter sido melhor. Os fãs não ficaram encantados em ver Alex Mercer se tornar o vilão. E James Heller nunca conseguiu “conquistar os fãs” como Alex Mercer fez. As missões eram repetitivas, apenas a história principal tinha algum apelo e variação. E em um sentido técnico – era uma porta de PC ruim. Tudo somado, estava tudo bem para um jogo de sequência. Mas não o suficiente para ganhar um público mais amplo.
Esse não foi o fim dos problemas do Prototype.
O ano de 2012 foi ótimo para o mundo dos games. O jogo foi publicado mais ou menos ao mesmo tempo que Max Payne 3 e Diablo 3. E mesmo que tenha conseguido vender mais que jogos como Call of Duty: Modern Warfare 3 e Dragon’s Dogma. Não conseguiu superar Max Payne e Diablo.
Então, como ele foi cancelado?
Mesmo que o Prototype recebeu boas críticas e teve um número substancial de seguidores herdados do primeiro jogo. Não foi capaz de atender às expectativas financeiras da Activision. Na sequência, o estúdio que o desenvolveu, a Radical Entertainment, ficou reduzido e perdeu aproximadamente metade de seus funcionários. Eles pararam de desenvolver seus próprios jogos – e o Prototype 3 foi cancelado. Foi decidido que a partir de agora a Radical Entertainment só trabalhará no papel coadjuvante. Ou seja, eles apoiarão outros projetos da Activision. Seu último projeto creditado foi Destiny, desenvolvido em 2014.
Atualmente, tudo o que se sabe agora é que o estúdio existe de uma forma ou de outra desde que eles foram nomeados na compra da Activision pela Microsoft no ano passado.
Haverá Protótipo 3?
Infelizmente, a situação neste momento não parece boa. E realmente não parece que teremos uma sequência. Especialmente com o estúdio original praticamente fechado. Prototype 2 foi um jogo de sucesso, foi decente e foi principalmente bem recebido por seus fãs e críticos. Simplesmente não foi bom o suficiente, pelo menos não o suficiente para justificar o grande investimento financeiro. Prototype 3 seria um investimento financeiro ainda maior, e as chances de ressuscitar o antigo fandom e hype que o primeiro jogo deixou em seu rastro são pequenas, para dizer o mínimo.
Adriana Kvits é uma amante fervorosa da cultura japonesa, com um profundo amor por animes e mangás. Sua dedicação em explorar e compartilhar as complexidades dessas narrativas a torna uma voz apaixonada e uma guia confiável no emocionante mundo otaku.