20 – Walter White destruiu sua família ao envolver sua esposa no crime
Mas os White começaram a se desintegrar muito antes disso
É algo impossível, tentar esconder as atividades criminosas do cônjuge e da família, fator agravado no caso de Walter White, que sempre foi um homem íntegro. Ele mantinha uma boa relação com sua esposa e seu filho, e tinha um emprego que, de certa forma, apreciava. O diagnóstico de câncer serviu, por um tempo, como uma desculpa plausível para suas drásticas mudanças de personalidade, mas à medida que seu caráter se distorcia cada vez mais devido às atividades criminosas, ficou evidente para todos que o conheciam que algo estava errado.
19 – Walter sequestrou sua própria filha bebê para se proteger
A atuação de Holly nessa cena foi amplamente elogiada
Ele tentou compensar mais tarde ligando para Skyler e a repreendendo falsamente por não ajudá-lo a construir seu império das drogas, enquanto a polícia ouvia a conversa. Mesmo esse esforço para limpar o nome dela e comprovar sua inocência não pode tirar o fato de que ele sequestrou sua filha. Pior ainda, ele deixou Holly em um corpo de bombeiros antes de fugir, sem sequer considerar o que poderia ter acontecido com ela ali, sozinha até que alguém a encontrasse.
18 – Walt tratou Saul Goodman com desprezo e abuso
Walt manteve seu advogado preso a ele à força
Em uma das cenas mais de arrepiar de Breaking Bad, Walt rejeita a renúncia de seu advogado e declara friamente: “Terminamos quando eu disser que terminamos.” Após ver Walter causar estragos na indústria das drogas do Novo México, Saul teria ficado completamente aterrorizado com o homem. Walter explora esse medo como um vilão clássico, forçando Saul a continuar sua parceria (porém, não por muito tempo).
17 – Walter assassinou Mike porque seu ego ficou ferido
A morte de Mike Ehrmantraut devastou os fãs
Mike era exatamente o tipo de pessoa que não suportaria o ego de Walt, e depois que as ações de Walt fizeram tudo pelo qual haviam trabalhado desmoronar ao seu redor, Mike tentou se afastar. Infelizmente, Heisenberg não estava disposto a permitir isso, o que resultou em um fim trágico para o ex-policial que se transformou em criminoso de carreira. Conhecer mais sobre seu personagem em Better Call Saul depois dos fatos torna a morte de Mike ainda mais difícil de aceitar.
16 – Walter detonou o carro de um estranho rico para provar um ponto
O ressentimento de Walt começou a se manifestar cedo
Quando Ken é visto chegando a um posto de gasolina mais tarde, sua atitude permanece tão ofensiva quanto sempre foi. Dito isso, Ken não merecia ver seu BMW explodir em pedaços. Em um gesto mesquinho, Walt cortou os componentes elétricos do carro e fez com que ele se transformasse em um verdadeiro inferno. O fato de que essa explosão ocorreu em um posto de gasolina não incomodou Walt, mesmo que o carro pudesse ter causado uma explosão ainda maior que tirasse vidas.
15 – Walter mentiu para Skyler sobre seu tratamento contra o câncer
Walter não sentia culpa por manter sua esposa no escuro
Ao invés de ser honesto ou inventar uma história melhor, Walt diz a Skyler que seus antigos sócios, os Schwartz, estão pagando por seu tratamento. A realidade, porém, é que ele está usando dinheiro das drogas e nem sente remorso por inventar histórias para tirar sua esposa do seu caminho. Mesmo tão cedo na série, as ações de Walt são motivadas mais por seu ego e desejo de poder do que por uma genuína preocupação com o bem-estar de sua família.
14 – Walt ameaçou assassinar Elliot & Gretchen
Walt torna as situações desnecessariamente aterrorizantes
Ele invadiu a luxuosa propriedade dos Schwartz, onde seu estado desalinhado os aterrorizou. Em seguida, Walt zombou de Elliot por tentar defender sua esposa com uma faca de queijo, antes de revelar seu verdadeiro objetivo. No final, Walter obriga o casal a aceitar seu dinheiro e criar um fundo fiduciário para Flynn. Antes de partir, ele ainda os ameaça de assassinato se, por acaso, se desviarem de suas ordens estritas, deixando Elliot e Gretchen apavorados.
13 – Walter efetivamente chantageou Jesse para cozinhar metanfetamina
Jesse poderia ter tido uma vida decente
O relacionamento definidor de Breaking Bad é aquele entre Walter White e seu ex-aluno, que se tornou parceiro no crime, Jesse Pinkman. Conforme a série avança, Walt toma decisões que alienam cada vez mais Jesse, antes de traí-lo completamente. No entanto, por mais que Walt atue como se estivesse protegendo Jesse no início da série, é fácil esquecer que todo o relacionamento deles teve início através de chantagem.
12 – Walter White conseguiu que três trabalhadores da lavanderia fossem deportados
Mesmo os acidentes de Walter levam desgraças para os outros
Na quarta temporada, não são apenas aqueles envolvidos no tráfico de drogas que Walt está pronto para usar e abusar num instante — é qualquer pessoa que ele perceba como inferior a ele. Certo dia, preocupado que Gus Fring estivesse tentando criar uma divisão entre ele e Jesse, Walt é deixado sozinho para limpar todo o laboratório de metanfetamina. O orgulho masculino de Walt sofre um golpe, com Breaking Bad revelando sutilmente suas opiniões sobre trabalhos domésticos. Entretanto, Walt escolhe acreditar que tudo faz parte do jogo de Gus, então ele vai até a lavanderia e paga três trabalhadores que falam espanhol para descer e limpar o laboratório para ele. Enquanto isso, Walt se acomoda e espera calmamente que terminem. Como consequência, mais tarde ele descobre que as três mulheres foram deportadas. Embora pareça irritado com isso, foi sua escolha arrastar três pessoas inocentes para os jogos de poder entre ele e Gus.
Jesse e Emilio eram amigos desde a escola primária
Walt se depara com o primeiro de muitos dilemas morais mortais no segundo episódio da série. Após os eventos do piloto, ele e Jesse precisam se livrar do corpo de Emilio e matar Krazy-8. Inicialmente, Walt determina a Jesse o que precisa ser feito, mas após alguma resistência, eles decidem ao acaso. O resultado é que Walt tem que assassinar Krazy-8, enquanto Jesse dissolve o corpo de Emilio em ácido.
Esse compromisso não é tão justo quanto parece à primeira vista. Embora tanto Emilio quanto Krazy-8 sejam estranhos para Walt, Emilio era o antigo parceiro de Jesse. Jesse reprime seus sentimentos e cumpre sua tarefa imediatamente, mas Walt hesita, deixando Krazy-8 vivo por mais um dia. Enquanto Walt pode ir para casa e esquecer tudo por uma noite, Jesse tem que dividir a casa com os dois. Mais uma vez, Walt é mostrado como naturalmente egoísta e indiferente em relação às outras pessoas.

Adriana Kvits é uma amante fervorosa da cultura japonesa, com um profundo amor por animes e mangás. Sua dedicação em explorar e compartilhar as complexidades dessas narrativas a torna uma voz apaixonada e uma guia confiável no emocionante mundo otaku.