15 Filmes de Gangster Insubestimados Que São Perfeitos Do Início ao Fim
Contudo, existem muitos filmes incríveis no gênero que, por um motivo ou outro, não recebem tanta atenção quanto os clássicos icônicos do cinema gangster. Filmes como Lawless e The Drop são verdadeiras joias subestimadas que merecem seu momento de destaque. Sem sombra de dúvida, nomes maiores do gênero frequentemente ofuscam vários filmes brilhantes de gangsters.
Atualizado em 17 de março de 2025 – O gênero gangster é duradouro e não faltam filmes brilhantes que nunca receberam o reconhecimento que merecem. Este artigo foi revisado para incluir filmes gangster ainda mais subestimados e estar de acordo com as diretrizes de estilo atuais.
15 – Carlito’s Way Está à Altura dos Outros Filmes de Gangsters de Brian De Palma
Um Elenco Estelar Entrega Uma Saga do Crime de Rua
Al Pacino é um dos atores mais famosos de todos os tempos, em grande parte devido aos seus papéis em diversos filmes emblemáticos do gênero gangster.
No longa, ele interpreta Carlito Brigante, um ex-presidiário que, recém-libertado, se vê recaindo em velhos hábitos quando as pressões do mundo exterior atrapalham sua tentativa de uma nova vida. Em uma atuação que se desvia do icônico papel que fez em Scarface, os temas morais, sequências intensas e um roteiro de primeira colocam Carlito’s Way entre os melhores filmes de gangsters dos últimos tempos.
14 – The Drop Continua a Comprovar que Tom Hardy Brilha em Dramas de Crime
Tom Hardy Oferece Mais Uma Performance Marcante
Não se fala o suficiente sobre o talento de Tom Hardy em interpretar certos tipos de personagens. Não é surpresa, considerando suas participações especiais em séries como Peaky Blinders. Além disso, sempre que um romance de Dennis Lehane é adaptado para as telas, há grandes chances de que o resultado seja espetacular. The Drop não é exceção.
13 – Eastern Promises é Um dos Melhores Filmes de Viggo Mortensen
David Cronenberg Explora a Vida Entre os Monstros
O ano de 2007 foi marcante para os filmes de gangsters e westerns, com clássicos instantâneos como American Gangster, No Country For Old Men e There Will Be Blood dominando as premiações. Em meio a esse cenário, alguns filmes sempre tiveram menos visibilidade. Embora Viggo Mortensen tenha sido indicado por sua performance como Nikolai, o próprio longa nem sempre é lembrado com a mesma frequência dos demais títulos do gênero.
12 – Cop Land é o Epítome da Corrupção Policial
Um Elenco Talentoso Enriquece uma História Cativante
No enredo, Sylvester Stallone interpreta Freddy Heflin, o xerife local de uma pequena cidade de Nova Jersey que descobre que os policiais de Nova York, responsáveis por proteger a comunidade, estão corrompidos pela influência do crime organizado. Na busca por desmantelar essa conspiração, Freddy acaba se envolvendo em situações de violência extrema que quase tiram sua vida. O filme mostra que, por vezes, o símbolo da lei pode estar manchado pela criminalidade, consolidando-se como um dos melhores retratos desse tema.
11 – Gangs of New York Destaca o Início do Crime Organizado na Costa Leste
Martin Scorsese Revela a Batalha Selvagem Pelo Poder na Nova York do Século XIX
O gênero gangster sempre foi um pilar do cinema, e grandes atores como Marlon Brando e Daniel Day-Lewis ofereceram atuações memoráveis nesse universo.
Com um elenco repleto de talentos, liderado por Leonardo DiCaprio e o excepcional Daniel Day-Lewis, Gangs of New York se destaca como um dos filmes de crime mais envolventes já produzidos. A atuação de Daniel Day-Lewis, em especial, figura entre as melhores de sua carreira. Se não fosse por outros clássicos de Scorsese que vêm à mente, Gangs of New York certamente teria ainda mais brilho no cenário dos filmes de gangsters.
10 – A Prophet Pode Ser o Maior Filme Internacional de Gangsters de Todos os Tempos
O Filme Francês é um Clássico Injustamente Esquecido
A Prophet conta uma história impressionante de sobrevivência no ambiente brutal da prisão. Após ser encarcerado, um homem delinquente é acolhido por um chefe do crime organizado, e aos poucos ascende na hierarquia do grupo, chegando a rivalizar em poder com seu mentor.
9 – The Town é Icônico, Mesmo que Esquecido nas Conversas Sobre Filmes de Gangsters
O Filme de Assalto de Ben Affleck Agarra e Não Solta
Quando o assunto são os filmes de gangsters favoritos do público, The Town muitas vezes não vem imediatamente à memória. Talvez por se enquadrar melhor no gênero de assalto, focado em roubos a bancos, o filme acaba sendo associado a outra vertente. Ainda assim, não há como negar que The Town narra a história de uma família criminosa ítalo-americana especializada em um tipo muito particular de crime.
Esqueça alguns dos outros títulos – The Town é a obra-prima direta de Ben Affleck, que com o tempo vem ganhando um status icônico. Ao contar com um grande elenco, e com uma das atuações mais marcantes e iniciais de Jeremy Renner, o filme demonstra a incrível capacidade de um homem em deixar para trás sua vida de crimes, sendo um dos melhores do gênero.
8 – Lawless é o Épico da Lei Seca Mais Subestimado dos Últimos Tempos
Tom Hardy Foi Feito para o Gênero Gangster
Com um elenco que inclui também Shia LaBeouf, Jason Clarke, Jessica Chastain e Guy Pearce, que interpreta um dos vilões mais amenos de um filme de gangsters, Lawless está repleto de cenas incríveis. O arquétipo heroico de Jack Bondurant e os temas de irmandade e família são apenas alguns dos pontos altos desse clássico ambientado na era da Lei Seca.
Crianças Tornam-se Chefes do Crime nas Favelas do Rio
Poucos filmes de gangsters são tão cruéis e dolorosamente reais quanto City of God, baseado no romance homônimo de 1997, de Paulo Lins. O longa narra eventos reais do crime organizado nas favelas do Rio de Janeiro, a partir do final dos anos 1960. No centro da trama estão o “Tender Trio” e seu potencial protegido, “Li’l Dice”, crianças que já possuem uma antiga bagagem criminosa. A ascensão deles intensifica uma rivalidade que se arrasta por décadas e termina em um assassinato brutal.
6 – The Untouchables Transforma o Filme de Gangsters em uma Saga Épica
O Bem e o Mal se Amplificam Mesmo em Circunstâncias Históricas
Inspirado em fatos reais, The Untouchables, de Brian De Palma, reconta as façanhas do agente do Tesouro Eliot Ness, que ajudou a colocar o gangster Al Capone atrás das grades. Na verdade, De Palma transformou a história em uma fábula quase mítica do bem versus o mal. Em uma Chicago profundamente corrupta, Capone governa a cidade como um senhor feudal, e Ness, interpretado por Kevin Costner, e sua equipe precisam combater parte da própria corrupção para extinguir a influência do criminoso.
5 – Sexy Beast Impõe uma Força Irresistível Contra um Objeto Inamovível
Ben Kingsley Nunca Foi Tão Aterrorizante
Ray Winstone interpreta Gal, um criminoso de médio escalão que se aposentou na Espanha com sua esposa. Sua tranquila aposentadoria é interrompida por Don, personagem interpretado por Ben Kingsley, um sociópata hostil determinado a recrutá-lo para um grande assalto a banco. Embora Gal recuse, Don insiste, desencadeando uma batalha de vontades cada vez mais aterrorizante, sem precedentes no universo dos filmes de gangsters. Ao lado dos protagonistas, atuações secundárias marcantes de Ian McShane e Amanda Redman enriquecem a trama.
O Protagonista é um Carismático Traficante que Busca Sair Dessa Vida
Filmes do submundo muitas vezes se desenvolvem em torno de anti-heróis – personagens que, embora não sigam estritamente a lei, exibem inteligência e evitam problemas quando possível. O traficante interpretado por Daniel Craig é um exemplo perfeito: ele segue regras simples, evita conflitos e estrutura seu negócio de maneira a oferecer exatamente o que seus clientes desejam, sem violência desnecessária. Esse equilíbrio é posto à prova quando seu chefe lhe exige a coleta de um milhão de pílulas de ecstasy, além de lidar com a filha rebelde de um associado.
Elenco
Daniel Craig, Sienna Miller, XXXX
Um bem-sucedido traficante de cocaína recebe duas tarefas difíceis de seu chefe na véspera de sua tão sonhada aposentadoria antecipada.
3 – The Gentlemen é o Filme Mais Subestimado de Guy Ritchie
Antes das Séries em Streaming, Existia um Filme Brilhante
Os épicos londrinos do crime sempre se destacam pelo seu visual estilizado, e ninguém faz isso melhor do que Guy Ritchie. Enquanto muitos lembram de seus clássicos Snatch e Lock, Stock and Two Smoking Barrels, The Gentlemen pode, inclusive, superar ambos. Apesar do reconhecimento por ser extremamente divertido e único – tanto que gerou até um spin-off televisivo – o filme não recebe tanta atenção quanto outras obras do diretor.
Com um dos melhores elencos possíveis, incluindo Matthew McConaughey, Charlie Hunnam, Michelle Dockery e Colin Farrell, o filme conta a história de um rei da maconha prestes a vender seu império e recomeçar sua vida, resultando em arcos de personagens profundamente entrelaçados e típicas travessuras do cinema gangster britânico.
2 – Miller’s Crossing é a Obra-Prima Gangster dos Irmãos Coen
Um Clássico de Akira Kurosawa Serve de Inspiração Solta
Dada a inclinação dos Irmãos Coen pelo crime e pelos criminosos, não é de surpreender que eles tenham se aventurado em um clássico filme de gangsters. Miller’s Crossing, de 1990, figura como uma de suas melhores obras e um subestimado marco em meio ao vasto catálogo do duo. Gabriel Byrne interpreta o principal tenente de um benevolente chefe do crime irlandês em uma cidade anônima na era da Lei Seca. Quando um subordinado ambicioso dá início a uma guerra entre facções, o protagonista se vê arrastado para uma espiral de traições e conflitos internos.
1 – Killing Them Softly é um Estudo Belo Sobre a Criminalidade
Brad Pitt Entrega Uma de Suas Melhores Performances
O diretor Andrew Dominik é, sem dúvida, um dos cineastas mais subestimados do século, trazendo uma visão singular sobre a condição humana através de diferentes gêneros. Embora seu épico ocidental The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford também seja uma obra que não recebeu toda a atenção merecida, Killing Them Softly se apresenta de forma mais contida, mas com impacto igualmente profundo para o público.
No longa, Brad Pitt interpreta Jackie Cogan, um assassino de aluguel incumbido de encontrar os responsáveis por um assalto a uma partida de pôquer envolvendo membros da máfia. Para solucionar o caso, Cogan terá que mergulhar fundo em um universo de criminalidade muito mais complexo do que o de dois assaltantes amadores.

Adriana Kvits é uma amante fervorosa da cultura japonesa, com um profundo amor por animes e mangás. Sua dedicação em explorar e compartilhar as complexidades dessas narrativas a torna uma voz apaixonada e uma guia confiável no emocionante mundo otaku.