Não é nenhum eufemismo dizer que as mulheres são a espinha dorsal do anime, naturalmente fazendo com que os fãs tentem classificar as maiores personagens femininas de anime. Enquanto os protagonistas masculinos de anime ainda são geralmente a norma, o anime ainda oferece uma riqueza de personagens femininas interessantes que não podem deixar de roubar a cena. De protagonistas fortes a interesses amorosos comoventes, não importa o enredo ou gênero do anime, as personagens femininas do anime conquistaram o coração dos fãs.
Embora os estereótipos possam reduzir as mulheres no anime a interesses amorosos unidimensionais, a verdade é que as mulheres no anime são tão diversas quanto seus colegas homens. Embora o anime shojo seja sempre uma grande fonte de personagens femininas, até mesmo o anime shonen tem sua parcela de mulheres interessantes. Grandes personagens femininas podem ser encontradas em todos os gêneros de anime, tornando o ranking o melhor difícil. De certa forma, as melhores personagens femininas de anime quase podem ser consideradas um reflexo da indústria como um todo.
12 Yumeko Jabami – Kakegurui
Como a carismática protagonista de Kakegurui, Yumeko Jabami é o exemplo perfeito de uma personagem de anime onde não é preciso necessariamente ter assistido à série para reconhecê-la. Matriculado em uma escola de jogos de azar, este anime de suspense classifica os alunos por seus ganhos. Uma jogadora prolífica e excêntrica, o vício de Yumeko na emoção de um jogo é de alguma forma exagerado e realista, levando seu trabalho de expressões mortais e perturbadoras para atrair o público. Embora ela possa não ser a personagem mais saudável, ela certamente é uma protagonista feminina interessante, bem escrita e forte nesta série de anime.
11 Shōko Nishimiya – Uma Voz Silenciosa
Apesar de não ser uma série de anime, a protagonista feminina do clássico anime instantâneo, A Silent Voice, Shōko Nishimiya rapidamente roubou o coração dos fãs. Uma história que se concentra nos efeitos do bullying e uma conexão florescente entre dois estudantes do ensino médio, o filme aborda muitos tópicos pesados. Clinicamente surda e com um coração puro, Shōko se apresenta como altamente simpática devido à sua natureza doce. Embora ela possa não ter uma personalidade muito forte, ela ainda assim formou conexões profundas com os fãs. Suas lutas pessoais com sua saúde física e mental a tornaram simpática e relacionável com o público, consolidando-a firmemente como uma das melhores personagens femininas de anime que existem.
10 Jolyne Cujoh – JoJo’s Bizarre Adventure: Oceano de Pedra
Como filha de um dos heróis mais lendários do anime e mangá, Jotaro, Jolyne teve muito o que viver com sua estreia na parte 6 de JoJo’s Bizarre Adventure. Felizmente para os fãs da franquia, Jolyne não só faz jus ao seu pai mítico, como o supera em muitos aspectos. O que define Jolyne é sua determinação inquebrantável. Jolyne experimenta algumas das lutas mais difíceis da série, e ainda assim toda vez que ela se levanta pronta para lutar novamente. Além disso, a história de Jolyne é trágica, pois ela vive alguns dos momentos mais dolorosos da história de JoJo. Tudo isso faz com que Jolyne ganhe um respeitável posto entre os melhores personagens de anime de todos os tempos.
9 Nobara Kugisaki – Jujutsu Kaisen
Como uma das protagonistas femininas da série de ação Jujutsu Kaisen, Nobara se destaca entre as outras personagens da série por ser uma das melhores representações de um papel feminino forte. Forte na vontade e na fisicalidade, Nobabra é uma séria ameaça. Ela também proporciona muitos momentos engraçados e nunca tem medo de compartilhar suas opiniões. Além disso, seus poderes únicos são visualmente interessantes e, apesar de sua forte concorrência, ela se destaca como uma das melhores personagens femininas.
8 Poder – Homem da Serra Elétrica
Chainsaw Man está cheio de mulheres poderosas, e embora Power possa não ser o mais forte, ela certamente se classifica como a mais interessante e simpática. Power é uma personagem enganadora que é muito mais do que suas primeiras impressões sugerem. Inicialmente aparecendo para Denji e espectadores como um narcisista completamente irremediável, Chainsaw Man lentamente revela que há camadas para a heroína aparentemente de uma nota só. O exterior exagerado de Power torna tudo ainda mais emocionante quando ela genuinamente se liga e cresce para cuidar de seus amigos Denji e Aki. Poucas mulheres de anime tiveram fãs rindo tanto quanto Power, o que lhe rendeu um alto ranking entre as maiores mulheres de anime.
7 Violeta Evergarden – Violeta Evergarden
Violet Evergarden acompanha a heroína titular que quer se entender e encontrar o significado do amor após a guerra. Violet é uma personagem com a qual o público e os fãs podem se conectar profundamente enquanto acompanham sua jornada pelos altos e baixos emocionais da série. A beleza da série se reflete em sua personagem e, embora o anime seja curto, a história emocional que envolve Violet Evergarden instantaneamente a fisga e a consolida como uma das favoritas dos fãs entre os amantes de anime.
6 Nezuko Kamado – Matador de Demônios
Uma das personagens femininas de anime mais populares de todos os tempos é a protagonista feminina de Demon Slayer. Apesar de ser transformada em um demônio, sua natureza fofa e carinhosa com seu irmão, Tanjiro, a torna uma personagem muito facilmente simpática. Embora ela não tenha tanto tempo na tela quanto seus colegas personagens principais, quando ela aparece, ela consegue causar um grande impacto, seja por seus momentos saudáveis ou suas recentes transformações épicas.
5 Major Motoko Kusanagi – Fantasma na Concha
Poucas mulheres de anime são tão icônicas quanto Major Motoko Kusanagi, da franquia Ghost in the Shell. Seja sua aparição no filme clássico de 1995 ou sua aparição em Stand Alone Complex, Kusanagi é sempre uma presença atraente cujo poder e introspecção atraem os espectadores. A existência do Major como essencialmente um cérebro em um corpo de robô levanta inúmeras questões profundas sobre identidade e o que significa ser humano. Em última análise, são essas perguntas e a resposta do Major a elas que a tornam uma das personagens femininas mais profundas do anime.
4 Utena Tenjou – Menina revolucionária Utena
Poucas mulheres de anime são tão subversivas quanto a heroína titular de Revolutionary Girl Utena. Mais do que fazer jus ao seu título de revolucionária, Utena subverte animes clássicos e contos de fadas ao prometer um dia se tornar um príncipe valente em vez de uma princesa que precisa ser resgatada. Esta decisão coloca sua vida em rota de colisão com o Conselho Estudantil da Academia Ohtori, que secretamente duela pela mão da Noiva Rosa, Anthy. O que se segue é uma história que explora a identidade de gênero, a sexualidade e o poder das histórias. No centro de tudo isso está Utena, uma garota cuja dedicação às suas convicções a marca como uma das maiores personagens femininas do anime.
3 Mikasa Ackerman – Ataque ao Titã
Uma personagem construída com amor e dedicação, a lealdade de Mikasa Ackerman à personagem principal, Eren, é uma das razões pelas quais ela é a personagem feminina mais popular em Attack On Titan. Embora esses aspectos de sua personalidade possam significar que ela é deixada de lado, isso está longe de ser verdade, pois ela está fundamentada em sua forte mentalidade e habilidades físicas. Seu passado trágico e personalidade estoica, mas carinhosa, também são o que a torna popular entre os fãs.
2 Chihiro Ogino – Afastado
Spirited Away é o único filme de anime a ganhar um Oscar por um bom motivo, e grande parte disso é seu protagonista, Chihiro. Um retrato surpreendentemente preciso de uma garota à beira da idade adulta, Chihiro é um dos personagens de anime mais realistas de todos os tempos. Embora ela possa inicialmente parecer choramingar para alguns, vê-la crescer e amadurecer ao longo de suas experiências no balneário é genuinamente reconfortante. A jornada de Chihiro para a vida adulta não é fácil, mas é isso que a torna tão poderosa e o que a torna uma das maiores personagens femininas do anime.
1 Mima Kirigoe – Azul Perfeito
O primeiro filme de anime de Satoshi Kon, Perfect Blue, foca em um ex-ídolo chamado Mima. Infelizmente para Mima, sua carreira pós-ídolo é interrompida por um ex-fã obcecado que virou stalker. O que se segue é um colapso psicológico em câmera lenta à medida que o senso de si e a realidade de Mima se deterioram dia após dia. A busca de Mima para recuperar sua identidade não é apenas um fascinante estudo de personagem, é também uma brutal desconstrução da cultura de possessão em torno dos ídolos. É de partir o coração ver Mima perder sua sanidade, o que torna os breves lampejos de esperança ainda mais edificantes. A história de Mima pode ter seus momentos trágicos, mas no final das contas é uma história catártica que deixa Mima como a maior personagem feminina do anime.
Embora nem sempre recebam os holofotes ou o papel principal de protagonista, as personagens femininas são importantes para a história dos animes. Sem heroínas como Mikasa, Nobara e Power, suas respectivas séries simplesmente não seriam as mesmas. O anime sempre teve sua cota de grandes personagens femininas, e esse número só pode crescer a cada ano que passa. As maiores personagens femininas de anime de todos os tempos são uma parte importante da indústria que merece reconhecimento.
Adriana Kvits é uma amante fervorosa da cultura japonesa, com um profundo amor por animes e mangás. Sua dedicação em explorar e compartilhar as complexidades dessas narrativas a torna uma voz apaixonada e uma guia confiável no emocionante mundo otaku.