10 reviravoltas loucas na trama de Harry Potter que mudaram completamente a franquia

10 A Sra. Figg Sempre Foi Membro do Mundo dos Bruxos

Sra. Figg Revela-se um Squib em Harry Potter e a Ordem da Fênix

Apesar de o papel da Sra. Figg como Squib ter sido surpreendente, ele não altera significativamente o enredo. No entanto, amplia a percepção das pessoas sobre os personagens e a sociedade mágica. A consistência dessas reviravoltas e a construção do universo em Harry Potter fazem com que esses momentos pareçam totalmente orgânicos. Harry Potter não força essas surpresas, mas vai revelando aos poucos cada parte do quebra-cabeça, fazendo com que os leitores só vejam o quadro completo no final.

Albus Dumbledore tinha designado a Sra. Figg para cuidar de Harry enquanto ele crescia com os Dursleys. Afinal, Harry era o alvo do bruxo mais maligno de todos os tempos. A Sra. Figg nunca contou a Harry por não poder arriscar que os Dursleys o escondessem dela. Isso faz Harry perceber que Dumbledore está realmente em todos os lugares e possui mais recursos do que aparenta. Embora Harry se sinta controlado no momento, faz sentido que Dumbledore cuide do Menino que Sobreviveu. Além da Sra. Figg, Dumbledore conta com várias outras pessoas para proteger Harry, como Snape e Aberforth.

9 Narcissa Malfoy Mente para Lord Voldemort

Uma grande vilã de Harry Potter muda de lado e salva o dia em Relíquias da Morte

Se não fosse por Narcissa, teria sido quase impossível para Harry derrotar Voldemort naquele momento. Sozinho, vulnerável e cercado por Voldemort e seus Comensais da Morte, Harry se via em perigo. Narcissa, esposa da mão direita de Voldemort e criada em uma família de supremacistas de sangue puro, virou o jogo no momento exato. Essa reviravolta marcou seu primeiro ato genuinamente heroico, que não só salvou sua família, mas também o Mundo dos Bruxos como um todo.

8 A Pior Memória de Snape Muda para Sempre o Legado dos Marauders

Harry Descobre que Seu Pai Foi um Valentão em Harry Potter e a Ordem da Fênix

Harry é o herói da história, então ninguém esperava que seu pai tivesse traços negativos. Claro que James evoluiu com o tempo, mas ainda assim foi decepcionante para Harry e para os leitores descobrir que os Marauders se comportavam de maneira muito semelhante a Malfoy e seus colegas. Essa reviravolta trouxe tristeza, mas também adicionou realismo e complexidade à série Harry Potter. Afinal, as pessoas raramente são puramente boas ou más; o pai de Harry, inconsciente da crueldade de suas atitudes, cresceu para se tornar um homem mais maduro e centrado.

7 Tom Riddle Revela-se

A Câmara Secreta Utiliza uma Falsa Pista para Manter os Leitores Ignorantes sobre as Intenções de Tom Riddle

Ler ou assistir Harry Potter e a Câmara Secreta pela primeira vez foi uma experiência emocionante para todos os fãs da saga. Conforme a Câmara Secreta se abre misteriosamente e alunos nascidos trouxas vão sendo petrificados, Harry suspeita que Draco Malfoy seja o Herdeiro da Sonserina. Como Draco é um puro-sangue da Sonserina que nutre um profundo desprezo pelos nascidos trouxas, ele parece o suspeito ideal. No entanto, as coisas se complicam quando Harry descobre que Draco está completamente perdido, e que Ginny Weasley está morrendo dentro da Câmara Secreta.

6 Professor Snape Revela Sua Identidade como o Príncipe Mestiço

Em O Príncipe Mestiço, Harry Descobre que Não Pode Confiar em um Livro Misterioso do Mundo dos Bruxos

Outra reviravolta que nenhum fã de Potter esperava foi a revelação de que Severus Snape era o Príncipe Mestiço. Uma das surpresas mais eficazes da série, pois todas as peças do quebra-cabeça se encaixavam perfeitamente. Harry encontra um antigo livro de Poções, repleto de conselhos excelentes e escrito com uma caligrafia que lhe parece “familiar”, que pertencia ao Príncipe Mestiço, um ex-aluno de Hogwarts. A utilidade do livro traz conforto a Harry, mesmo diante dos avisos de Hermione. Mas logo ele descobre que há mais nesse misterioso personagem, como feitiços sombrios, exemplo do temido Sectumsempra.

Harry sempre subestimou seu professor de Poções, mas a resposta sobre o Príncipe Mestiço estava sempre diante dele. Além de compartilharem a mesma caligrafia e habilidades excepcionais em Poções, o autor do livro utiliza o feitiço Levicorpus – exatamente o mesmo que o pai de Harry usava contra Snape. Snape também demonstra rapidamente como curar Draco das feridas causadas pelo Sectumsempra, um feitiço que supostamente ninguém deveria conhecer. Contudo, tanto Harry quanto a maioria dos leitores só descobrem que Snape é o Príncipe Mestiço quando ele confessa, após matar Dumbledore.

5 Sirius Black Era Inocente

O Final de Prisioneiro de Azkaban Surpreende Totalmente as Pessoas

No final de Prisioneiro de Azkaban, há muitas surpresas. Sirius, transformado em cão, sequestra Ron. Enquanto Harry e Hermione correm para resgatá-lo, todos imaginam que o Trio de Ouro está condenado – especialmente quando o Professor Lupin toma partido a favor de Sirius. Porém, Sirius logo revela que nada é o que parece, já que foi Peter quem traiu os pais de Harry. Além disso, Peter se revelaria ser o rato de estimação de Ron, Scabbers. A partir desse momento, Sirius, como padrinho de Harry, torna-se a figura mais próxima que o jovem tem de uma família verdadeira.

4 Professor Quirrell Foi o Vilão de Pedra Filosofal Contra Todas as Probabilidades

Quem Suspeitaria de Quirrell?

Este foi o primeiro encontro de Harry com Lord Voldemort, um fato que moldaria toda a franquia. A desconfiança que Harry nutria por Snape nunca se dissipou, e essa característica foi constantemente explorada pelo Lord das Trevas para enganá-lo. Repetidas vezes, o Menino que Sobreviveu confiou nas pessoas erradas (como Kreacher, Tom Riddle, e até Barty Crouch Jr. disfarçado de Alastor Moody), mas Voldemort sempre se escondia exatamente onde Harry menos esperava.

3 Era Barty Crouch Jr. o Tempo Todo

Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, Cada Peça do Quebra-Cabeça Faz Sentido Quando Moody se Revela Barty Crouch Jr. Disfarçado

A presença de Barty Crouch Jr. não só explica o papel de Harry no Torneio Tribruxo, como também justifica cada pequeno detalhe estranho ao longo do livro. Crouch foi responsável pelo ataque durante o torneio de Quadribol, pelo assassinato de Barty Crouch Sr. e até pela ajuda de Dobby no torneio. Reler este livro faz com que os leitores notem cada pormenor relacionado ao papel sorrateiro de Barty Crouch Jr. em O Cálice de Fogo.

2 Severus Snape Revela-se o Herói da História

Snape Sempre Foi Leal a Dumbledore

Mesmo com seu comportamento peculiar em relação a James Potter, Snape demonstra sua profunda – embora complexa – ligação com os pais de Harry. Na pior memória de Snape, inclusive, Lily chega a defendê-lo dos Marauders. O maior indício falso foi, é claro, a cena em que Snape mata Dumbledore de forma aparentemente fria e indiferente. Entretanto, mesmo depois disso, Snape segue protegendo Harry discretamente contra os outros Comensais da Morte. O papel heroico de Snape transforma completamente a maneira como a saga é vivida, pois se torna evidente, em cada interação, os verdadeiros sentimentos que ele nutria por Harry, Lily e pelos Marauders.

Harry Precisava Morrer para Matar Lord Voldemort em Relíquias da Morte

Harry Potter é, e sempre foi, um dos maiores livros de fantasia para crianças, tanto na época do seu lançamento quanto hoje. Apesar de ter passado por momentos de extrema tristeza, estava claro para todo Potterhead que o Menino que Sobreviveu acabaria tendo um final feliz, como todo herói merece. Por isso, foi uma grande surpresa descobrir que Dumbledore determinou que Harry deveria se sacrificar.

Deixe um comentário