Josh Hutcherson fez um trabalho brilhante ao retratar o charme natural de Peeta, com os roteiristas inclusive lhe dando falas memoráveis que não estavam nos livros originais de Suzanne Collins. Nos livros, porém, Peeta se expressa de forma ainda mais eloqüente, seja ao declarar seu amor por Katniss ou ao fazer uma piada para aliviar uma situação tensa. Confira as dez melhores citações de Peeta dos livros de The Hunger Games que não foram para as telas.
“…Acho que esta é a primeira vez que realmente fizemos algo normal juntos.”
Capítulo 11, Em Chamas
- No final de Mockingjay, Katniss e Peeta criam um novo livro em homenagem aos entes queridos que perderam.
- Haymitch revela no final de Sunrise on the Reaping que incluiu seus amigos e entes queridos caídos no livro, como Lenore Dove Baird, sua mãe, seu irmão e seus companheiros tributos nos 50º Jogos Vorazes.
“Nunca subestime o poder de uma estilista brilhante.”
Capítulo 24, Mockingjay
Após sua estadia com Tigris em Mockingjay, Katniss e Gale decidem ir sozinhos à mansão do Presidente Snow, enquanto os demais, inclusive Peeta, se retiram. Antes de partirem, Tigris disfarça toda a equipe como refugiados do Capitol para que possam se misturar à multidão. Seu trabalho é tão eficaz que Peeta elogia dizendo: “Nunca subestime o poder de uma estilista brilhante”, comentário que a faz corar.
“…Você é meio sensível para ser uma pessoa tão letal.”
Capítulo 19, Jogos Vorazes
Enquanto a perna de Peeta se recupera por completo na adaptação cinematográfica, no livro ela precisa ser amputada, obrigando-o a usar uma prótese pelo restante da série. Apesar do corte na adaptação, essa passagem exemplifica como Peeta utiliza o humor para aliviar a tensão, fazendo piadas que o ajudam a desviar a dor e a distrair Katniss diante do desafio. É também divertido, para o leitor, descobrir esse novo lado de Katniss, cuja habilidade e praticidade como caçadora contrastam com seu desconforto perante cenas explícitas.
“…É melhor acordar com um pincel na mão do que com uma faca.”
Capítulo 4, Em Chamas
De todas as pinturas de Peeta, apenas seu retrato de Rue – que Katniss não chega a ver no livro – foi para os filmes.
“Não morra por mim. Você não me fará nenhum favor.”
Capítulo 22, Jogos Vorazes
No filme, Katniss espera que Peeta adormeça para buscar seu remédio no cornucópia; mas, no livro, ela precisa drogá-lo para impedi-lo de segui-la. Mesmo salvando sua vida, Katniss se machuca gravemente e Peeta fica ainda mais magoado por ter sido enganado. Após a recuperação dos dois, Peeta a confronta e diz: “Não morra por mim. Você não me fará nenhum favor.”
“Eu devia ter te amado muito.”
Capítulo 16, Mockingjay
Enquanto Peeta se recupera do controle mental que sofreu em Mockingjay, ele pede para ver Katniss ao lembrar de como lhe deu pão na infância. Na adaptação cinematográfica, ele chega a comentar que poderia ter “evitado muitos problemas se tivesse dado aquele pão ao porco”. Mas no livro, Peeta afirma: “Eu devia ter te amado muito”, antes de ficar mais hostil.
“Lembre-se, estamos perdidamente apaixonados…”
Capítulo 19, Jogos Vorazes
Vinda de outra pessoa, essa citação poderia soar como uma tentativa fraca de paquera, mas, no contexto da situação entre Katniss e Peeta, ela se torna muito cativante. Ele sabe que a colocou em apuros ao confessar seus sentimentos ao vivo – mesmo que isso tenha ajudado a conquistar patrocinadores. Dessa forma, sua declaração permite que ela defina o ritmo daquele romance simulado, e ele passa a seguir sua liderança quanto aos gestos de afeto.
“Eu só queria responsabilizá-los, nem que fosse por um momento.”
Capítulo 17, Em Chamas
Embora Katniss seja o rosto da revolução em Jogos Vorazes, essa fala demonstra que Peeta também pode ser um rebelde. Assim como ela, ele sempre enxergou os Jogos pelo que eles realmente são, sem se deixar enganar mesmo enquanto finge para ajudá-la. Contudo, quando surge a oportunidade de demonstrar aos poderosos seus verdadeiros sentimentos, ele a aproveita. Uma pena que o público não veja com tanta frequência essa postura rebelde de Peeta nos filmes.
“Quero passar cada minuto possível do resto da minha vida com você.”
Capítulo 17, Em Chamas
Embora alguns fãs ainda prefiram Gale como interesse amoroso, quando se trata de declarações de amor, Peeta se destaca ao inserir tais declarações naturalmente em conversas cotidianas. Pode soar piegas ou excessivamente sentimental, mas com Peeta determinado a fazer tudo para que Katniss vença – mesmo correndo risco de sua própria morte – suas palavras transbordam sinceridade. No filme, o relacionamento deles é bem explorado, mas a inclusão de mais declarações românticas como essa certamente teria conquistado ainda mais corações.
“Porque quando ele canta… até os pássaros param para ouvir.”
Capítulo 22, Jogos Vorazes
Embora Peeta relate uma versão de como se apaixonou por Katniss em Jogos Vorazes no filme, no livro ele se aprofunda nos detalhes. Quando tinha apenas cinco anos, o pai de Peeta lhe contou sobre o pai de Katniss, Burdock Everdeen, e como ele conquistou a mãe de Katniss, Asterid, dizendo: “Porque quando ele canta… até os pássaros param para ouvir.” Pouco depois, Peeta descobriu que Katniss havia herdado o dom de Burdock ao cantar a canção do vale na aula, ficando instantaneamente encantado.
“E logo quando sua canção terminou, eu soube – assim como sua mãe – que estava perdido.”
– Peeta Mellark, The Hunger Games

Adriana Kvits é uma amante fervorosa da cultura japonesa, com um profundo amor por animes e mangás. Sua dedicação em explorar e compartilhar as complexidades dessas narrativas a torna uma voz apaixonada e uma guia confiável no emocionante mundo otaku.