Não é segredo neste ponto do fandom de Dragon Ball que Freeza atingiu um nível de poder que presumivelmente o torna ainda mais forte do que, ou pelo menos no mesmo nível do Deus da Destruição, o que significa que ele é muito mais poderoso do que Goku – algo que foi explicitamente mostrado durante seu último encontro em Dragon Ball Super. Embora isso possa ter sido um choque para alguns, a verdade é que Freeza sempre teve uma vantagem sobre Goku – algo que ficou claro durante sua primeira luta.
Freeza fez sua primeira aparição em Dragon Ball capítulo 247 por Akira Toriyama, e em sua estreia, ele imediatamente se apresentou como um vilão absolutamente aterrorizante em termos de puro poder e maldade. Nesta saga, Freeza está no Planeta Namek procurando as Esferas do Dragão em um esforço para usar sua magia de concessão de desejos para se tornar imortal. Infelizmente para ele, os Z Fighters também estavam lá, procurando as Dragon Balls também, e no final, foram os Z Fighters que saíram na frente e fizeram seu desejo antes que Freeza pudesse. Enquanto Freeza quase matou todos eles por frustrar seu plano, Goku aparece em cima da hora e enfrenta Freeza em um duelo icônico que marcou a primeira vez que o guerreiro Saiyajin atingiu o nível de Super Saiyajin. No entanto, mesmo com todo o poder que Goku foi capaz de aproveitar durante sua luta, Freeza ainda tinha uma habilidade que Goku nunca poderia alcançar – uma que quase mudou o resultado da batalha mais icônica de Dragon Ball.
No capítulo 319 de Dragon Ball por Akira Toriyama, Freeza e Goku estão no meio de sua luta e, no momento, Goku tem a vantagem. No início da batalha, Freeza era quase intocável e só sentia como se pudesse perder depois que Goku o atingisse com toda a força de uma Bomba Espiritual. Durante todo o resto, Freeza era o claro favorito, já que Goku não conseguia competir com metade do poder de Freeza, mesmo quando ele usava a técnica Kaio-Ken x10. No entanto, a razão pela qual Goku se tornou o novo favorito a vencer neste capítulo é porque ele acabou de desbloquear o Super Saiyajin, e Freeza não tem a energia necessária para competir com esse nível de poder. Então, Freeza decide usar seu cérebro em vez de sua brawn e dispara uma poderosa explosão no núcleo do Planeta Namek, dando-lhes cinco minutos antes que o mundo inteiro exploda. Embora isso pareça uma sentença de morte para todos, Frieza prontamente explica por que não é.
Freeza tem a capacidade de sobreviver no espaço, enquanto Goku seria morto rapidamente. Enquanto Goku acaba vencendo Freeza a tempo e escapa do planeta com sua vida, isso não nega o fato de que Freeza teve a clara vantagem no segundo em que detonou o Planeta Namek. Infelizmente para Freeza, ele nunca teve a chance de realmente flexionar essa habilidade em particular, já que o restante de sua carreira em Dragon Ball Z após esse momento foi incrivelmente normal. No entanto, como está atualmente em Dragon Ball Super, essa capacidade de sobreviver ao vácuo do espaço pode vir a calhar, especialmente nos novos níveis de poder antes inimagináveis de todos.
Freeza e Goku estão muito além dos limites que alcançaram durante sua luta em Namek, pois cada um deles tem a capacidade de canalizar o poder dos deuses. A nova forma de Frieza Negra de Frieza era forte o suficiente para Goku e Vegeta, que eram cada um alimentado por Ultra Instinct e Ultra Ego, respectivamente – o que significa que Freeza é essencialmente um deus. Mas, de que adianta um deus se eles são mortos no segundo em que são baleados no espaço? Para sorte de Freeza, ele nunca terá que descobrir, já que ele tem uma habilidade inerente que não apenas lhe dá uma vantagem perpétua sobre Goku, mas também ajuda a torná-lo talvez o ser mais forte do universo de Dragon Ball.
Adriana Kvits é uma amante fervorosa da cultura japonesa, com um profundo amor por animes e mangás. Sua dedicação em explorar e compartilhar as complexidades dessas narrativas a torna uma voz apaixonada e uma guia confiável no emocionante mundo otaku.