The Hunger Games: Explicação do final de Sunrise On The Reaping

Aviso: SPOILERS adiante sobre Sunrise on the Reaping de Suzanne Collins.

Os livros originais de Hunger Games revelam que Haymitch usou o campo de força da arena para se tornar o último tributo sobrevivente, além de destacar que o Capitólio buscava retaliação por isso. Sunrise on the Reaping confirma que há muito mais na história, algo que Katniss desconheceria, já que o Capitólio esconde grande parte dos acontecimentos ocorridos durante o Segundo Quarto Circo. Haymitch se mostra bem mais rebelde do que a narrativa final sugere, entrando na competição com um plano para enfrentar o Capitólio e fazendo várias promessas nesse sentido, mesmo ao deixar a arena.

O Plano de Haymitch em Sunrise on the Reaping e como ele vence os 50º Jogos Vorazes

Ele entra na competição com o plano de destruir a arena

Ilustração de Haymitch na arena

Haymitch tem 16 anos em Sunrise on the Reaping, 24 anos antes dos Jogos Vorazes, o que cria outro paralelo entre ele e Katniss.

Claro, as coisas raramente saem como planejado nos Jogos Vorazes, então Haymitch acaba mudando sua estratégia mais de uma vez. Enquanto ele e Ampert inicialmente tentam explodir um reservatório de água que abastece a arena, essa ação apenas interrompe temporariamente o fornecimento. Haymitch é forçado a ajustar seus planos depois desse contratempo, mas todas as suas ações têm o objetivo de revidar contra o Capitólio uma última vez antes de sua morte. Mesmo o incidente com o campo de força é uma tentativa nesse sentido – o ricochete da machada de Silka é resultado de sua própria ação, mas Haymitch tenta provocar uma explosão mesmo após sua morte.

A intenção de Haymitch de encerrar tudo com um estrondo não se concretiza, pois o Capitólio o salva após a morte de Silka.

O que a promessa de Haymitch a Maysilee no final de Sunrise on the Reaping significa

Eles se comprometem a criar seus próprios cartazes

Ilustração de Haymitch Abernathy e a capa de Sunrise on the Reaping

Apesar de suas suposições iniciais de que Maysilee Donner seria uma “menina maldosa” em Sunrise on the Reaping, Haymitch acaba formando um laço fraterno com ela até o final do livro. Os dois se unem após Haymitch detonar o reservatório de água e o vulcão da arena entrar em erupção. Entretanto, enquanto debatem a possibilidade de seguir caminhos separados em vez de se matarem, Maysilee morre antes que possam decidir. Ela é atacada por aves aquáticas – uma das muitas mutações do Segundo Quarto Circo – e sua morte torna-se mais um fardo para Haymitch após o término do torneio.

Haymitch e Maysilee concordam que um dos tributos restantes do Distrito 12 deve sobreviver para continuar a se rebelar contra as expectativas e demandas do Capitólio. Embora Maysilee não consiga sair da arena, Haymitch consegue manter essa promessa. Os livros originais de Hunger Games comprovam isso, e ele segue honrando Maysilee ao detonar o campo de força e demonstrar misericórdia com os outros tributos restantes.

Por que o Presidente Snow permite que Haymitch sobreviva, apesar de suas ações na arena

Ele enfrenta uma situação semelhante à que Katniss lhe impõe

“Não me permitirão morrer. Serei ressuscitado pelo Capitólio para o entretenimento deles. Talvez, eu esteja sendo transmitido ao vivo agora. Talvez, como um vencedor, eu jamais saia dos holofotes.”

Com Haymitch tentando desesperadamente evitar tornar-se apenas um peão, essa condição é, sem dúvida, uma punição pior do que a própria morte. É claro que Snow tenta matá-lo antes que ele consiga vencer os Jogos, mas a façanha com o campo de força o obriga a seguir por outro caminho. Ele não pode permitir que Haymitch morra quando ele é o único tributo remanescente, pois um tributo que força os Jogos Vorazes a não terem vencedores seria um insulto para o Capitólio. Isso não é diferente de Katniss e Peeta enganarem os organizadores, resultando em dois vencedores ao final dos Jogos Vorazes.

Ilustração relacionada ao Presidente Snow

Como Haymitch aceita prontamente sua morte ao final de Sunrise on the Reaping, Snow sabe que será ainda mais doloroso atingir as pessoas de quem Haymitch se importa. Isso se confirma, pois o sofrimento de Haymitch nos capítulos finais do livro supera sua própria experiência de quase morte na arena. Ele chega a afirmar que a promessa de Lenore Dove o “condena” à vida, significando que preferiria perecer do que suportar a punição imposta pelo Capitólio.

Como o Capitólio manipula a narrativa em torno do 50º Jogos Vorazes

As filmagens são cortadas para excluir os atos de desafio e a união entre os tributos

Ilustração de Plutarch Heavensbee

Sunrise on the Reaping é destacado como um livro que desvela a propaganda, e seu final reforça esse tema. Katniss sabe tão pouco sobre os Jogos Vorazes de Haymitch em Catching Fire porque o Capitólio altera por completo a narrativa do Segundo Quarto Circo. Plutarch e sua equipe são responsáveis por grande parte das filmagens, e o vídeo do torneio se mostra facilmente manipulável. Quando Haymitch o assiste no final do livro, percebe que o Capitólio cortou quase todos os atos de desafio e união que ele e os demais tributos realizaram.

A narrativa vendida pelo Capitólio funciona, deixando apenas Haymitch e alguns poucos com o conhecimento do que realmente aconteceu. Embora o Capitólio não torne Haymitch necessariamente uma figura vil, assegura que as sementes da rebelião permaneçam ocultas para os espectadores do torneio. É difícil compreender por que os Jogos de Katniss e Peeta não sofrem a mesma manipulação, mas a história imposta pelo Capitólio funciona exatamente como planejado.

Como a mãe e o irmão de Haymitch morrem no final de Sunrise on the Reaping

Eles perecem em um incêndio assim que ele retorna ao Distrito 12

Ilustração de um jovem Haymitch

O que acontece com Lenore Dove no final do prelúdio dos Jogos Vorazes

O Presidente Snow a envenena com balas de goma

Ilustração de Haymitch em Sunrise on the Reaping

Enquanto as mortes da mãe e do irmão de Haymitch são brutais, o destino de Lenore Dove se mostra, sem dúvida, ainda mais doloroso para ele. O Presidente Snow deixa para Lenore um saco de balas de goma envenenadas, espelhando os doces que Haymitch costumava presenteá-la. Nem Lenore nem Haymitch percebem, de imediato, que aquela é uma mensagem de Snow – até que Haymitch lhe oferece duas balas. Não demora muito para que Lenore pereça, tirando de Haymitch qualquer esperança remanescente.

O epílogo e os livros anteriores dos Jogos Vorazes dão uma interpretação mais positiva aos últimos momentos de Lenore, uma vez que Haymitch consegue cumprir essa promessa.

Como Sunrise on the Reaping prepara o terreno para a trilogia original de Jogos Vorazes

Ele mostra que a rebelião estava fomentada muito antes de Katniss Everdeen

O final de Sunrise on the Reaping prepara magistralmente os eventos da trilogia de Jogos Vorazes, evidenciando que a rebelião já estava em ebulição muito antes de Katniss. Todos os personagens adultos que conduziram Haymitch a romper os Jogos – de Beetee, Wiress e Mags a Plutarch – continuam participando dessa luta em Catching Fire e Mockingjay. A promessa de Haymitch a Lenore reforça seu papel na rebelião, assim como sua antiga amizade com os pais de Katniss.

Haymitch e Katniss

O tão aguardado prelúdio dos Jogos Vorazes, Sunrise on the Reaping, é incrivelmente empolgante, mesmo que o livro prometa ser ainda mais trágico do que a história de Katniss. O epílogo também faz uma delicada referência à narrativa original, revelando que Haymitch passa a considerar Katniss e Peeta como sua família após Mockingjay. Embora ele ainda esteja apaixonado por Lenore Dove, constrói uma nova vida para si mesmo depois da rebelião dos Jogos Vorazes. Sunrise on the Reaping poderia ter tido um final muito mais pessimista, mas opta por focar em um futuro mais esperançoso.

Capa do livro Sunrise on the Reaping

Deixe um comentário