Fan Service é um dos aspectos mais polêmicos do anime. O termo é usado em muitos outros meios como uma forma de se referir a um elemento de um projeto que está lá apenas para atrair os fãs, sem ter qualquer tipo de relevância significativa para as histórias ou os personagens. Dê aos fãs o que os fãs querem. É sempre muito importante ter seu público em mente sempre que você estiver fazendo algum trabalho criativo, mas às vezes apelar para os fãs como a única maneira de tornar seu projeto relevante pode não ser tão bom. Futoku no Guild é exatamente esse tipo de projeto.
Futoku no Guild é uma série de anime desenvolvida pela TNK e serve como uma adaptação do mangá publicado pela Square Enix de mesmo nome. A série é escrita e ilustrada por Taichi Kawazoe e conta a história de um jovem caçador de monstros que está ficando entediado com seu trabalho. O jovem caçador de nome, Kikuro Madan decidiu que ele deveria passar sua juventude fazendo o que quer em vez de gastar seu tempo caçando monstros. No entanto, uma coleção de garotas pertencentes à Guilda dos Caçadores tentará convencê-lo do contrário.
Como muitas outras séries do gênero, Futoku no Guild é transmitido em duas versões; uma versão censurada e uma versão sem censura. Por que? Porque Futoku no Guild definitivamente não é um anime para crianças. Na verdade, a série é totalmente voltada para adultos. A série é basicamente uma coleção de cenas de comédia com toneladas de planos e close-ups das partes mais femininas das personagens femininas, que estão lá apenas para agradar a personagem principal. A premissa poderia ser interessante, mas a série foca apenas em quão sexy são as meninas e como a personagem principal é sem noção.
Kikuro não é particularmente intrigante como personagem. Ele foi forçado a treinar desde muito pequeno, então agora ele está procurando recuperar o tempo perdido e fazer as coisas loucas que ele deveria ter feito durante sua adolescência. Essa premissa é encantadora, mas aí você percebe que é apenas uma desculpa para cercar a personagem com inúmeros corpos femininos com grandes borbulhantes e botas por todos os lados. Futoku no Guild acaba se sentindo um pouco avassalador, já que cada tiro às vezes envolve algum tipo de insinuação sexual. Esses elementos não acrescentam nada à história, mas estão lá para os fãs.
E essa é a coisa, Futoku no Guild vai encontrar seu público, não importa o que aconteça. Não importa se a escrita é boa ou se os personagens são matizados e bem construídos. O que realmente importa é criar uma franquia que possa vender mercadorias para os fãs e ganhar um bom dinheiro. Existem grandes franquias que se concentram apenas nisso, então a criação de um anime como este só vai impulsionar essa sensação de consumismo mais longe do que o mangá jamais poderia. Parece uma situação em que todos os envolvidos saem ganhando.
No entanto, se você não é um espectador que já está em todo o harém ou reinos de anime de fan service, então Futoku no Guild se torna uma recomendação muito difícil. Na verdade, é uma não-recomendação nesses casos. Você certamente não vai gostar que toda a motivação dos personagens é fazer o personagem principal feliz e ficar nu por ele e tal. A comédia tem algumas boas piadas aqui e ali, mas não o suficiente para torná-la algo assistível ou algo que valha a pena seguir apenas para a narrativa.
Então, você tem que se fazer algumas perguntas. Ao assistir anime, o que você mais se importa? Narrativa ou boobies? Desenvolvimento de personagens ou botas? As respostas dirão se o projeto é para você ou não. Tenho certeza de que isso não é para mim, mas para outra pessoa, este poderia ser o anime do ano deles facilmente. Eu posso ver isso acontecendo.
Em termos de animação, é tudo muito colorido e os personagens, apesar de genéricos, parecem excelentes. A TNK é especialista em fazer esse tipo de show, e parece estar funcionando bem para eles. Eles devem estar vendendo toneladas de bonecas, então por que não fazer outro show que fará o público comprar bonecas? É uma jogada genial, e os criadores da franquia estarão rindo no caminho para o banco. Por exemplo, Gundam criou um império inteiro fazendo exatamente isso, e agora é sua própria indústria. Então, por que o Futoku no Guild não pode fazer o mesmo?
Você definitivamente saberá se esta série é para você ou não, assistindo aos primeiros episódios. Se é para você, então não duvide de experimentá-lo. Vai fazer você rir, e vai saciar sua sede por garotas de anime voluptuosas. Se você não gosta desse tipo de série, basta ignorá-la e deixar que as pessoas que gostam gostem. Futoku no Guild pode não ser o melhor anime da temporada, mas vai encontrar público. Por menor que seja.
Adriana Kvits é uma amante fervorosa da cultura japonesa, com um profundo amor por animes e mangás. Sua dedicação em explorar e compartilhar as complexidades dessas narrativas a torna uma voz apaixonada e uma guia confiável no emocionante mundo otaku.