Embora outras versões live-action do Homem-Aranha tenham aparecido em Across the Spider-Verse, o Homem-Aranha de Tom Holland foi apenas referenciado. Embora o filme não precisasse necessariamente do Webslinger do MCU, sua ausência certamente foi sentida considerando todas as outras versões diferentes do Homem-Aranha que foram apresentadas na Sociedade Aranha montada por Miguel O’Hara em Homem-Aranha 2099 (Oscar Isaac). No entanto, isso é provável para o benefício da sequência do Aranhaverso.
Em Homem-Aranha: Do Outro Lado do Aranhaverso, o Homem-Aranha de Tom Holland é referenciado por Miguel junto com o Doutor Estranho como o “garotinho nerd da Terra-19999”. Especificamente, Homem-Aranha 2099 estava falando sobre a recente crise multiversal que Strange e Peter Parker causaram no MCU, como visto em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. No entanto, as versões do Homem-Aranha de Andrew Garfield e Tobey Maguire foram apresentadas durante a explicação de 2099 sobre eventos canônicos que ocorrem nas realidades interconectadas centradas no Homem-Aranha na Teia da Vida e do Destino. Notavelmente, o Webslinger de Holland não recebe o mesmo tipo de aparição explorando um de seus próprios eventos canônicos (mas isso é uma coisa boa).
Produtores do Aranhaverso insinuam por que Holland não estava nas participações especiais em live-action
Curiosamente, os produtores de Across the Spider-Verse deram a entender que a ausência de Tom Holland foi intencional (em vez de ser algum tipo de questão contratual ou legal). Em entrevista ao The Wrap, Phil Lord e Chris Miller discutiram seu processo de ideias e todas as coisas que queriam ter na sequência do Aranhaverso:
“Gostamos de sentir que tudo é possível no Multiverso e apenas tentamos fazer coisas que pareçam interessantes e divertidas para nossa história. E depois deixamos que os advogados decidam se podem… Tudo o que tentamos fazer conseguimos fazer.”
Isso aparentemente implica que a falta do Homem-Aranha de Tom Holland em Across the Spider-Verse foi uma decisão consciente em vez de algo que Lord e Miller não foram autorizados a fazer pela Sony Pictures.
Também vale a pena notar que os eventos canônicos de Andrew Garfield e Tobey Maguire foram centrados na perda de amigos e entes queridos, como a Capitã Stacy e o Tio Ben, respectivamente. Para o Homem-Aranha de Holland, isso provavelmente teria sido a morte do Homem de Ferro ou de sua tia May, indiscutivelmente eventos mais únicos em comparação com outros Aranhas. Embora o Tio Ben do MCU também tenha morrido, os detalhes desse evento canônico nunca foram vistos nas telas, com a estreia do Homem-Aranha no MCU acontecendo em Capitão América: Guerra Civil cerca de um ano depois de ele ter sido mordido pela aranha radioativa.
Por que o Aranhaverso não precisava da participação especial de Tom Holland no Homem-Aranha?
Com o Homem-Aranha do MCU de Tom Holland sendo a versão live-action mais atual do Webslinger, seus eventos canônicos estão em filmes mais recentes e, portanto, menos necessários para mostrar em Across the Spider-Verse em comparação com Garfield ou Maguire. Da mesma forma, é possível que a decisão de apenas fazer referência a Holland tenha sido para garantir que o Homem-Aranha do MCU não ofuscasse o filme em seu objetivo de introduzir tantos outros Aranhas, dando-lhes seus próprios holofotes enquanto também continuava a jornada de Miles Morales e Gwen. No entanto, também é possível que uma aparição ainda maior do Homem-Aranha de Tom Holland esteja sendo salva para Além do Aranhaverso, agora que o Homem-Aranha foi concretizado.
Adriana Kvits é uma amante fervorosa da cultura japonesa, com um profundo amor por animes e mangás. Sua dedicação em explorar e compartilhar as complexidades dessas narrativas a torna uma voz apaixonada e uma guia confiável no emocionante mundo otaku.