Desde a primeira aparição de Orochimaru até a batalha final de Naruto e Sasuke, os melhores episódios animados de Naruto são repletos de profundidade emocional e ação.
Após sua estreia em 1999, a franquia Naruto rapidamente ganhou uma reputação como uma das franquias de mídia mais populares do mundo, definindo toda uma geração de fãs de anime ao longo dos anos 2000 e 2010. Apesar de sua idade relativa em comparação com séries shonen contemporâneas como Jujutsu Kaisen e Demon Slayer, as aventuras de Naruto Uzumaki se beneficiam de uma animação surpreendentemente impressionante.
Mesmo antes do timeskip de dois anos de Naruto: Shippuden, há vários episódios que se destacam devido à qualidade de sua animação. Essas sequências variam de sombrias a inspiradoras, mas independentemente de seu tom, todas elas elevam a qualidade da série com seus visuais espetaculares.
10. “O Arauto Angélico da Morte”
Naruto: Shippuden — Episódio 252
A Akatsuki está envolvida em várias das lutas mais bem animadas de Naruto: Shippuden, mas uma de suas batalhas muitas vezes é subestimada – a posição final de Konan contra Obito. Enquanto Obito desempenha um papel importante em vários dos arcos narrativos da série, Konan raramente recebe a chance de mostrar suas habilidades, tornando sua linda batalha em “The Angelic Herald Of Death” uma surpresa bem-vinda.
A Terra da Chuva e seu cenário altamente industrializado são um ótimo pano de fundo para a batalha entre Konan e Obito, e a garoa leve que desce funciona como uma maneira impressionante de destacar seus movimentos ao longo da inclinação. O ataque final do membro fundador da Akatsuki, que utiliza um número aparentemente impossível de bombas de papel, é um espetáculo legítimo, mesmo que não tenha conseguido eliminar Obito.
9. “Gaara Vs. Rock Lee: O Poder da Juventude Explode!”
“Gaara Vs. Rock Lee: O Poder da Juventude Explode!”
Duas décadas após sua data original de exibição, a luta entre Gaara e Rock Lee ainda é considerada uma das mais memoráveis da história do anime. Em apenas alguns episódios curtos, Naruto captura perfeitamente o espírito de luta de Rock Lee com algumas das melhores animações vistas na série original.
Assim que Rock Lee permite que seus pesos de tornozelo batam no chão, sua investida contra Gaara da Areia começa. A coreografia nessas cenas parece violenta, e toda a partida faz excelente uso do estilo taijutsu de Lee. Embora a abertura do Quinto Portão Interior não seja tão chamativa quanto as transformações que ocorrem mais tarde na série, o estilo de animação dinâmica de Naruto faz um bom trabalho de comunicar seu poder.
8. “Equipe 10”
Naruto: Shippuden — Episódio 82
Geralmente, os episódios mais bem animados de Naruto: Shippuden envolvem a longa lista de lutas de alta octanagem da série; no entanto, há uma exceção. “Team 10” acompanha Shikamaru Nara e seus companheiros de equipe enquanto eles se preparam para o funeral de seu mentor, Asuma Sarutobi, resultando em um dos episódios mais emocionantes de toda a franquia.
“Team 10” é uma sequência comovente, e sua estética surpreendentemente sombria enfatiza consistentemente o peso da morte de Asuma. Motivos como o isqueiro de Asuma e o tabuleiro de shogi de Shikamaru se entrelaçam no episódio maravilhosamente, enquanto a animação estelar do episódio presta suas homenagens a um dos melhores shinobi da Vila da Folha Oculta.
7. “O Sharingan Revivido: Dragon-Flame Justu!”
Naruto — Episódio 30
Os primeiros episódios de Naruto não são particularmente empolgantes do ponto de vista da animação, mas isso não significa que não existam alguns diamantes escondidos entre os brutos. Momentos como o primeiro confronto de Sasuke Uchiha contra Orochimaru durante “The Sharingan Revived: Dragon-Flame Jutsu!” estavam à frente de seu tempo e, mesmo várias décadas depois, eles ainda resistem ao teste do olho.
Sasuke não é forte o suficiente durante os Exames Chunin para desafiar seriamente Orochimaru – dito isso, ele ainda é um membro talentoso do Clã Uchiha. A fluidez visual de sua luta enfatiza que o talentoso genin é extremamente habilidoso para sua idade, e sem depender de ataques chamativos ou jutsus poderosos, Sasuke envolve Orochimaru no que é indiscutivelmente a luta mais bem animada de Naruto.
6. “Um apelo de um amigo”
Naruto — Episódio 133
O confronto crucial entre Naruto Uzumaki e Sasuke Uchiha no final da série original de Naruto define o curso de toda a franquia, então é apropriado que sua animação fique um corte acima de qualquer outro episódio pré-timeskip. A dupla empurra um ao outro para novos patamares durante sua batalha, usando todas as armas de seu arsenal para alcançar a vitória.
Não há um único momento desperdiçado durante a primeira luta de Naruto com Sasuke, e a cada golpe, a gravidade de sua situação se torna um pouco mais palpável. Seu ataque final, que deixa ambos os lados feridos e incapazes de continuar, é icônico, devido em grande parte ao esplendor visual de toda a sequência.
5. “Madara Uchiha”
Naruto: Shippuden — Episódio 322
Graças ao Jutsu de Reencarnação de Kabuto, a Quarta Guerra Mundial Shinobi une inúmeros personagens que se pensava terem morrido muito antes dos eventos de Naruto. O principal desses indivíduos é Madara Uchiha, cuja chegada ao conflito deixou sua marca instantaneamente não apenas em Naruto: Shippuden, mas no gênero shonen como um todo.
Na sequência potencialmente mais intimidante de toda a franquia, a chegada de Madara Uchiha ao campo de batalha resulta na morte de milhares de shinobi. Ele sozinho enfrenta as forças combinadas de várias vilas ninja (incluindo vários Kage), todos os quais são capturados por animação com qualidade de filme. Considerando sua importância narrativa e imensa força, a icônica introdução de Madara não poderia ter sido tratada melhor.
4. “Segredo aterrorizante”
Naruto: Shippuden — Episódio 85
Nem todo episódio bem animado de Naruto: Shippuden recebe os devidos elogios; na verdade, alguns episódios, como o Time 10 e a batalha surpreendentemente intensa de Kakashi contra Hidan e Kakuzu, ainda são subestimados por grande parte da base de fãs da série. Durante esse confronto, o colega e ex-alunos de Asuma se unem para derrubar a dupla de membros da Akatsuki que o matou, usando todas as ferramentas à sua disposição para isso.
Kakashi Hatake está na frente e no centro da batalha para vingar Asuma, e apesar de dividir sua atenção entre proteger o Time 10, lutar contra Hidan e analisar Kakuzu, ele consegue se manter firme. A qualidade da animação durante esta batalha é difícil de exagerar, rivalizando legitimamente com a de alguns dos filmes de Naruto.
3. “A batalha final”
Naruto: Shippuden — Episódio 476
Como esperado do confronto final de Naruto e Sasuke, a qualidade visual vista em “The Final Battle” de Naruto: Shippuden é absolutamente brilhante. A batalha entre a icônica dupla é o último grande conflito da série e, de muitas maneiras, simbolizou o fim de uma era não apenas para a Vila da Folha Oculta, mas para todo o meio anime.
“The Final Battle” faz vários retornos para a primeira luta de Naruto e Sasuke no Vale Final, espelhando diretamente sua batalha original em várias ocasiões. Isso, aliado ao fato de que cada personagem é o mais forte que já foi, cria o ambiente perfeito para um último espetáculo. O estúdio de produção do anime entendeu claramente a importância dessa cena, resultando na luta mais bem animada envolvendo os dois personagens principais de Naruto: Shippuden.
2. “Estou no inferno”
Naruto: Shippuden — Episódio 345
A maioria dos melhores momentos de Naruto envolve seus heróis icônicos, mas em alguns casos, as cenas mais evocativas da franquia envolvem a história de fundo de seus vilões torturados. A narrativa de Obito Uchiha certamente se enquadra nessa categoria – especialmente sua ofensiva vingativa contra os shinobi da Névoa Oculta após a morte de Rin Nohara.
Quando Obito testemunha a morte de Rin, ele desencadeia a fúria total e desenfreada do Clã Uchiha, usando uma combinação de Células Hashirama e habilidades Mangekyo Sharingan para eliminar impiedosamente todos os ninjas da área. Como visto em vários dos episódios mais bem animados de Naruto, a chuva cai sobre o campo de batalha durante a matança de Obito, o que adiciona uma camada desconfortável de beleza às ações horríveis que ocorrem na tela. Isso, juntamente com a grande variedade de técnicas impressionantes usadas pelo antagonista, tornam “I’m In Hell” tão visualmente impressionante quanto doentio.
1. “Kakashi Vs. Obito”
Naruto: Shippuden — Episódio 375
Raramente em animes um enredo se encaixa de forma absolutamente perfeita, mas no caso da longa rivalidade de Kakashi Hatake com Obito Uchiha, é exatamente isso que acontece. As sementes para seu conflito são semeadas durante a série original de Naruto, e ao longo do curso de Naruto: Shippuden, seu relacionamento é lentamente mas certamente desenvolvido, eventualmente resultando em sua batalha climática um contra o outro durante a Quarta Guerra Mundial Shinobi.
Desde o salto, a luta de Kakashi com Obito é um esplendor visual, usando coreografias belíssimas, retornos bem posicionados e animação fluida para representar o vínculo inseparável da dupla. Enquanto trocam golpes, Naruto: Shippuden alterna entre seus eus mais jovens e mais velhos, reforçando visualmente a profunda história que existe entre eles. Embora seja difícil argumentar que qualquer rivalidade é maior do que a entre Naruto e Sasuke, a animação vista ao longo de “Kakashi Vs. Obito” é mais do que boa o suficiente para colocar as coisas em questão.
Adriana Kvits é uma amante fervorosa da cultura japonesa, com um profundo amor por animes e mangás. Sua dedicação em explorar e compartilhar as complexidades dessas narrativas a torna uma voz apaixonada e uma guia confiável no emocionante mundo otaku.