One Piece finalmente abordou um dos maiores mistérios da longa história da série, provocando a primeira aparição da mãe do protagonista, Monkey D. Luffy. Embora a relação de Luffy com seu pai, o líder do Exército Revolucionário, Monkey D. Dragon, também seja alvo de muita especulação, a mãe do futuro Rei dos Piratas é um mistério ainda maior, e ela parece totalmente influente para a história, até agora. Enquanto alguns argumentam que One Piece tem muitos mistérios, este está na mente dos fãs há algum tempo.
Luffy nasceu na aldeia de Foosha, uma província remota do Reino de Goa, no Mar Azul Oriental. Seu pai é um dos homens mais procurados do mundo, o líder do Exército Revolucionário, que antagoniza abertamente e tenta derrubar o tirânico Governo Mundial. No entanto, após seu nascimento em One Piece, Dragon deixou Luffy sob os cuidados do futuro avô do Chapéu de Palha, Monkey D. Garp, um lendário herói da Marinha que treinou Luffy para se tornar um grande fuzileiro naval no futuro. Nada foi dito sobre a mãe de Luffy, nem mesmo seu nome. Quando o garoto tinha 6 anos, sua vida mudou para sempre depois de conhecer Shanks de cabelos vermelhos e sua tripulação de piratas, que estavam estacionados em Foosha por algum tempo. Esse encontro inspirou Luffy a se tornar um pirata, para desespero de Garp, e ele finalmente partiu para sua aventura depois de completar 17 anos.
Um detalhe sutil de One Piece pode revelar a mãe de Luffy
Embora Dragon e seu Exército Revolucionário tenham desempenhado um papel maior na Saga Final da série, o autor de One Piece, Eiichiro Oda, afirmou que a mãe de Luffy nunca seria introduzida, já que ele não está interessado em explorar essa parte da história. No entanto, em uma história extra que aparece no capítulo #1057 como uma ligação com One Piece Film: Red, uma mulher misteriosa segurando um bebê aparece em um painel, levando os fãs a especular que ela poderia ser a mãe de Luffy. A mulher aparece em um flashback de Shanks, cantando uma canção de ninar para seu bebê. Isso inspira o poderoso Yonko a cantar para sua própria filha bebê, Uta, que então cresce para se tornar uma cantora mundialmente famosa.
Não há confirmação oficial de que as figuras vistas no painel sejam o bebê Luffy e sua mãe, mas considerando que Eiichiro Oda raramente faz algo sem um propósito específico, muitos fãs especularam que esse poderia ser o caso. O momento não condiz com o que se sabe sobre a história passada de Luffy, já que o primeiro encontro de Luffy com Shanks deveria ter sido quando ele tinha 6 anos. No entanto, não há razão para pensar que Shanks não visitou a aldeia de Foosha antes. Na verdade, considerando que os Piratas de Cabelos Vermelhos o usavam como uma base segura, seria improvável que eles já não estivessem familiarizados com o lugar. Isso também pode implicar que Shanks conhecia a mãe de Luffy, e talvez até mesmo Dragon, o que torna a relação entre os dois rivais pelo título de Rei Pirata ainda mais próxima.
Como costuma acontecer com One Piece, sempre que um mistério parece prestes a ser resolvido, muitos novos surgem. Oda afirmou uma vez (na SBS para o volume 78) que ele considera “mãe” o oposto de “aventura”, e é por isso que muitos de seus personagens têm mães mortas ou desaparecidas. Considerando isso, não é provável que a mãe de Luffy tenha um papel na história e, se for realmente ela no capítulo #1057, este painel pode continuar sendo sua única aparição. Os fãs de One Piece ainda podem esperar saber mais sobre ela quando mais detalhes sobre o relacionamento de Luffy com seu pai Dragon forem mais explorados na Saga Final.
Adriana Kvits é uma amante fervorosa da cultura japonesa, com um profundo amor por animes e mangás. Sua dedicação em explorar e compartilhar as complexidades dessas narrativas a torna uma voz apaixonada e uma guia confiável no emocionante mundo otaku.