Com o Despertar de sua Fruta do Diabo, Luffy se tornou o “Guerreiro da Libertação”, assumindo o manto de Joyboy ao liberar seu novo poder.
Joy Boy sempre foi uma das figuras mais misteriosas de One Piece e, nos últimos 900 anos, houve poucas evidências de que ele existisse. Joy Boy foi sugerido pela primeira vez no capítulo 628 de One Piece, quando Nico Robin lê o Ryugu Poneglyph em Sea Forest. O título de Joy Boy foi então referenciado inúmeras vezes depois disso, deixando muitos a se perguntar quem era Joy Boy. Felizmente, o arco de Wano revelou grandes informações sobre a identidade de Joy Boy.
Ao ler o antigo Ryugu Poneglyph em Sea Forest, Nico Robin pondera seu significado, observando que poderia ser uma carta de desculpas aos Fishmen. Também foi revelado que Gol D. Roger, o ex-Rei dos Piratas, gostaria de ter vivido na mesma época que o Joy Boy de One Piece ao aprender a verdadeira história do mundo em Laugh Tale. Ambas as informações levam os fãs a teorizar que Joy Boy foi uma figura proeminente nos anais da história, apesar do fato de que a confirmação de sua existência foi suprimida pelo Gorosei e pelo Governo Mundial. Também digna de nota é a teoria de que “Joy Boy” não é uma pessoa, mas sim um manto usado por quem está tentando libertar o mundo da opressão. Esta ideia é ainda apoiada por King acreditar que Kaido poderia ser uma figura semelhante a Joy Boy, e Kaido perder a crença de que Luffy poderia ser Joy Boy.
Joy Boy é um manto herdado por aqueles com o poder de libertar o mundo
Em Wano, essa teoria se provou correta, pois Zunesha anuncia que pode ouvir os “Tambores da Libertação” mais uma vez, e proclama que Joy Boy voltou. Esses tambores coincidem com os batimentos cardíacos de Luffy e seu Devil Fruit Awakening. Além disso, o mangá muda para a perspectiva de Gorosei, onde é revelado que Luffy’s Devil Fruit não é o Gomu Gomu no Mi, mas na verdade é um Zoan Mítico, o Hito Hito no Mi: Model Nika. Diz-se que o guerreiro que possui o poder de Nika concede ao corpo do usuário uma liberdade incomparável, sendo apenas limitado por sua imaginação. Além disso, essa descrição coincide com os temas de liberdade tecidos ao longo de One Piece, já que um dos Gorosei menciona que, ao colocar sorrisos nos rostos daqueles que o cercam, aquele que possui o Hito Hito no Mi: Model Nika é “a personificação do guerreiro da libertação”.
Todas essas informações se juntam para revelar dois aspectos muito importantes da história de One Piece. Em primeiro lugar, Luffy não é a reencarnação de Joy Boy, mas parece que “Joy Boy” realmente é apenas um título dado a quem detém o poder de libertar o mundo. Em segundo lugar, o Joy Boy do passado realmente tinha os poderes do Hito Hito no Mi: Modelo Nika, já que Zunesha, um ser centenário associa o Despertar desta Fruta do Diabo à presença de seu companheiro há muito perdido.
A revelação de quem é Joy Boy é uma que se encaixa perfeitamente na narrativa estabelecida de One Piece. Embora alguns fãs já tenham se preocupado que Luffy viria a ser a reencarnação de Joyboy, este não é o caso. O uso da existência do antigo Joy Boy só serve para amplificar os temas da vontade herdada, já que mais de 900 anos depois sua vontade ainda está sendo levada adiante através de Luffy e do próprio Hito Hito no Mi. Em sua Saga Final, One Piece provavelmente revelará ainda mais sobre o passado do antigo Joy Boy e sua conexão com o Governo Mundial, que caça sua Fruta do Diabo há séculos.
Adriana Kvits é uma amante fervorosa da cultura japonesa, com um profundo amor por animes e mangás. Sua dedicação em explorar e compartilhar as complexidades dessas narrativas a torna uma voz apaixonada e uma guia confiável no emocionante mundo otaku.