Uma das características mais notáveis da série Naruto é que os vilões raramente permanecem assim até o final, já que suas vidas e perspectivas são alteradas após lutar contra o personagem principal da série. No entanto, os feitos de um vilão em particular foram tão vis que ele não merecia ser redimido por Naruto. Em um mundo repleto de ninjas poderosos capazes de feitos incríveis e terríveis, a guerra e a violência governaram muitas de suas terras com mão de ferro. Ainda assim, ninguém chegou perto da crueldade desumana exibida por Nagato/Pain quando ele assumiu o controle da Vila Escondida na Chuva.
Na fatídica missão de Jiraiya de coletar informações sobre o líder da organização terrorista Akatsuki, ele se infiltrou com sucesso na vila da Chuva e sutilmente capturou e interrogou um guarda shinobi. No entanto, no capítulo #369, intitulado “Sobre a Dor”, o mentor de Naruto aprendeu a verdade brutal e terrível do que aconteceu com o líder anterior da Vila da Chuva, Hanzo da Salamandra Gigante, que era temido e respeitado em muitas aldeias ninjas. O novo senhor da aldeia Rain e líder da Akatsuki, Pain, não matou apenas Hanzo; Ele garantiu que qualquer pessoa ligada a ele pagasse com suas vidas em um ato de quase genocídio que não tem paralelo em toda a série.
A dor matou sistematicamente todos os homens, mulheres e crianças ligadas a Hanzo
O ninja da Chuva capturado revelou a Jiraiya que a guerra civil da terra havia acabado há muito tempo graças à “Retribuição do Senhor Pain”. Ele ainda revelou que Pain “… também matou os pais, a esposa e os filhos [de Hanzo]. Mesmo parentes e colegas distantes, até o último bebê… até que nada e ninguém restou”. Os fãs da série sabem a verdade da identidade de Pain e a história comovente das origens de Nagato. Ainda assim, a destruição absoluta da linhagem de Hanzo e o assassinato de crianças que estavam apenas nominalmente ligadas ao ex-líder da Vila da Chuva parece mais do que alguns passos longe demais, mesmo que Hanzo tenha matado o melhor amigo de Pain, Yahiko.
O mundo de Naruto é certamente cruel, mas mesmo os arqui-vilões da série, Madara Uchiha e Kaguya Otsutsuki, nunca demonstraram tamanho desrespeito pela vida humana. Mesmo Orochimaru, que é visto realizando experimentos em seres humanos como um cirurgião louco, nunca chegou ao tamanho que Pain fez em sua cruzada contra Hanzo. Matar todo mundo que estava mesmo remotamente ligado ao ex-líder da Chuva é muito próximo do conceito de genocídio. E, no entanto, como é de praxe na série, no final da luta épica de Naruto com Pain ele acaba redimindo Nagato.
Os crimes de Nagato eram grandes demais para a redenção
Esse foi um momento poderoso para Naruto, que deixou de lado seu desejo de vingança pela morte de seu mestre Jiraya e a destruição de Konoha nas mãos de Pain. Perdoar Nagato provou a força de sua convicção de querer acabar com o ciclo aparentemente interminável do ódio. É um hábito (muitos fãs dirão ruim) da série que mesmo os vilões mais desprezíveis têm um motivo para suas ações, e no final eles sempre são redimidos de uma forma ou de outra. No entanto, o que Nagato fez com a família, colegas e associados de Hanzo é um dos piores crimes (talvez o pior) visto na série. Isso torna Nagato/Pain um forte candidato ao título de pior vilão de Naruto, e sua redenção final ainda mais questionável.
Adriana Kvits é uma amante fervorosa da cultura japonesa, com um profundo amor por animes e mangás. Sua dedicação em explorar e compartilhar as complexidades dessas narrativas a torna uma voz apaixonada e uma guia confiável no emocionante mundo otaku.