Tony Dalton foi a escolha perfeita para The Last Of Us, mas é triste pensar que provavelmente não o veremos novamente
Atenção: este artigo contém spoilers da segunda temporada, episódio 6, de The Last of Us.
Enquanto o personagem de Peck era um papel descartável e sem nome, o personagem de Dalton é bastante crucial: ele interpreta o pai de Joel e Tommy. The Last of Us é conhecido por iniciar seus episódios com aberturas misteriosas que se conectam à trama principal ou que antecipam acontecimentos futuros. A abertura do episódio 6 da segunda temporada – um flashback de uma discussão entre o jovem Joel e seu rigoroso pai em 1983 – cumpre ambas as funções. Dalton foi a escolha perfeita para esse papel, mas é provável que esse personagem não retorne.
Tony Dalton interpreta o pai de Joel e Tommy no flashback de 1983
O pai de Joel e Tommy era um policial rigoroso
Além dos momentos finais ambientados na chuvosa Seattle, o episódio 6 da segunda temporada é contado inteiramente através de flashbacks. A maioria dessas recordações ocorre nos aniversários de Ellie ao longo dos anos, mas o primeiro nos leva até 1983, mostrando Joel e Tommy como adolescentes em Austin, Texas. Tommy teme que o pai o castigue ao chegar em casa após uma briga que surgiu de um negócio de maconha mal-sucedido, mas Joel se oferece para assumir a culpa – e a surra – por ele.
Ao chegar, descobrimos que o pai deles é, na verdade, um policial – papel interpretado por Tony Dalton. Joel mente, dizendo que a briga foi culpa dele, mas o pai já havia sido informado pelos policiais de que a responsabilidade era de Tommy. Recusando-se a permitir que o pai castigue Tommy, Joel e seu pai acabam tendo uma conversa sincera sobre como o pai dele, o avô de Joel, era ainda mais abusivo, e como, apesar de cometer muitos dos mesmos erros, ele tem se esforçado para ser melhor com seus próprios filhos.
Como a cena na varanda de Joel com Ellie se conecta ao flashback
Joel repete parte da sabedoria de seu pai para sua própria filha
Perto do final do episódio, há uma cena em que Ellie conversa com Joel na varanda. Esta sequência é uma fusão de dois momentos retirados do jogo. Na adaptação televisiva, Joel confessa o que fez no hospital e Ellie promete tentar perdoá-lo, tudo acontecendo na mesma cena. Esse momento remete diretamente à abertura com o pai de Joel, reforçando como é fácil para Joel mentir para aqueles que ama e como essas mentiras são rapidamente percebidas.
A escalação de Tony Dalton é excelente, mas é duvidoso que ele retorne em The Last Of Us
Provavelmente, ele é apenas um convidado especial
Dalton foi a escolha ideal para interpretar o pai de Joel e Tommy; ele é um dos poucos atores em Hollywood com o carisma necessário para ter, de forma convincente, sido pai de figuras tão intensas como as encarnações de Pedro Pascal e Gabriel Luna. No entanto, infelizmente, é improvável que ele retorne. Seu papel parece se limitar a uma participação especial, e, a menos que haja uma necessidade de revisitar a infância de Joel e Tommy em futuras temporadas, provavelmente não o veremos novamente.

Adriana Kvits é uma amante fervorosa da cultura japonesa, com um profundo amor por animes e mangás. Sua dedicação em explorar e compartilhar as complexidades dessas narrativas a torna uma voz apaixonada e uma guia confiável no emocionante mundo otaku.