Atenção: contém spoilers do episódio #3 e volume #11 da 23ª temporada de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba.
A 3ª temporada de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba acabou de terminar, e pode ter finalmente explicado um dos maiores mistérios do mangá. O arco de “Swordsmith Village” terminou com a grande revelação de que Nezuko, ao contrário de todos os outros demônios, não pode ser morta pela luz solar, o que a colocou no centro do arco final devido a Muzan querer comê-la para obter essa mesma imunidade e se tornar verdadeiramente imortal. Apesar de ser um evento tão significativo, no entanto, o mangá nunca explicou por que Nezuko era imune à luz solar, nem mesmo em nenhum databook, e se tornou uma das maiores coisas não resolvidas até o final da série.
O mangá de The Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba nunca explicou a imunidade de Nezuko à luz solar, mas o anime pode ter finalmente respondido. Durante a representação do final da 3ª temporada de Demon Slayer de Tamayo analisando o sangue de Nezuko, é mostrado que o sangue de Nezuko tem elementos azuis, e como o Lírio Aranha Azul tem o poder de curar Muzan de sua fraqueza à luz do sol, o anime pode estar revelando que a imunidade de Nezuko vem do Lírio Aranha Azul em algum momento. Uma justificativa para isso pode ser encontrada em um dos databooks, e isso explicaria uma das reviravoltas finais da série e tornaria o fracasso de Muzan ainda mais irônico.
A imunidade à luz solar de Nezuko em Demon Slayer está ligada ao Lírio Aranha Azul
Nezuko ter comido o Lírio Aranha Azul em algum momento poderia explicar sua imunidade à luz solar, e Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba já trabalhou para justificar isso. De acordo com o segundo databook oficial, o Lírio Aranha Azul floresceu perto da casa da família Kamado, com Tanjiro sendo mostrado sua localização por sua mãe em algum momento. O mesmo databook também diz que Tanjiro foi a única criança a vê-los florescer, mas isso não significa que seus irmãos nunca os viram, então Nezuko ainda poderia ter visto e comido o Lírio Aranha Azul em algum momento, o que acabaria resultando em ela se tornando imune à luz solar como um demônio.
Algo assim também poderia explicar uma das reviravoltas finais do mangá Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba. Momentos antes da morte de Muzan, Muzan transformou Tanjiro em um demônio em uma tentativa desesperada de manter seu legado vivo, e assim como Nezuko, Tanjiro estava imune à luz do sol com pouca explicação além de ele ser irmão de Nezuko. No entanto, seguindo a teoria de que a imunidade de Nezuko veio de comer o Lírio Aranha Azul, então a imunidade de Tanjiro poderia ter a mesma explicação, e isso poderia adicionar muito mais lógica ao que de outra forma era um par de reviravoltas mal explicadas.
Lírio Aranha Azul de Demon Slayer torna o fracasso de Muzan ainda melhor
A família Kamado saber onde o Lírio Aranha Azul floresceu pode explicar como Nezuko foi capaz de se tornar imune à luz solar, e também trabalha para adicionar ainda mais profundidade ao fracasso de Muzan. No capítulo final de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba, é revelado que o Lírio Aranha Azul só floresce algumas vezes por ano durante o dia, o que significa que Muzan passou séculos procurando algo fisicamente impossível para ele obter. A ironia disso é muito evidente, e se torna ainda mais forte se Tanjiro e Nezuko realmente ganharam o poder que Muzan buscava graças à humanidade que Muzan desprezava.
Essa ironia destaca a maior falha de Muzan na série: seu total desprezo pela humanidade. Muzan nunca foi capaz de entender o valor da humanidade e, ao contrário de outros demônios, ele levou seu ódio para o túmulo quando sua jogada final desmoronou bem na frente dele. Assim, se Tanjiro e Nezuko conseguiram sobreviver em parte devido ao Lírio Aranha Azul, que eles só tiveram por causa de sua humanidade, então esse ponto consegue ser vendido ainda mais. Tudo isso adiciona muita profundidade a Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba, e o anime adicionando a isso explicando melhor os poderes de Nezuko desempenha um grande papel nisso.
Adriana Kvits é uma amante fervorosa da cultura japonesa, com um profundo amor por animes e mangás. Sua dedicação em explorar e compartilhar as complexidades dessas narrativas a torna uma voz apaixonada e uma guia confiável no emocionante mundo otaku.