O mais negligenciado dos três tipos de jutsu, o genjutsu envolve a criação de poderosas ilusões. Aqui estão as técnicas mais fortes.
Talvez a mais subutilizada das três categorias de jutsu praticadas pelos shinobi no mundo de Naruto, o genjutsu envolve a criação de ilusões através da manipulação do fluxo de chakra de um inimigo. Ao fazer isso, os shinobi podem prender seus adversários em um estado onírico que os torna vulneráveis a ataques físicos ou os incapacita completamente, deixando-os praticamente vencidos. Divergindo das construções físicas e efeitos tangíveis do ninjutsu em Naruto, o genjutsu se concentra na manipulação do sistema nervoso cerebral.
Enquadrando-se na ampla subdivisão do jutsu Yin Release devido à forma como ele manipula a imaginação, as técnicas de genjutsu podem ser executadas de várias maneiras: com a ajuda de dojutsus como o Sharingan, Mangekyo Sharingan, Rinnegan ou Rinne-Sharingan, bem como com sinais de mão ou o auxílio de invocações. Certos shinobi, como Itachi Uchiha, Kurenai Yuhi e Gengetsu Hozuki, especializaram-se em genjutsu, usando suas habilidades para criar imagens distorcidas da realidade que confundem os oponentes e os deixam incapazes de revidar. Os genjutsus em seu arsenal estão entre as técnicas mais fortes da série, tornando-os oponentes formidáveis para qualquer um.
10. Flauta Demoníaca: Correntes Sonoras Fantasmas
Lançada por Tayuya, do Quarteto Sonoro, com a ajuda de sua flauta, essa técnica de genjutsu estreou durante a Missão de Recuperação de Sasuke da Parte I, quando ela enfrentou Shikamaru. Sua maior força reside na amplitude de sua eficácia, onde qualquer um que ouça a música da flauta será forçado a suportar uma ilusão de seus membros sendo amarrados, seguido por visões mórbidas dos referidos apêndices derretendo completamente.
Isso enfraquece a força mental da vítima, que se sente impotente nesse estado. Depois de absorver o DNA de Tayuya. Kabuto Yakushi também foi capaz de executar esta técnica, embora sua versão tenha produzido uma ilusão ligeiramente diferente.
9. Ilusão Demoníaca: Morte de Amarração de Árvores
O trunfo de Kurenai Yuhi, um dos mais poderosos usuários de genjutsu de Konoha, Demonic Illusion: Tree Binding Death gera uma ilusão de um alvo sendo amarrado por uma árvore, o que os deixa contidos, mas conscientes. Uma vez imobilizados, os alvos podem ser descartados pelo usuário ou subjugados para questionamento.
Como tal, é frequentemente usado para interrogatórios e tem sido transmitido em Konoha por gerações. A técnica em si foi inicialmente concebida para criar a impressão de que o alvo estava lutando contra a Liberação de Madeira de Hashirama Senju, o Primeiro Hokage.
8. Ilusão Demoníaca: Edifício de vários andares fumegante
Uma técnica de assinatura do Segundo Mizukage, Gengetsu Hozuki, este jutsu faz uso de sua invocação, o Amêijoa Gigante, que libera quantidades copiosas de vapor que funciona como uma cortina de fumaça. Dentro do cenário nebuloso criado pelo molusco gigante, Gengetsu cria miragens realistas refletindo a luz do vapor. É um meio ideal para desviar e causar confusão dentro das fileiras inimigas, já que os oponentes não serão capazes de determinar a localização do rodízio ou do próprio molusco gigante.
Quando ativo, é impossível sentir Gengetsu ou o molusco gigante através de meios normais, e apenas o toque pode ser usado para distinguir a realidade da ilusão. As ilusões podem durar indefinidamente, e a única maneira de acabar com o genjutsu é encontrar o verdadeiro Amêijoa Gigante e derrotá-lo, embora ele esteja escondido dentro da miragem.
7. Templo da Técnica do Nirvana
Usado por Kabuto Yakushi para iniciar o Konoha Crush, o Templo da Técnica Nirvana é um genjutsu potente que pode embalar um grande número de vítimas em um sono profundo. Aqueles que caírem nela verão penas voando do céu até que finalmente adormeçam, e não podem ser acordados desse estado por meios convencionais.
Até agora, a única maneira conhecida de dissipar esse genjutsu é parar de adormecer enquanto as penas estão chovendo sobre eles, ou usar o Genjutsu Cancel quando perceberem que estão sob seu feitiço.
6. Ilusão Demoníaca: Canto de Confronto de Sapos
Outra técnica auditiva nesta lista, o Demonic Illusion: Toad Confrontation Chant é o genjutsu mais poderoso dos sapos do Monte Myoboku, com suas partituras tendo sido passadas ao longo de gerações. Enquanto a desvantagem deste jutsu é o tempo necessário para se preparar e alcançar a harmonia necessária para ativá-lo. Dito ser extremamente difícil de executar, este genjutsu só foi dominado pelos Dois Grandes Sapos Sábios, Fukasaku e Shima.
Uma vez ativo, ele prende qualquer um e todos sob seu feitiço, independentemente de seu poder ou nível de habilidade. A mente e o corpo de uma vítima serão selados dentro de uma barreira de água guardada por quatro samurais sapos, e o genjutsu só poderá ser desfeito quando o rodízio desejar, ou apunhalando as Espadas de Pedra secretas do Monte Myoboku através do coração da vítima. Foi usado pelos dois Grandes Sapos Sábios, durante as batalhas de Naruto e Jiraiya contra Pain.
5. Genjutsu: Técnica Bringer-of-Darkness
Usada por Hashirama Senju no mangá, e seu irmão Tobirama na adaptação do anime, essa técnica coloca uma ilusão nos olhos da vítima, onde eles são incapazes de ver nada além da escuridão negra. Isso os deixa extremamente vulneráveis a ataques, e representa um problema até mesmo para um shinobi altamente habilidoso, como o Terceiro Hokage, Hiruzen Sarutobi.
Usado pela primeira vez durante o Konoha Crush, este genjutsu cria a sensação de estar em um buraco profundo sem luz. No entanto, os alvos ainda poderão detectar ataques por outros meios. Na história, ele foi dissipado quando o Terceiro Hokage capturou seus oponentes e os selou com a ajuda do Selo Consumidor de Demônio Morto, o que fez com que a escuridão se dissipasse.
4. Izanagi e Izanami
Baseado na Técnica de Criação de Todas as Coisas do Sábio dos Seis Caminhos, Izanagi permite que um usuário do Sharingan reescreva a realidade enquanto o genjutsu estiver ativo. Considerada uma das habilidades mais valorizadas do Sharingan, essa técnica aplica a ilusão à própria realidade, e é mais frequentemente usada para evitar ferimentos graves ou morte. Uma vez que o usuário ativa o Izanagi, ele permite que ele anule qualquer coisa que aconteça com ele enquanto estiver ativo. Em troca, o Sharingan usado para executá-lo ficará cego, razão pela qual foi classificado como um kinjutsu. Ele pode ser codificado para ativar em uma determinada condição, como a morte do usuário, como visto no uso que Madara Uchiha faz dele.
Servindo como uma contrapartida para Izanagi, para evitar que ele seja usado em excesso, Izanami é um genjutsu que prende as vítimas em um loop infinito do qual elas não podem se libertar sem reconhecer os resultados reais de suas ações para aceitar seu destino. Ele é lançado memorizando e recriando sensações a partir de interações entre o rodízio e o alvo, e também resulta em cegueira no Sharingan usado para lançá-lo.
3. Tsukuyomi
Considerado um dos genjutsus mais poderosos da série, Tsukuyomi é a habilidade associada ao Mangekyo Sharingan de Itachi Uchiha. Ao contrário de seu outro genjutsu, que pode ser lançado quase sem esforço, Tsukuyomi requer contato visual para executar. Quando essa condição é atendida, a vítima ficará presa em uma ilusão onde Itachi pode manipular o tempo livremente e decretar dias de tortura em pouco mais de um segundo.
Argets são geralmente tornados comatosos, e poucos, se algum emerge da provação ileso. Métodos normais de combater genjutsu são ineficazes com Tsukuyomi, e apenas usuários extremamente poderosos do Sharingan podem se libertar da ilusão. A técnica é extremamente desgastante e é parte da razão por trás da cegueira de Itachi no final de sua vida.
2. Kotoamatsukami
A habilidade especializada Mangekyo Sharingan do renomado Shisui Uchiha, Kotoamatsukami é um genjutsu potente do mais alto calibre, concedendo aos usuários o poder de entrar na mente de um alvo e manipulá-lo sutilmente. Cria experiências falsas que fazem com que a vítima se sinta como se estivesse agindo por livre e espontânea vontade, mesmo quando não é realmente o caso.
O poder absoluto deste genjutsu tornou-o uma lenda, e tornou o Sharingan de Shisui extremamente procurado por várias partes, incluindo Danzo Shimura, que eventualmente o adquiriu. Kotoamatsukami só pode ser usado uma vez em dez anos, a menos que o usuário possua o DNA de Hashirama Senju. Mesmo com esse imenso aumento de poder, ele não pode ser usado mais de uma vez por dia, destacando o quão avassaladores seus efeitos podem ser.
1. Tsukuyomi Infinito
Facilmente o mais poderoso entre todos os genjutsus, o Tsukuyomi Infinito é capaz de prender todos os habitantes de um planeta em estado de transe. Aqui, eles experimentarão ilusões por toda a vida e, gradualmente, serão drenados de seu chakra para alimentar uma Árvore de Deus e seu fruto de chakra, transformando-se em Zetsu Branco no processo. Lançar este genjutsu requer que o usuário tenha um Rinne Sharingan, o chakra das Dez Caudas e, idealmente, dois Rinnegan para ser capaz de resistir à sua influência.
Esta técnica foi um fator central na Quarta Guerra Mundial Shinobi, onde as Forças Aliadas Shinobi lutaram contra os remanescentes da Akatsuki liderados por Madara e Obito Uchiha, que estavam tentando realizá-la como um meio de acabar com toda a guerra. Um rodízio deve refletir seu Rinne Sharingan na face da Lua, após o que a luz do Tsukuyomi Infinito brilhará em todo o mundo e prenderá todos no planeta dentro do genjutsu.
Adriana Kvits é uma amante fervorosa da cultura japonesa, com um profundo amor por animes e mangás. Sua dedicação em explorar e compartilhar as complexidades dessas narrativas a torna uma voz apaixonada e uma guia confiável no emocionante mundo otaku.