Matrix 5 pode finalmente resolver um debate de 22 anos sobre o Neo de Keanu Reeves, originado da cena mais confusa da franquia
Todos os filmes de Matrix contam com Reeves ao lado de Carrie-Anne Moss, interpretando Trinity, que ama Neo em várias versões da realidade e entre a vida e a morte. Sempre foi um dilema complexo determinar se Trinity amava Neo porque ele era o Escolhido ou se ele era o Escolhido porque Trinity o amava, com a profecia da Oráculo de que o Escolhido seria amado por Trinity. O status de Escolhido de Neo atrai muita atenção ao longo dos anos, e The Matrix 5 poderá esclarecer se esse status esteve em vigor o tempo todo ou não.
Matrix 5 pode definir se Neo foi o Escolhido em todas as versões da Matrix
Não está claro se Neo sempre foi o Escolhido na Matrix
Muitos parecem acreditar que Neo se tornou o Escolhido quando morreu e voltou à vida no primeiro Matrix, mas não está claro se ele foi o Escolhido em todas as versões da Matrix. The Matrix 5 poderá explorar essa questão, que é sutilmente levantada em cada filme da franquia. Em particular, embora a Oráculo diga a Neo que ele é o Escolhido em Matrix, o Arquiteto mostra a ele várias versões de si mesmo em Matrix Reloaded, o que confunde um pouco seu status de Escolhido. Outros podem ter assumido esse papel antes dele, ou, talvez, sempre tenha sido Neo.
Por que o Arquiteto mostrou a Neo várias versões dele em diferentes iterações
O Arquiteto quis controlar Neo
Neo precisa passar pela Oráculo e pelo Keymaker antes de conseguir encontrar o Arquiteto, e quando finalmente o confronta, ele é mostrado como sendo apenas uma entre muitas versões dele mesmo. O Arquiteto está tentando demonstrar a Neo que o Escolhido é apenas mais um sistema de controle inerente à Matrix, quebrando seu espírito e forçando sua ação. Havia múltiplas versões do Escolhido, segundo o que o Arquiteto diz — embora ele pudesse estar mentindo. The Matrix 5 pode ampliar essa curiosidade.
Embora não pareça que Neo tenha sido o Escolhido em todas as versões da Matrix, certamente há maneiras pelas quais ele poderia ter sido. Os poderes de Neo frequentemente desafiam explicação. Ainda assim, a Oráculo, agora interpretada por Mary Alice, confirma o que o Arquiteto diz quando Neo indaga por que ela não o informou sobre os Escolhidos anteriores. Ela responde que ainda não era o momento de ele saber. Em meio a esse mistério contínuo, os fãs devem aguardar ansiosamente a próxima parte de The Matrix para ver se essa questão finalmente será esclarecida, talvez por meio de flashbacks ou histórias prequelares que explorem outras iterações da Matrix.

Adriana Kvits é uma amante fervorosa da cultura japonesa, com um profundo amor por animes e mangás. Sua dedicação em explorar e compartilhar as complexidades dessas narrativas a torna uma voz apaixonada e uma guia confiável no emocionante mundo otaku.