Apesar de colocar Yuji Itadori como um protagonista bem elaborado, Jujutsu Kaisen decidiu cortar seu único interesse amoroso, Yuko Ozawa. Aqui está o porquê.
O romance não é um elemento importante no mundo cheio de ação de Jujutsu Kaisen, especialmente no arco de amadurecimento do protagonista Yuji Itadori, e é por isso que um personagem em particular foi cortado. Baseado no mangá serializado de Gege Akutami, Jujutsu Kaisen mergulha fundo no mundo dos espíritos amaldiçoados e feiticeiros profissionais de jujutsu que são responsáveis por controlar o fluxo e a liberação de Energia Amaldiçoada em seus corpos. Como Jujutsu Kaisen se passa em um reino onde Espíritos Amaldiçoados se alimentam de humanos desavisados, cabe aos feiticeiros de jujutsu equilibrar a existência precária dos humanos com o sobrenatural. Como a maioria das séries de anime explosivamente populares é centrada no plano de adiar a sentença de morte de Yuji até que todos os dedos de Ryomen Sukuna sejam consumidos, a série compreensivelmente tocou no interesse amoroso de Itadori até agora.
Grande parte do desenvolvimento do personagem de Itadori no anime é centrado em torno dele aderir à filosofia do “valor da vida”, que lhe permite avaliar suas conexões com aqueles ao seu redor. Geralmente justo, eticamente fundamentado, mas rápido para se irritar, Itadori carrega um traço sacrificial no âmbito de suas ações, provavelmente desencadeado pelas palavras finais de seu avô. Tendo crescido sem os pais, Yuji é visivelmente afetado pelo peso emocional das palavras finais de seu avô, que o exortam a ajudar ativamente as pessoas ao seu redor antes que seja tarde demais para ele fazê-lo. Após sua inscrição no Tokyo Jujutsu High, Itadori desenvolveu uma infinidade de habilidades, juntamente com a habilidade extremamente rara de conter a alma de Sukuna dentro de seu corpo mortal, o que compreensivelmente tem um alto custo. Assim, devido à natureza do assunto da série, e o foco inato em tramas convergentes, Jujutsu Kaisen omitiu completamente o único interesse amoroso de Itadori, Yuko Ozawa.
No mangá Akutami original, Yuko foi introduzida pela primeira vez como colega de classe de Itadori enquanto eles estavam no ensino médio. Yuko era inicialmente uma personagem tímida e reservada e parecia ter uma queda por Itadori depois que ela descobriu que ele gostava dela durante um momento difícil em que os outros a escolhiam por seu peso. Embora Yuko nutrisse sentimentos por Itadori por algum tempo, ela decidiu que não os revelaria a ele depois que eles tivessem uma conversa, embora tenha criado coragem para pedir para tirar uma foto juntos no dia de sua formatura. No capítulo 64 do mangá original de Jujutsu Kaisen, quando Itadori e Yuko se encontram novamente, ela finalmente decide revelar a verdadeira natureza de seus sentimentos para seus amigos Megumi e Nobara – que confirmam que Yuji ainda não tem uma namorada. Depois de descobrir que Yuji tem uma preferência por garotas altas, Yuko é encorajada até certo ponto, mas finalmente decide não revelar seus sentimentos no final. Em suma, isso é algo que não aconteceu no anime e pode não acontecer por algum tempo, se é que acontece.
Apesar de desempenhar um pequeno papel dentro do ambicioso enredo do mangá, a presença de Yuko é interessante, já que ela é posta como o único interesse amoroso de Itadori. Embora sua omissão na série de anime se destaque, é possível que os showrunners introduzam sua personagem de alguma forma em um futuro próximo. Além de dar vida a personagens intrincados e sequências de ação de tirar o fôlego, Jujutsu Kaisen é muito amado pelo retrato sutil de suas personagens femininas, como sintetizado no Arco de Eventos da Boa Vontade de Kyoto, onde personagens como Maki Zenin emergem como sutis e poderosos em sua representação como feiticeiros de jujutsu formidáveis. Tendo isso em mente, será interessante testemunhar as possíveis maneiras pelas quais o romance pode influenciar a narrativa como um todo, bem como se o potencial interesse amoroso de Itadori será concretizado de maneira significativa.
Independentemente de o romance estar nas cartas, Jujutsu Kaisen conseguiu revolucionar o gênero shonen desafiando e subvertendo normas e fórmulas estabelecidas do gênero. Personagens como Nobara não são reduzidos a meros artifícios da trama, pois cada indivíduo é postulado como fundamentalmente falho e parte integrante do desenvolvimento da série, que toma rumos complexos com a introdução de novos personagens. Isso é melhor exemplificado no tratamento de Itadori, que, ao contrário dos moldes da maioria dos protagonistas shonen, é limitado em sua capacidade de proteger aqueles que ama. Enquanto Yuji é poderoso e proficiente no uso da Energia Amaldiçoada, ele está vinculado a certas regras quando se trata de exercer seus poderes, já que seu destino está inexplicavelmente ligado ao de Sukuna. Submetendo-se ao poder de um demônio mal-intencionado, Itadori sofre em sua impotência inata, fazendo tudo o que está ao seu alcance para fazer o certo pelos valores que lhe são caros. É justamente por esses motivos que Itadori surgiu como um indivíduo – um homem comum – pelo qual vale a pena torcer.
Adriana Kvits é uma amante fervorosa da cultura japonesa, com um profundo amor por animes e mangás. Sua dedicação em explorar e compartilhar as complexidades dessas narrativas a torna uma voz apaixonada e uma guia confiável no emocionante mundo otaku.