Este drama de sucesso da Prime Video fez um paralelo com uma das maiores cenas de O Senhor dos Anéis

O que se segue contém spoilers para House of David, 1ª temporada, episódio 7, “David e Golias – Parte 1”, atualmente disponível na Prime Video.

A recente série da Prime Video, House of David, é um drama histórico baseado na história bíblica de Davi e Golias. Os espectadores foram introduzidos à trama em um momento de crise para o reino de Israel; o envelhecido rei Saul começava a sofrer surtos de aparente insanidade que o deixavam incapacitado, e a família real lutava para manter sua condição em segredo. Enquanto isso, na fazenda de seu pai, o jovem pastor Davi convivia com um desejo inominado e visões de um futuro que não compreendia. Quando o profeta Samuel chegou para dizer a Davi que Deus queria que ele substituísse Saul como rei, a família de Davi sabia da necessidade de manter essa mensagem perigosa em segredo. Após a descoberta do excepcional talento musical de Davi pela família de Saul, ele foi convocado ao palácio para acalmar o rei agitado, sem saber que Samuel já o havia ungido como seu substituto.

Jonathan Encorajou os Israelitas a Ter Fé em House of David

Imagem via Amazon Prime Video

O menino revelou que era Eliazar, filho de Aser, e Jonathan reconheceu o nome de seu pai. Ao devolver a espada, disse: “A casa de Aser tem nos servido por muito tempo. É uma honra lutar ao seu lado.” Eliazar abaixou a cabeça, visivelmente preocupado com a batalha que se aproximava, e Jonathan o tranquilizou: “Do que temos a temer? Deus está conosco.” Ao encarar o príncipe, Eliazar sorriu e assentiu. Quando Jonathan e Joabe se afastaram, Eliazar perguntou se Samuel chegaria para “abençoar a batalha.” Jonathan hesitou por um momento antes de responder: “Se for da vontade de Deus.” Fora do alcance de Eliazar, Joabe indagou: “Você acabou de dar falsas esperanças a esse garoto?” Jonathan respondeu com seriedade: “É melhor do que nenhuma esperança.”

Aragorn Deu Esperança aos Rohirrim em O Senhor dos Anéis

Imagem via New Line Cinema

A última marcha dos Ents em O Senhor dos Anéis: As Duas Torres marcou um ponto decisivo na Guerra do Anel, derrotando Saruman. Haleth foi interpretado por Calum Gittins, filho da roteirista de O Senhor dos Anéis, Philippa Boyens.

Enquanto Aragorn inspecionava a espada, Haleth afirmou: “Os homens dizem que não vamos aguentar até o amanhecer. Dizem que é impossível.” Após balançar a espada algumas vezes, Aragorn disse: “Esta é uma boa espada.” Devolveu-a a Haleth e acrescentou: “Sempre há esperança.” O comentário de Joabe sobre oferecer falsas esperanças não tem um paralelo tão direto, embora remeta a uma discussão entre Aragorn e Legolas, na qual este último acreditava que a morte dos Rohirrim era inevitável. Tanto em O Senhor dos Anéis quanto em House of David, os exércitos em menor número estavam certos em manter a fé, pois superaram as adversidades e derrotaram ameaças esmagadoras. J. R. R. Tolkien, autor do romance O Senhor dos Anéis, era um católico devoto, sendo apropriado que uma releitura de uma história bíblica se inspirasse nos filmes baseados em seu épico fantástico.

Resumo

O Senhor dos Anéis é uma franquia de fantasia de longa data criada por J. R. R. Tolkien. A série principal é composta por quatro livros fundamentais: O Hobbit, A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei, todos adaptados para o cinema. A narrativa gira em torno de Frodo Bolseiro, um hobbit, e de um grupo de heróis provenientes de diversos reinos, como o dos homens, o dos anões e o dos elfos. Juntos, com o grande mago Gandalf, eles embarcam em uma jornada arriscada pela Terra Média para levar o Um Anel até a Montanha da Perdição e destruí-lo, antes que possa corromper alguém e retornar às mãos da entidade maligna conhecida como Sauron, determinada a conquistar toda a Terra Média.

Os filmes originais e as prequelas, em especial O Hobbit, contam com Bilbo Bolseiro – tio de Frodo – que parte de sua casa em busca do tesouro de um dragão conhecido como Smaug. Durante a aventura, Bilbo se depara com o Um Anel, e acaba se envolvendo em uma grande guerra. A mídia mais recente da franquia é a série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, exibida exclusivamente na Prime Video.

Deixe um comentário