O anime de Pokémon estrelado por Ash Ketchum chegou oficialmente ao fim após quase 25 anos no ar, mas só porque a série terminou não significa que as aventuras de Ash tenham que – mesmo que alguns fãs tenham preferido que sim.
O episódio final da minissérie Pokémon: Aim to Be a Master certamente não pareceu um final de série enquanto assistia. Não houve despedidas longas e com Misty e Brock; os dois acabaram de se separar de Ash para ir para suas próprias cidades natais, porque sabem que o verão novamente em breve. Enquanto a Equipe Rocket se reconciliava, eles realmente não tinham nenhum tipo de conexão mais pessoal com Ash. E, no fim das contas, as cenas finais do episódio são muito parecidas com as do final das temporadas anteriores: Ash parte novamente para uma nova aventura, terminando até mesmo com as palavras “Next Time: A New Beginning!” exatamente como sempre acontece quando uma era termina e outra começa.
Pokémon Termina a história de Ash com uma nova aventura
O episódio tem uma abordagem que está mais de acordo com a perspectiva de Ash do que com os espectadores. Não é o fim para ele; é apenas mais um dia no mundo Pokémon. Sem flash-forwards, sem montagem de grandes momentos. Ash apenas fez uma pausa para voltar para casa e descansar antes de partir mais uma vez. Ash em um ponto vê Gary, que parabeniza seu ex-rival pela vitória de Ash no Pokémon World Coronation Series e seu novo status como Campeão, mas pergunta se conseguir isso o deixou mais perto de se tornar um “Mestre Pokémon”. Ash realmente não tem uma resposta para isso e passa grande parte do episódio contemplando a ideia. Enquanto ele se senta sob uma árvore com Pikachu em uma tempestade, Ash decide que o que significa ser um mestre é ser um amigo de todos os Pokémon do mundo – uma missão que nunca pode realmente terminar. Ao contrário da imagem da série, não se trata de pegá-los; Basta conhecê-los e apreciá-los.
É um final surpreendentemente contemplativo para a série, e mostra mais uma vez o quanto Ash amadureceu. A inclusão de Pidgeot no episódio ajuda a enfatizar esse contraste, já que o Ash que Pidgeot conhecia era muito diferente. Este pode não ter sido o final que os fãs queriam, já que grande parte das especulações se concentrou em coisas como ver Ash como um adulto, talvez com filhos próprios ou uma conexão com a nova série. Ao adotar a abordagem usual para um final de temporada para o final da série, enfatiza o fato de que as aventuras de Ash com Pikachu ainda continuam, mesmo que não estejamos mais assistindo. Os produtores de Pokémon disseram que veem Ash como eternamente jovem, sem desejo de envelhecer Ash, e este final é o maior exemplo disso. Não há problema em discordar de sua perspectiva, é claro, mas em termos do que eles estavam almejando, parece que o episódio final de Aim to Be a Master é exatamente o que eles pretendiam.
O futuro de Ash no anime Pokémon
A nova série que agora carrega a tocha do anime Pokémon, Pokémon Horizons, já se estabeleceu como muito diferente de como o anime era durante Ash. Há alguns indícios de que a série ainda se passa na mesma continuidade, portanto, uma participação especial não está fora de questão. A enfermeira Joy, por exemplo, ainda opera todos os Centros Pokémon. As chances de ver Ash em breve são bastante baixas, no entanto; a nova série precisa de uma chance de se estabelecer antes que Ash possa aparecer, já que sua aparição muito cedo ofuscaria os novos heróis e arruinaria seu próprio final. Não seria fora de linha, no entanto, aludir à existência de Ash, especialmente agora que ele é o campeão mundial e, presumivelmente, um nome familiar.
O final de Ash é a personificação do que ele sempre foi: uma aventura interminável filtrada pela maravilha de uma criança. Tentar mudar isso agora no final seria negar o que Pokémon é e sempre foi. Quer os fãs vejam Ash novamente algum dia ou não, ele e Pikachu ainda estão por aí vendo novos pontos turísticos e aprendendo coisas novas, e essa é a ideia que deve viver na mente dos fãs de Pokémon em todos os lugares.
Adriana Kvits é uma amante fervorosa da cultura japonesa, com um profundo amor por animes e mangás. Sua dedicação em explorar e compartilhar as complexidades dessas narrativas a torna uma voz apaixonada e uma guia confiável no emocionante mundo otaku.