Monkey D. Luffy é o protagonista do mangá e anime de One Piece. Ele é um personagem incrivelmente poderoso que deseja se tornar o novo Rei dos Piratas ao encontrar o tesouro de One Piece de Gol D. Roger. A fonte de seus poderes é o Gomu Gomu no Mi, ou seja, o Fruto do Diabo Gum-Gum recentemente se revelou um Fruto do Diabo muito mais poderoso e divino conhecido como Hito Hito no Mi. Esses novos poderes permitiram que Luffy usasse seus poderes de Gear Fifth e, para ajudá-lo a colocar as coisas em perspectiva, aqui estão episódios em que Luffy obteve cada uma de suas formas de Gear.
Os episódios em que Luffy ativa suas técnicas de Gear são: Episódio 272 para Grear Second, Episódio 288 para Gear Third e Episódio 726 para Gear Fourth. Luffy também acessou seus poderes de Gear Fifth no episódio 1071, que foi intitulado “Luffy’s Peak – Attained! Engrenagem 5”
O resto deste artigo será realmente uma breve visão sobre a evolução dos poderes de Luffy. Vamos dar-lhe um guia episódio a episódio de Luffy’s Gears e dizer-lhe em que episódio os Gears estrearam. Vamos falar apenas sobre a primeira vez que Luffy acessa cada Gear, já que cada Gear tem muitas técnicas diferentes que Luffy acessou ao longo do tempo.
Em que episódio Luffy usa Gear Second?
A primeira vez que Luffy acessa seus poderes de Gear Second (Gear 2) acontece no episódio 272 da série de anime, intitulado “Luffy is in Sight! Reúna-se na Praça do Tribunal”. Este foi o terceiro episódio da 9ª temporada de One Piece, e estreou em 23 de julho de 2006.
A técnica envolve Luffy acelerando o fluxo sanguíneo para toda ou uma parte específica de seu corpo para fornecer-lhe mais oxigênio e nutrientes. Isso o torna muito mais rápido e poderoso. A técnica usa ainda mais oxigênio e energia, consumindo muito alimento e fazendo com que Luffy fique ofegante.
O aumento de seu metabolismo faz com que ele fique mais faminto do que o normal ou até mesmo tenha um efeito semelhante a uma paralisia após o uso prolongado, como na segunda luta com Rob Lucci, onde Luffy só conseguiu deitar no chão. Lucci, um dos primeiros inimigos de Luffy a testemunhar isso, comparou o processo ao doping. O doping envolve a adição de mais glóbulos vermelhos à(s) parte(s) do corpo, o que, por sua vez, permite mais fornecimento de oxigênio e nutrientes para a(s) parte(s) do corpo.
No caso de Luffy, seus órgãos e vasos sanguíneos são feitos de borracha, permitindo que eles se expandam e se contraiam em grandes proporções sem rasgar. Essencialmente, Luffy aumenta o fluxo sanguíneo, forçando mais sangue através de seus vasos sanguíneos, aumentando assim sua capacidade de luta.
As melhorias deste modo para a fisiologia de Luffy permitem que ele use um novo e mais forte conjunto de técnicas que geralmente são suas técnicas antigas, mas são tão rápidas que até mesmo um assassino experiente teria dificuldade em vê-las. Luffy desenvolveu essa habilidade depois de conhecer CP9 e vê-los usar o soru.
Em que episódio Luffy usa Gear Third?
A primeira vez que Luffy acessa seus poderes de Gear Third (Gear 3) acontece no episódio 288 da série de anime, intitulado “Fukurou’s Miscalculation! Minha Cola é a Água da Vida!”. Este foi o sétimo episódio da 9ª temporada de One Piece e estreou em 3 de dezembro de 2006.
Luffy cobre a boca com o polegar, morde sua articulação, criando uma pequena abertura, e sopra com força nela, inflando seu braço. Feito isso, ele é capaz de transferir ar por todo o corpo, exigindo que seu tronco atue como uma interface para os vários membros. Luffy sopra tanto ar em seu corpo que, quando ele é embalado em um único membro, seu tamanho se torna equivalente (ou maior) ao de um gigante, sendo semelhante ao tamanho de Remos.
Usando sua fisiologia já forte, isso aparentemente dá ao seu braço mais massa e uma área maior para atacar usando muito mais força. No entanto, ele sacrifica sua mobilidade por essa força, já que seus membros são tão grandes que Luffy tem problemas para movê-los. Gear Third é geralmente usado quando a força física bruta é necessária, sendo os ossos a principal diferença entre esta forma e seu antigo movimento Gomu Gomu no Fusen.
Lá, sua forma de balão era macia e molhadinha como um balão normal, e enquanto os ossos inflavam, eles eram muito duros, semelhantes a um pneu inflado. Ao contrário do Gomu Gomu no Fusen normal, as balas saltam do Gear Third. Os ossos também são muito mais duros, o que significa que há muita compressão de ar ao usar o Gear Third, tornando-o não apenas um movimento “show” como Lucci pensou inicialmente, mas age como uma marreta de massa impressionante quando usado para atacar.
Devido à força bruta de Luffy, ele pode facilmente mover seu braço gigantesco. Entre seus ataques, Luffy puxa o ar de volta para seu peito e, em seguida, o muda para outra parte de seu corpo. A desvantagem é o tempo que leva para Luffy transferir e canalizar a quantidade de ar preso dentro de seus ossos, o que se torna uma desvantagem.
Em que episódio Luffy usa Gear Fourth?
A primeira vez que Luffy acessa seus poderes de Gear Fourth (Gear 4) acontece no episódio 726 da série de anime, intitulado “Gear 4! O Encadernado Fenomenal!”. Este foi o vigésimo quinto episódio da 17ª temporada de One Piece, e estreou em 17 de janeiro de 2016.
Para realizar essa técnica, Luffy morde o braço esquerdo acima do pulso e remove os chinelos. Ele então começa a injetar ar em seu braço enquanto o imbui com Busoshoku Haki.
O ar injetado faz com que seu braço engorde de forma semelhante ao Gear Third, e como nesta técnica, Luffy distribui o ar por todo o corpo, especialmente na parte superior. Luffy desenvolveu várias formas de Gear Fourth que se especializam em certos aspectos da técnica em detrimento de outros, formas que ele pode alternar entre à vontade, dependendo da situação.
Gear Fourth, apesar de todos os seus pontos fortes, tem vários pontos fracos significativos. Primeiro, ele parece ter um certo limite de tempo, após o qual Luffy voltará ao seu eu normal. O segundo e mais importante é que depois de usar essa técnica, Luffy está totalmente exausto sem ser capaz de se mover. De acordo com o próprio Luffy, ele não pode usar o Busoshoku Haki por pelo menos dez minutos.
Mesmo depois, Gear Fourth é muito exigente com o corpo e a resistência de Luffy; ele mal conseguiu revidar quando recuperou Haki dele depois de usar o Gear Fourth, e usá-lo brevemente uma segunda vez logo depois o deixou inconsciente.
Em que episódio Luffy usa Gear Fifth?
Gear Fifth é o mais recente Gear de Luffy, e ele o acessou no capítulo 1044 do mangá. Gear 5 é o ápice de um ano da evolução de Luffy e é o zênite atual de seus poderes e habilidades. Com isso, Luffy se torna ridiculamente forte e invencível, já que ele é incapaz de levar qualquer dano enquanto estiver nesta forma, como visto durante sua batalha com Kaidou.
Depois de um ano e meio, Luffy finalmente ativou Gear 5 no anime também, em 6 de agosto de 2023, no episódio 1071, que foi intitulado “Luffy’s Peak – Attained! Engrenagem 5”. Gear 5 havia sido previsto no episódio anterior e, oficialmente, o vimos brevemente no One Piece Film: Red, mas o episódio 1071 é quando ele realmente apareceu no anime pela primeira vez, e é por isso que este permanecerá como um dos episódios mais importantes de toda a série.
Agora, Gear 5 forneceu a Luffy alguns power-ups incríveis, e ele finalmente derrotou Kaidou após várias perdas (na verdade, ele havia perdido momentos antes de ativar Gear 5). Ao mesmo tempo, Luffy foi capaz de ativar a verdadeira natureza de sua Fruta do Diabo, que acabou sendo o Hito Hito no Mi, Modelo: Nika, uma lendária Fruta do Diabo, e não o Gomu Gomu no Mi, como todos pensaram por anos. Com isso, Luffy realmente se tornou basicamente invencível, e seus poderes e habilidades eram tais que poderíamos facilmente descrevê-los como exemplos de física de desenhos animados (toon force) no anime, o que é bastante raro na animação japonesa, já que o conceito foi padronizado na animação ocidental, mais notavelmente americana.
Então, o que aconteceu? Bem, Luffy parecia ser derrotado, e então, de repente, ele recebeu uma onda de novo poder, e ele se tornou tão forte que Kaido não podia fazer nada a respeito. Cada um dos ataques de Kaidou fez pouco ou nenhum dano, já que o corpo de Luffy era basicamente um pedaço de borracha. Luffy foi capaz de alterar sua forma para que ele pudesse se adaptar às armas e ataques de Kaidou, tornando-os completamente inúteis.
Ele foi capaz de mudar tanto seu tamanho que Kaidou parecia um anão, e ele também poderia usar a forma de dragão de Kaidou como uma corda de salto em uma das demonstrações mais ridículas de seu poder nesta batalha. Por fim, usando seu novo poder, Luffy finalmente derrotou Kaidou, deixando o temido destino do Imperador desconhecido, já que ele foi, junto com a Big Mom, jogado nas profundezas do País de Wano.
Claro, Gear 5 drenou muita energia de Luffy também, e levará algum tempo até que ele possa realmente dominá-lo, mas o pouco que vimos neste momento realmente indicou o que poderíamos realmente esperar de Gear 5 no futuro e como ele será uma das melhores armas de Luffy.
Adriana Kvits é uma amante fervorosa da cultura japonesa, com um profundo amor por animes e mangás. Sua dedicação em explorar e compartilhar as complexidades dessas narrativas a torna uma voz apaixonada e uma guia confiável no emocionante mundo otaku.