Daredevil: Born Again acaba de criar um buraco na trama do MCU que vai enlouquecer os nerds da linha do tempo

Este artigo contém spoilers de Daredevil: Born Again – Temporada 1, Episódio 4, “Sic Semper Systema”. Disponível para streaming na Disney+.

A espera pela ressurreição de Matt Murdock finalmente acabou. Uma década após Daredevil ter surgido na Netflix, ele retorna com nova vida. Apesar da popularidade, a série foi cancelada quando a Disney se uniu aos senhores dos estúdios Marvel. Mas nada pode manter Matt para baixo, e ele ressurge na série intitulada Daredevil: Born Again. Muitos aguardavam esse retorno, ainda que não sem sacrifícios.

Os fãs não devem esperar que esta nova série se assemelhe por completo à anterior. A violência pode persistir, mas Matt segue um caminho diferente, com aliados e inimigos renovados. Um desses novos personagens é Hector Ayala, também conhecido como o vigilante Tigre Branco. Com o poder de um amuleto místico, ele adquire habilidades aprimoradas para combater o crime. Após sua trágica morte no episódio anterior, o manto está pronto para ser assumido novamente – e, ao fazê-lo, surge um enorme buraco na trama de outra série que muda tudo.

O Tigre Branco foi Mencionado em Jessica Jones

Jessica Jones ganha a vida como investigadora particular – além de ser superpoderosa, com força, resistência e a capacidade de voar. Ela utiliza todas essas habilidades a seu favor enquanto enfrenta os traumas de seu tempo sob a influência insidiosa de Kilgrave. Mesmo sem buscar redenção, Jessica não hesita em ajudar os indefesos, geralmente com um copo de uísque na mão.

A estreia de Daredevil: Born Again trará o Tigre Branco, personagem com um legado sombrio e extenso nos quadrinhos que envolve diversos heróis. Os talentos de Jessica são tão notáveis que, mesmo quando ela e seu interesse ocasional, Luke Cage, estão em desavença – como no episódio “AKA You’re a Winner!” –, ela acaba sendo consultada para um caso. Antes de iniciarem, Jessica indica outro investigador particular com tarifas supostamente acessíveis. Na série da Netflix, Angela Del Toro é a profissional que Jessica tenta designar para ajudar Luke, e esse nome guarda sérias ligações com o Tigre Branco.

Angela Del Toro aparece em Daredevil: Born Again

Angela surge pela primeira vez como uma jovem no Episódio 3 de Daredevil: Born Again, durante o julgamento pelo assassinato de Hector. Essa não foi sua única aparição, pois ela retorna no Episódio 4, visivelmente triste e irritada com a morte de Hector, em busca de justiça. Porém, fica claro desde o início que essa não é a mesma personagem referenciada em Jessica Jones – ainda não há menção explícita de que possam existir duas Angela Del Toro.

A morte de Hector prepara o terreno para o enredo dos quadrinhos, no qual Angela eventualmente assume o manto do Tigre Branco. Nos quadrinhos, a polícia abate Hector nos degraus do fórum depois que ele teme enfrentar uma possível pena de prisão. Embora a história não seja idêntica, a ideia de Hector ser morto pela polícia permanece e contribui para a aceitação do título de Tigre Branco por Angela.

Jessica Jones será convidada para o MCU?

Em anos anteriores, a divisão entre o MCU e o universo da Netflix parecia bem definida. A Netflix mostrava os aspectos mais sombrios e cruéis da Marvel, sem fazer referência ao universo mais amplo onde os Vingadores se reuniam. Séries como Jessica Jones, Daredevil e The Punisher eram empreendimentos independentes, com cruzamentos pontuais. Porém, a inauguração oficial de Daredevil no MCU complica esse cenário.

Quão canônicas são as séries da Netflix? Quando Matt apareceu pela primeira vez em She-Hulk: Attorney at Law, parecia ser uma variante que não correspondia ao advogado que os fãs conheciam. Daredevil: Born Again pode ser vista tanto como uma continuação da série original quanto como uma reimaginação de personagens e enredos. Os trágicos eventos que dão início ao novo Daredevil fazem os fãs sentirem nostalgia dos dias em que Nelson & Murdock enfrentavam o mundo.

Os espectadores só podem esperar que isso não seja um prenúncio do que está por vir. Ainda há muito potencial, com muitas das séries da Netflix deixando expectativas no ar. Enredos famosos dos quadrinhos foram destruídos num instante. Após o cancelamento dessas séries, por exemplo, parecia improvável ver Jessica e Luke juntos novamente, como nos quadrinhos. Daredevil: Born Again já está programada para a produção da segunda temporada, possibilitando que os fãs reencontrem versões desses personagens tão queridos.

As habilidades do Tigre Branco também estão relacionadas a um personagem da Marvel que os fãs não vêem há algum tempo. O amuleto do vigilante mantém ligações com K’un-Lun, a cidade transdimensional repleta de propriedades místicas. Os poderes do Tigre Branco devem-se ao Jade Tiger, uma estátua quebrada originária da cidade. Hector encontra o amuleto por acaso, mas existem outros heróis relacionados a K’un-Lun que os fãs desejam ver novamente. Essa cidade é também o lar do Imortal Punho de Ferro, outra propriedade adaptada pela Netflix. Embora não esteja claro o quão profundamente Daredevil: Born Again explorará o misticismo da região, a série deixa a porta aberta para que o atual Punho de Ferro, Danny Rand, apareça.

A série da Netflix se divertia com a propriedade, mostrando as origens dos poderes de Danny antes que sua confident e entusiasta de espadas, Colleen Wing, os assumisse. Os fãs nunca viram a culminação dessa trajetória, mas nem tudo está perdido. A Disney abriu a oportunidade para revigorar personagens que poderiam ter sido esquecidos. Se Daredevil pode retornar ao mundo dos vivos, o mesmo pode ser dito dos colegas de Matt em Defenders, que tragicamente não tiveram uma segunda temporada. Embora nenhuma dessas aparições tenha sido confirmada, o sucesso de Born Again pode significar mais episódios para os fãs que sentem falta do universo da Netflix. Resta saber se a versão da Disney será uma sequência direta ou uma reimaginação radical – o que pode abrir espaço para trazer personagens inéditos, como Angela Del Toro, mesmo que isso contrarie eventos do passado.

Data de Lançamento: 4 de março de 2025

Showrunner: Chris Ord

Elenco


  • Charlie Cox
    Matt Murdock / Daredevil

  • Vincent D’Onofrio
    Wilson Fisk / Kingpin

Deixe um comentário