O trabalho duro deveria vencer o talento no mundo de Naruto, mas o protagonista abandonou essa ideia no meio do caminho e deixou os verdadeiros trabalhadores para trás.
O anime de longa duração de Naruto rapidamente se estabeleceu como um “big three” must-watch com seu intrigante sistema de combate, seus temas pessoais ressonantes, seu humor maluco e muito mais. O anime de Naruto manteve os espectadores envolvidos com mensagens instigantes e emocionalmente carregadas sobre ciclos de ódio e o poder do trabalho duro vencendo o talento, mas alguns desses temas centrais acabaram soando vazios.
No final, o protagonista Naruto Uzumaki completou seu arco pessoal de “zero a herói” e se tornou Hokage, como sempre sonhou, mas seu sucesso veio à custa da mensagem do anime de Naruto sobre azarões que alcançam os superastros. Esse tema foi o que tornou a fase pré-Shippuden tão grande, mas mesmo naquela era de ouro narrativa, Naruto Uzumaki começou a contradizer seu tema “trabalho duro bate tudo”, e isso se tornou pior em Naruto Shippuden.
Naruto Uzumaki era o ninja mais talentoso, afinal
O anime de Naruto dividiu aproximadamente seu elenco de personagens de acordo com quem tinha imenso talento natural, e quem tinha pouco ou nenhum. Neji Hyuga, por exemplo, contrastava fortemente com Rock Lee, o artista marcial, porque Neji tinha dons naturais formidáveis com seus olhos Byakugan e a técnica do Punho Gentil. Da mesma forma, o rival de Naruto, Sasuke Uchiha, teve o benefício de seus olhos naturais do Sharingan, enquanto Sakura Haruno lamentou sua falta de qualquer kekkei genkai ou jutsu escondido. Personagens como Kimimaro Kaguya e Gaara também foram apoiados como prodígios talentosos nascidos com tudo isso, mas no final, Naruto Uzumaki foi o ninja mais naturalmente talentoso de todos, independentemente de seu tema “trabalho duro bate tudo” nos primeiros dias do anime.
Em retrospectiva, os fãs de Naruto podem ver quantas vantagens sérias Naruto Uzumaki teve, independentemente de seu status de pária. Assim como Gaara, Naruto nasceu com o poder demoníaco de uma besta de cauda residindo em seu corpo, Kurama, a raposa de nove caudas, que serviu como armadura da trama ao longo da história. Kurama é uma besta que não deixa Naruto morrer, como foi visto logo no início quando Haku encurralou Naruto com seu jutsu de cristal de gelo na ponte de Tazuna. A partir daí, Kurama continuou a ser o melhor trunfo de Naruto, especialmente com o benefício do treinamento adicional de Jiraiya. Naruto sempre foi um ninja inventivo e engenhoso, o que ajudou a tirar a vantagem desses poderes do “modo deus” e fez com que ele se sentisse um trabalhador duro com ninjutsu legal para mostrar. No fim das contas, porém, Naruto realmente nasceu com todo o talento que precisava, mais até do que Neji, Kimimaro ou Haku.
Isso significava que Neji Hyuga realmente estava correto em seu duelo com Naruto na fase final do exame chunin, quando as visões deterministas de Neji sustentavam que alguns poucos nascem para a grandeza. Naruto denunciou as opiniões de Neji, mas no final, Neji estava certo, e o próprio Naruto provou isso. Nascer com o enorme poder de Kurama e ser a reencarnação de Asura Otsutsuki como uma criança do destino fez de Naruto o “filho da profecia” que foi colocado no caminho da grandeza desde o início. O anime de Naruto disfarçou isso logo no início com a falta de controle do personagem titular sobre Kurama e seu desconhecimento de sua linhagem Asura, mas na época de Naruto Shippuden, seu status havia mudado de “azarão sucateado” para “potência no estilo Goku”.
Rock Lee e Sakura Haruno ficaram para trás
O anime de Naruto tentou reforçar seu tema “trabalho duro bate tudo” com personagens paralelos como Rock Lee e Sakura Haruno, colegas do Konoha 11, mas o anime acabou deixando a bola cair nesse quesito. Por um breve período, Rock Lee foi uma versão mais genuína do status de azarão de Naruto, sem nenhum jutsu e confiando inteiramente no taijutsu e pura garra para se manter competitivo. Isso o tornou uma estrela de sucesso no arco do exame chunin, mas o anime logo abandonou seu personagem, dando-lhe apenas mais uma luta inconclusiva contra Kimimaro antes que ele se tornasse completamente irrelevante. Naruto e Rock Lee cresceram juntos como companheiros azarões, apenas para o anime enfatizar seu herói naturalmente talentoso e esquecer Rock Lee, cujo arco atingiu um platô. É quase como se Naruto estivesse zombando de seus próprios temas e personagens em favor da escala de poder com habilidades legais baseadas em Kurama.
O anime fez algo parecido com Sakura Haruno, que tinha alguns dons naturais para trabalhar, mas ela também bateu na parede. Sakura ganhou um brilho em Naruto Shippuden com jutsu médico, taijutsu especial e autoconfiança renovada, apenas para logo retomar sua posição como o elo mais fraco (e menos simpático) do Time 7. O trabalho árduo de Sakura valeu a pena trazer de volta Naruto Shippuden, mas então parou abruptamente.
Por que Naruto abandonou seu tema azarão
Está claro o que aconteceu no anime de Naruto, com a narrativa abandonando ou mesmo contradizendo seu tema “trabalho duro bate talento” para levar Naruto Uzumaki a alturas maiores, à custa de personagens como Rock Lee e Sakura. Quanto ao porquê, a resposta parece ser pura rasteira de poder, o que é de se esperar em um anime de combate shonen como este. Naruto e seus homólogos shonen como Ichigo Kurosaki, Monkey D. Luffy e Izuku Midoriya devem ficar cada vez mais fortes e aumentar o sistema de combate, mesmo que isso signifique recorrer a um poder imprudente ou a uma mudança no tom da história. Mesmo que “zero a herói” seja uma estrutura completamente válida para a jornada do herói, e o crescimento do personagem seja uma obrigação, animes como Naruto se empolgam e pagam o preço por isso. Outros animes como My Hero Academia e Bleach também pagam por isso, mas nem mesmo eles contradisseram seus temas centrais como Naruto fez.
Os arcos de Naruto Shippuden pediam vilões mais fortes, como a gangue da Akatsuki e Madara Uchiha, e os heróis tinham que se fortalecer para que pudessem enfrentar o exército de Madara, Ten-Tails e Kaguya Otsutsuki. O final do jogo climático foi tão grande que Naruto Uzumaki precisava ser um filho do destino extremamente talentoso para que ele pudesse realmente vencer contra essas chances esmagadoras. Se Naruto realmente nascesse sem nada e pacientemente construísse sua força, ele nunca teria tido uma chance. Pode ter sido emocionante ver Naruto Uzumaki usar coisas como o modo Sábio dos Seis Caminhos e o modo Asura Kurama para lutar contra esses vilões titânicos, mas isso significou sufocar as mensagens centrais ressonantes que definiram a série em primeiro lugar.
Adriana Kvits é uma amante fervorosa da cultura japonesa, com um profundo amor por animes e mangás. Sua dedicação em explorar e compartilhar as complexidades dessas narrativas a torna uma voz apaixonada e uma guia confiável no emocionante mundo otaku.