10 melhores animes que todo fã de Dungeons e Dragons deve assistir

Anime e Dungeons & Dragons são talvez dois dos hobbies geek mais populares que existem, e a única coisa que pode ser melhor para os fãs de ambos é quando eles se sobrepõem. Anime (particularmente shonen anime) é conhecido por alta ação e uma preferência por cenários de fantasia, tornando o apelo bastante óbvio para os fãs de D&D. Como D&D foi tão impactante no gênero RPG como um todo, e muitos animes de fantasia implementam elementos de RPG em sua narrativa, muitos animes devem mais de sua existência ao jogo de mesa do que os fãs poderiam esperar. Classes, habilidades e estatísticas – tudo isso eventualmente volta para D&D.

Existem muitos animes por aí que são realmente inspirados em jogos de mesa como Dungeons & Dragons. Há também muitas séries de anime que, apesar de não serem diretamente inspiradas, compartilham muito com a campanha média de D&D, em termos de como a história é estruturada e como os personagens se comportam. Isso se aplica tanto a cenários muito sérios quanto a cenários mais cômicos, nos quais muitas campanhas de D&D se transformaram. Aqui estão 10 ótimos exemplos de animes cômicos e sérios que se assemelham a D&D.

10 Caçador de Duendes

Caçador de Duendes

Goblin Slayer é uma série de anime muito sombria e séria que é diretamente inspirada em Dungeons & Dragons, e os fãs de D&D certamente notarão as referências ao popular jogo de mesa espalhadas por ele. O criador da série, Kagyu Kumo, até disse isso nas light novels originais. A série acompanha o Goblin Slayer, um lutador sem nome cuja única missão neste mundo é matar goblins, apesar dos caprichos dos deuses que controlam o mundo. É bastante curto, com apenas doze episódios e um filme no momento, mas sua popularidade garantiu uma segunda temporada de Goblin Slayer chegando em outubro de 2023.

9 Registro da Guerra de Lodoss

Registro da Guerra de Lodoss

A história original de Record of Lodoss War na verdade remonta a 1986, quando foi publicado pela primeira vez como um “Replay” de D&D em uma revista japonesa. Mais tarde, foi adaptado para um romance pelo Dungeon Master, e então eventualmente se tornou uma série de anime OVA de 13 episódios em 1990. A história de Record of Lodoss War acompanha o jovem filho de um cavaleiro caído chamado Parn, que acaba como o líder de um grupo de aventureiros vagando pela terra. Isso, é claro, se transforma em uma trama maior, com o destino do mundo em jogo, como as campanhas de D&D costumam fazer. Há também uma adaptação de anime de 27 episódios de 1998, que tem uma visão um pouco diferente da história.

8 A Ascensão do Herói do Escudo

A Ascensão do Herói do Escudo

O gênero Isekai ao qual The Rising of the Shield Hero pertence deve muito a D&D, e esta série não é exceção. Como um Isekai, a trama começa naturalmente com um Otaku do Japão chamado Naofumi sendo convocado para outro mundo como um herói. O giro original é que, para Naofumi, tem sido tudo menos uma fantasia escapista, pois apesar de receber um escudo lendário, ele é ridicularizado, antagonizado e rapidamente sai da cidade por causa de um crime que não cometeu. Naofumi acaba trabalhando com um monstro pássaro chamado Filo e uma garota tanuki chamada Raphtalia que costumava ser uma escrava, e ainda deve resolver os problemas deste mundo, apesar de como ele e seus companheiros são tratados. A série também deve ter uma terceira temporada em outubro de 2023.

7 Matador de Demônios

Matador de Demônios

Embora Demon Slayer não seja diretamente inspirado em uma campanha de D&D como alguns outros nesta lista, ainda é o tipo de anime que os fãs de jogos de mesa gostariam. Depois que sua família é massacrada, exceto por sua irmã, que foi transformada em um demônio, Tanjiro parte para vingar sua família e restaurar sua irmã ao normal. É uma missão digna de qualquer campanha, e é claro que as apostas continuam a ser levantadas à medida que Tanjiro aprende mais sobre demônios e ser um Demon Slayer. Tanjiro monta um grupo de seus companheiros jovens Demon Slayers, com a ajuda ocasional do mais experiente Hashira, e juntos são eles contra o mundo infestado de demônios.

6 Slayers

Slayers

Slayers pode ser um dos animes mais parecidos com uma verdadeira campanha de D&D, misturando humor pastelão e bufonaria com tramas sérias e mortais de “salvar o mundo”. A história acompanha Lina Inverse, uma feiticeira de imenso poder que se preocupa principalmente em aprender magia e ganhar dinheiro, mas muitas vezes acaba com o destino do mundo em seus ombros. Seus companheiros liam como uma típica festa de D&D: a extremamente legal Amelia, a guerreira Gourry e o padre obcecado por segredos Xellos. Slayers durou muito tempo, com 5 temporadas lançadas ao longo dos anos 1990 e 2000, então o estilo pode variar um pouco, mas é uma experiência hilária e cativante independentemente disso.

5 KonoSuba

KonoSuba

Outra série mais cômica, KonoSuba: God’s Blessing on this Wonderful World é um Isekai que segue Kazuma Satou, um NEET japonês que reencarna em um mundo de fantasia paralelo que funciona em mecânicas no estilo RPG depois de morrer da maneira mais embaraçosa possível. Kazuma acaba com a deusa inútil que o reencarnou, Aqua, a guerreira masoquista Escuridão, e um jovem mago que favorece explosões chamado Megumin. A festa é tão disfuncional quanto pode ser, levando a todo tipo de palhaçadas hilárias.

4 Daquela vez eu reencarnei como um limo

Daquela vez eu reencarnei como um limo

Assim como KonoSubaThat Time I Got Reincarnated As A Slime é um Isekai ambientado em um mundo que funciona com mecânicas de RPG, com seu protagonista Rimuru tendo sido reencarnado como um mero slime… embora um com algumas habilidades únicas incríveis. Rimuru faz uma barganha com um Dragão da Tempestade preso, ganhando enorme poder dele, e começa a refazer o mundo um lugar melhor para monstros, começando com uma vila de duendes. Slime tem sua parcela de guerra e ação, mas tem muito mais inclinação política do que a maioria dos Isekai, com um grande foco na construção da nação.

3 Feito em Abismo

Feito em Abismo

Made in Abyss se passa em um mundo mágico centrado em um poço gigante, aparentemente sem fundo, do qual artefatos mágicos são recuperados. Os exploradores que descem às profundezas (Cave Raiders) são muito admirados por Riko, uma jovem que pretende ser como sua mãe Cave Raider. Ela embarca em uma missão com um robô menino chamado Reg, mas as profundezas do Abismo são afetadas por uma maldição mortal que piora quanto mais fundo se vai. Apesar de estrelado por crianças, Made in Abyss não dá nenhum golpe em sua narrativa, mostrando o quão mortal e perigoso um ambiente de aventura no estilo D&D seria na masmorra mais pessimista do mundo.

2 Fullmetal Alchemist: Irmandade

Fullmetal Alchemist: Irmandade

Fullmetal Alchemist não se passa em um típico mundo de fantasia, mas sim baseado no início dos anos 1900, apresentando um sistema de “magia” único na forma de Alquimia, que obedece a regras muito rígidas semelhantes à magia de D&D. Seguindo os irmãos Elric, que pretendem restaurar seus corpos ao normal após uma tentativa desastrosa de ressuscitar os mortos, há poucas tramas mais adequadas para uma campanha de mesa. Naturalmente, essa busca acaba por estar ligada ao destino do mundo, e não é por acaso que os Elrics estão envolvidos. Embora a versão de 2003 de Fullmetal Alchemist e Brotherhood sejam ótimos relógios, o escopo mais amplo de Brotherhood o torna uma recomendação melhor para os fãs de D&D.

1 Samurai Champloo

Samurai Champloo

Ambientado em uma versão alternativa do Japão da era Edo, Samurai Champloo é estrelado por uma jovem, Fu, em sua busca para encontrar “o samurai que cheira a girassóis” e, para alcançar esse objetivo, ela arma dois samurais sem mestre para escoltá-la nesta missão, prometendo-lhes que podem retomar seu duelo assim que conseguirem. É uma longa e estranha missão em um Japão que está mudando, enfrentando todos os tipos de inimigos e encontros pontuais, dando à série uma estrutura que se parece muito com uma campanha de D&D. Embora a história de Samurai Champloo permaneça em grande parte pessoal, a dinâmica de festa entre os três personagens principais certamente parecerá familiar para jogadores experientes.

Existem muitas outras séries de anime por aí que levam depois de D&D, particularmente no gênero Isekai, que tanto ama tropos e mecânicas de RPG. Embora nem todas essas séries tenham o cenário clássico de fantasia, nem todas as campanhas de D&D ou de mesa, e isso não as torna menos adequadas aos gostos do jogador médio. O crossover entre anime e Dungeons & Dragons é surpreendentemente grande, tanto para os criadores de anime quanto para os fãs dele, e isso levou a uma ficção realmente ótima sendo produzida.

Deixe um comentário