O anime de Pokémon costuma jogar as coisas de forma bastante segura, não colocando seus personagens em muito perigo (fora dos filmes, pelo menos). Há uma grande exceção a isso logo no início da série, no entanto, onde Ash e Pikachu têm uma experiência fora do corpo.
No episódio “Tower of Terror”, Ash está partindo para a Torre Pokémon em Lavender Town, na esperança de encontrar um Pokémon do tipo Fantasma que ele possa usar para derrotar Sabrina, uma psíquica extremamente poderosa e líder do ginásio de Saffron City. Quando o grupo chega à noite, Misty e Brock têm medo de entrar no prédio à noite, mas acabam sendo convencidos a entrar. Ash e Pikachu rapidamente se veem vítimas de um brincalhão invisível, levitando móveis e geralmente assustando o grupo. Haunter e Gengar se tornam visíveis, então afundam pelo chão, mas enquanto Ash e Pikachu tentam perseguir, eles derrubam um lustre acima deles, que pousa em cima deles, deixando a dupla aparentemente morta.
Haunter extrai o espírito de Ash de seu corpo
Os Pokémon fantasmas removem Ash e Pikachu de seus corpos ao ver o incidente, fazendo com que eles assumam formas de fantasmas. Ash e Pikachu se juntam aos fantasmas para brincar e puxar pegadinhas em seus amigos. Os fantasmas tentam seduzir Ash e Pikachu para ficar e brincar com eles para sempre, mas Ash recusa, dizendo que ele precisa voltar em sua jornada. É sobre quando Misty e Brock encontram os corpos de Ash e Pikachu, e quando eles começam a surtar um pouco, os espíritos de Ash e Pikachu retornam, trazendo os corpos de volta à vida, aparentemente não pior para o desgaste.
Pokémon do tipo fantasma são muitas vezes enganosamente sombrios em seus designs, e continuariam a ser grandes ameaças, como quando Litwick quase matou a Equipe Rocket. Mas isso só chegou perto; aqui, os espíritos de Ash e Pikachu realmente deixam seus corpos, tornando-os mortos por praticamente qualquer definição. Na exibição original, Misty até diz a palavra “morrer”, embora isso tenha sido editado mais tarde. O fato de Pokémon Fantasmas serem capazes de puxar almas humanas de um corpo inconsciente é definitivamente um poder aterrorizante, condizente com as assustadoras entradas de Pokédex que alguns desses Pokémon, como Gengar, tiveram ao longo dos anos. Apesar de estar morto aos 10 anos, Ash foi muito legal com toda a situação, e parece ter sido confiante de que poderia voltar à vida a qualquer momento.
Haunter, na verdade, acabou viajando com Ash temporariamente, e foi fundamental para tirar Sabrina do estado perigoso em que estava. Ainda assim, o episódio em si é surpreendentemente sombrio para o início da série, e chocantemente não parece ter chamado muita atenção negativa na época. Além dos filmes, este episódio de Pokémon constitui o pincel mais próximo de Ash e Pikachu com a morte, e foi tratado como apenas mais uma história de Pokémon da semana.
Adriana Kvits é uma amante fervorosa da cultura japonesa, com um profundo amor por animes e mangás. Sua dedicação em explorar e compartilhar as complexidades dessas narrativas a torna uma voz apaixonada e uma guia confiável no emocionante mundo otaku.