Embora a mãe de Ash em Pokémon tenha se tornado um personagem maior nos últimos anos, o pai de Ash não passou de mistérios, sua existência apenas ocasionalmente mencionada. Agora, pela primeira vez na história da série, Ash tem a chance de encontrá-lo mais uma vez, mas quando se trata de Ash, as coisas raramente saem conforme o planejado.
O pai de Ash foi mencionado pela primeira vez no segundo episódio da série por sua mãe, no contexto de uma declaração sobre como ele levou quatro dias para viajar de Pallet Town para Viridian City quando em sua própria jornada Pokémon. O pai de Ash também foi invocado em filmes recentes (I Choose You! e Secrets of the Jungle), mas como eles se passam em uma continuidade separada do anime principal, não há muito que possa ser tirado disso. Além desse punhado de menções, quase nada se sabe sobre ele, desde seu trabalho até seus interesses ou mesmo sua aparência.
Ash mal sente falta de ver seu pai
O episódio especial “Pokémon: The Distant, Blue Sky” começa com Ash nadando um pouco e tendo uma batalha Pokémon com um novo amigo antes de chegar ao Centro Pokémon mais próximo e receber uma ligação de sua mãe, Delia, perguntando se ele pode se encontrar em um lugar chamado Tonari Town, que parece estar em Kanto. Ela estará lá para encontrar seu pai no dia seguinte, e Ash decola animadamente. Enquanto viaja para lá, Ash conhece um garoto incomum, que faz perguntas sobre Pokémon e eventualmente leva Ash para uma casa no meio de uma floresta misteriosa.
Através das janelas gigantes, Ash pode ver um homem pintando cenas do céu dentro, mas é então visto por sua esposa. O novo amigo de Ash, Haruto, desaparece repentinamente, no entanto. Haruto acaba por ser o filho falecido do casal que nunca chegou a fazer uma viagem Pokémon. Ash usa seus poderes de Aura para permitir que o fantasmagórico Haruto acaricie Pikachu, antes de finalmente seguir com suas viagens. Infelizmente, quando Ash chega ao Pokémon Center, seu pai já teve que sair, então eles não conseguem se encontrar, e o público nunca o vê. O pai de Ash, no entanto, deixa um presente: um novo chapéu da Liga Pokémon, idêntico ao original.
Pai de Ash continua sendo o maior mistério de Pokémon
A reta final dos episódios acabou não lidando mais com o pai de Ash, deixando sua identidade como uma das maiores perguntas sem resposta de toda a era de Ash. As teorias dos fãs sobre o pai de Ash podem ser bastante selvagens; uma teoria popular em tempos passados era que Giovanni, o líder da Equipe Rocket, era na verdade o pai de Ash, uma ideia que brotou do show Pokémon Live!. Isso ganhou popularidade em grande parte com base no fato de que os dois foram impedidos de se ver por muito tempo, apenas se encontrando cara a cara na era Preto e Branco, mais de dez anos após a estreia do anime. No entanto, quando os dois finalmente se encontraram, não houve reconhecimento ou reencontro, e Giovanni obviamente não iria visitar tão casualmente, como o pai de Ash faz aqui.
Os envolvidos na produção da série ocasionalmente comentaram sobre o pai de Ash. O criador original do anime, Takeshi Shudo, escreveu em uma novelização que o pai de Ash partiu em uma jornada não muito tempo depois de nascer, e nunca mais voltou, deixando seu destino no ar. Outro criativo envolvido na série, o artista de storyboard Masamitsu Hidaka, uma vez afirmou que o pai de Ash também era um treinador Pokémon, em uma jornada, e que ele definitivamente ainda estava vivo. Nenhum deles foi corroborado no anime, e até mesmo se seu pai estava vivo foi deixado no ar até este tão especial.
Com o livro agora fechado sobre a era de Ash do anime, parece que os fãs podem nunca descobrir quem era o pai de Ash, o que significa principalmente que sua identidade realmente não importa. Ele não tem um pai porque sua contraparte dos jogos, Red, também não tinha um, e isso tem sido verdade para quase todos os protagonistas de jogos Pokémon desde então. É uma tendência na franquia que é muito maior do que Ash, mas com Pokémon Horizons introduzindo o pai de Liko cedo, pode ser que finalmente esteja morrendo. A não ser que acabe havendo outro filme estrelado por Ash em Eu Te Escolho! O pai de Ash só terá que permanecer um mistério Pokémon.
Adriana Kvits é uma amante fervorosa da cultura japonesa, com um profundo amor por animes e mangás. Sua dedicação em explorar e compartilhar as complexidades dessas narrativas a torna uma voz apaixonada e uma guia confiável no emocionante mundo otaku.