Apesar de ser uma das naves mais amadas dos fãs em Pokémon, Ash e Misty provaram não ser um dos casais de longa data da série. Ao longo dos anos, o anime presenteou o herói principal com inúmeros companheiros. De todas as garotas com quem Ash foi amiga, no entanto, nenhuma esteve tão próxima de um relacionamento em potencial quanto Serena.
Pokémon começou a ser exibido em 1997 no Japão, com o lançamento em inglês um ano depois. Desde o início, os fãs tiveram uma série de naves que eles aplaudiram. Uma das duplas populares originais na série de anime Pokémon foi Ash e Misty, sua companheira de viagem de longa data. Considerando a idade dos personagens (Ash é consistentemente dito ter 10 anos, em todas as temporadas) e a idade do público inicial, faz sentido que não haja nenhum relacionamento oficial no início. No entanto, depois de vinte e cinco anos, ainda não houve muitos desenvolvimentos românticos para o herói de longo prazo da série, além de uma personagem em particular: Serena.
Serena é o verdadeiro amor de Ash no anime Pokémon, não é Misty
Alguns momentos e músicas da série e filmes associados implicaram que Misty tem sentimentos românticos em relação a Ash. Os sentimentos de Misty foram provocados em Pokémon the Movie 2000, e no episódio Misty Meets Her Match! em Pokémon: Adventures in the Orange Islands, bem como nas músicas “Misty’s Song” (Pokémon: 2.B.A. Master) e “He Drives Me Crazy ” (Totally Pokémon), que são cantadas a partir da perspectiva de Misty e discutem os sentimentos que ela não pode compartilhar abertamente. No entanto, essas provocações de romance nunca foram totalmente desenvolvidas, e muitas das dicas para um relacionamento romântico de Ash e Misty foram adicionadas pela dublagem. Misty acabaria deixando a série como regular, para ser substituída por outras protagonistas femininas como May, Dawn, Iris e, eventualmente, Serena, uma nova espécie de “rival” romântica de Pokémon XY, a sexta geração da série. Como tal, as naves fãs são tipicamente divididas em dois grupos: PokéShipping (Ash e Misty) e AmourShipping (Ash e Serena).
Serena é única entre as companheiras de viagem de Ash, pois é revelado que ela conheceu Ash antes da série, quando as duas eram crianças; Ele a ajudou em um acampamento de verão depois que ela se machucou. Ao longo de XY e XYZ, fica muito claro que Serena tem uma queda por ele, a ponto de ter sido até discutido por outros personagens – incluindo a rival romântica de Serena, Miette. Embora os dois treinadores nunca tenham tido um relacionamento oficial, um beijo implícito ocorreu quando as temporadas XYZ estreladas por Serena terminaram e os dois se despediram um do outro. Isso lhe dá uma vantagem sobre Misty, que nunca teve nenhum beijo assim com Ash.
Sem romance para Ash Ketchum
Apesar dessas provocações e de muitos outros potenciais interesses românticos ao longo do caminho (Melody em Pokémon the Movie 2000, Latias/Bianca em Pokémon Heroes, Miette em Pokémon XY/XYZ), Ash não revelou nenhum sentimento romântico por nenhum de seus companheiros. É sabido que ele valoriza seus companheiros, bem como o tempo que passou com eles. Ash às vezes expressou que sente falta deles ou carrega lembretes deles com ele, como a isca de pesca de Misty. É justo ressaltar, no entanto, que Ash também tem uma atração de pesca de Cilan, outro ex-companheiro de viagem com quem ele não tinha nenhuma conexão romântica.
Quando foi anunciado que Ash Ketchum estaria deixando a série, muitos fãs esperavam que um romance finalmente seria estabelecido para Ash. Essas esperanças se tornaram ainda mais fortes quando ficou claro que Misty e Ash se reuniriam para os 13 episódios finais de Ash, oferecendo uma chance de fornecer uma pedra angular para seu relacionamento. No entanto, a série mais uma vez ignorou o potencial romance de Ash e Misty; suas interações nesses episódios finais não foram mais românticas do que a maioria de suas interações nos primeiros episódios, e Misty desempenhou um papel relativamente pequeno no final. Até mesmo seu último adeus foi decepcionantemente casual, finalmente colocando o último prego no caixão para um romance canônico de Ash e Misty. A própria Serena também viu uma aparição final de retorno em Pokémon Journeys, mas nesse episódio ela e Ash só se veem momentaneamente, e não têm a chance de falar, deixando seu possível romance sem solução também.
Serena pode não ser tão proeminente quanto Misty na franquia Pokémon como um todo, mas ela foi a garota em Pokémon que chegou mais perto de declarar seus sentimentos por Ash, e até deu um passo adiante ao revelá-los, o que lhe dá mais direito ao título do que Misty.
Adriana Kvits é uma amante fervorosa da cultura japonesa, com um profundo amor por animes e mangás. Sua dedicação em explorar e compartilhar as complexidades dessas narrativas a torna uma voz apaixonada e uma guia confiável no emocionante mundo otaku.