O autor de One Piece, Eiichiro Oda, finalmente respondeu a uma das maiores perguntas que os fãs tinham sobre seu mangá recordista, sobre Zoro e sua família que gerou inúmeras teorias. Através da SBS (seção de perguntas e respostas) do volume #105 de One Piece, Oda confirmou que Zoro é realmente um descendente do Samurai de Wano.
No SBS do volume #105 de One Piece, compartilhado e traduzido por muitas fontes online, incluindo Artur – Biblioteca de Ohara, Eiichiro Oda aproveita para esclarecer de uma vez por todas a ascendência de Zoro, revelando que ele é, de fato, um descendente do clã Shimotsuki de Wano. Shimotsuki Kouzaburo, um lendário espadachim que forjou a espada de Oden, Enma, deixou a terra isolada de Wano 55 anos antes dos eventos atuais da série, com um grupo de 25 pessoas. Entre eles estava Shimotsuki Furiko, a irmã mais velha de Shimotsuki Ushimaru, que mais tarde se tornaria o Daimyo de Ringo e morreria lutando contra Kaido após sua tomada de Wano. Depois de chegar em East Blue, dez pessoas do grupo Kouzaburo se estabeleceram lá e fundaram a aldeia Shimotsuki. Furiko casou-se com um colega nativo de Wano chamado Roronoa Pinzoro. Eles deram à luz um filho, Roronoa Arashi, que se casou com uma mulher de East Blue e se tornou o pai de Zoro.
Eiichiro Oda confirma que Zoro é descendente do clã Shimotsuki de Wano
Os fãs sempre suspeitaram que Zoro poderia ter uma conexão com a terra de Samurai, e essas suspeitas cresceram ainda mais depois que o flashback de Yamato revelou o aspecto de Shimotsuki Ushimaru, que parece idêntico a Zoro. Outro flashback então revelou que Kouzaburo vivia na aldeia de Zoro e lhe deu suas primeiras espadas, desencadeando todo tipo de teorias e especulações. No entanto, Oda disse que, embora houvesse definitivamente uma história sobre o passado de Zoro, ele provavelmente não iria abordá-la no mangá. Na verdade, apesar de ser um dos melhores arcos de One Piece, Wano deixou os fãs decepcionados por não abordar o mistério da conexão de Zoro com Ushimaru e seu ancestral, o lendário samurai Ryuma, conhecido como “o deus da lâmina”.
Zoro realmente conheceu Ryuma, ou melhor, seu cadáver, em Thriller Bark, onde ele havia sido reanimado pelos poderes de Gecko Moria para servir como um de seus generais zumbis. Depois de ser derrotado por Zoro, Ryuma deu-lhe sua espada, Shisui, que o Chapéu de Palha gentilmente retornou ao túmulo de Ryuma em Wano. Essa revelação da árvore genealógica de Zoro torna o personagem ainda mais interessante. Zoro não é apenas o sobrinho-neto de Ushimaru, um dos últimos Daimyo de Wano, e um descendente direto do lendário Ryuma, mas também é um parente distante de Kuina, seu amigo de infância cuja trágica morte o inspirou a se tornar o espadachim mais forte do mundo.
Ancestralidade de Zoro mostra que o destino é uma força poderosa em One Piece
É compreensível que Eiichiro Oda tenha decidido deixar a história da família Zoro de fora do mangá. One Piece está atualmente em sua saga final, e já há um grande número de enredos, mistérios para desvendar e personagens participando da ação. Considerando a personalidade de Zoro, e o fato de que seus pais morreram quando ele era jovem, ele deve estar completamente inconsciente de sua herança. No entanto, o destino é uma força poderosa em One Piece, e assim Zoro teve a chance de conhecer seu ancestral lendário e também libertar seu país de origem da tirania de Kaido, cumprindo seu dever como descendente do clã Shimotsuki.
Todos os volumes de One Piece estão disponíveis na Viz Media.
Adriana Kvits é uma amante fervorosa da cultura japonesa, com um profundo amor por animes e mangás. Sua dedicação em explorar e compartilhar as complexidades dessas narrativas a torna uma voz apaixonada e uma guia confiável no emocionante mundo otaku.