10 Melhores Animes de Artes Marciais de Todos os Tempos, Ranqueado

Anime, especialmente shonen anime de batalha, sempre se orgulha de sua abordagem criativa para o combate. Dos complexos sistemas de habilidades sobrenaturais dos Servos da série Fate aos confrontos do tipo Davi e Golias, Attack on Titan, o meio do anime adora criar técnicas de combate e escalas de poder pouco ortodoxas. No entanto, as séries que vêm à mente primeiro quando se pensa nos confrontos mais hipnotizantes em animes geralmente são muito mais fundamentadas e dependentes da habilidade do que da força.

As práticas tradicionais de combate das artes marciais, desde o antigo Shuai Jiao até o ainda popular boxe e karatê, são disciplinas de foco, diligência e perseverança. Seus méritos únicos e multifacetados tornam o combate verdadeiramente envolvente no anime. Mais realista e íntimo do que qualquer confronto sobrenatural dominado, o anime de artes marciais é responsável por alguns dos melhores exemplos de ação no meio.

10. Ranma 1/2

A icônica comédia de ação shonen Ranma 1/2 é mais famosa por seu humor heterodoxo e hijinks malucos em torno da capacidade da protagonista da série, Ranma Saotome, de se transformar em uma garota quando salpicada de água fria. No entanto, o que torna este clássico cult verdadeiramente especial é sua ação, ou seja, o estilo de combate da escola de artes marciais Anything Goes de Ranma, inspirado em práticas de artes marciais mistas da vida real.

Comédia e artes marciais se misturam surpreendentemente bem em Ranma 1/2. Enquanto todos os heróis, especialmente Ranma e seu interesse amoroso ardente Akane, adoram dar as mãos, a maior parte do combate da série é utilizada para comédia física. No entanto, quando Ranma 1/2 leva a sério sua ação, ele mostra algumas das melhores lutas realistas da história do shonen.

9. O Deus do Ensino Médio

Embora as artes marciais sejam comumente usadas em animes de ação, uma série rara as torna o ponto focal da trama. A dedicação em destacar a arte das artes marciais faz de The God of High School um relógio obrigatório para qualquer fã de esportes. O torneio God of High School é uma competição dedicada a decidir o lutador mais forte entre os estudantes da Coreia, e o protagonista da série, o especialista em Taekwondo Jin Mo-Ri, está pronto para conquistar essa competição implacável.

Como o torneio permite todos os tipos de armas e estilos de artes marciais, a série é repleta de demonstrações criativas de várias técnicas de luta, de espadachim a luta livre, todas executadas usando uma animação maravilhosamente frenética e bem coreografada.

8. Lâmina de Bambu

Uma mistura leve de séries de esportes de artes marciais e uma comédia escolar cativante, Bamboo Blade conta a história de um clube de Kendo inexperiente do ensino médio treinando para uma competição entre alunas. Ao contrário do boxe ou karatê, o Kendo raramente se destaca quando se trata de animes de artes marciais. No entanto, Bamboo Blade consegue encantar os espectadores deste esporte único em apenas 26 episódios.

Os membros do clube de Kendo variam desde o prodígio da disciplina Tama-chan até novatos como Sayako. A multifacetação do elenco permite que os espectadores acompanhem facilmente, aprendendo mais sobre essa fascinante arte marcial junto com os personagens.

7. Naruto

No espírito da clássica série de ação shonen, muitas das lutas de Naruto envolvem superpoderes exagerados e apostas maiores do que a vida em batalha. No entanto, o início de Naruto é amplamente definido por seu combate estratégico individual inspirado no Aikido, Kickboxing, Taekwondo e Kung Fu.

Enquanto desenvolvia um estilo de luta para cada um dos personagens da série, Masashi Kishimoto se esforçou muito para pesquisar artes marciais da vida real, o que dá às lutas da série autenticidade e variedade hipnotizantes. Para um show de fantasia, Naruto é chocantemente dedicado a dar ao seu combate fundamentos realistas, resultando em uma mistura fascinante de luta tática e ação sobrenatural.

6. Yawara!

Yawara! é uma entrada pouco ortodoxa no mundo dos animes de artes marciais e um raro exemplar do gênero com uma protagonista feminina. Yawara! apresenta aos espectadores a história de Yawara Inokuma, uma garota delicada com um talento indisciplinado no judô – um esporte implacável que ninguém jamais consideraria feminino.

Apesar do desejo de Yawara de levar uma vida despreocupada como uma garota do ensino médio, seu avô mestre de judô Jigorou Inokuma espera que ela brilhe nos holofotes do mundo das artes marciais. Além de ser uma excelente exploração realista do Judô, Yawara! é um conto terno e cheio de nuances que acompanha a jornada da heroína titular de autoaceitação, introspecção e, eventualmente, amor.

5. Dragon Ball

A natureza fantástica do enredo de Dragon Ball não impediu que a história de Son Goku se tornasse um anime de artes marciais exemplar, tudo graças à incorporação inteligente da série de técnicas de manipulação de Ki em estilos de luta da vida real. As disciplinas de combate de Dragon Ball se inspiram no Judô, Karatê, Kickboxing Americano e na arte marcial preferida de Goku, o Kung Fu.

As artes marciais também são uma parte importante do universo de Dragon Ball, com inúmeras escolas de artes marciais apresentadas na Terra e um Torneio Mundial de Artes Marciais sendo realizado a cada três anos. As batalhas em Dragon Ball podem ser tanto confrontos monumentais, que abalam o mundo quanto uma exibição íntima de habilidade e técnica, que é o que as torna tão inspiradoras.

4. Grappler Baki

Uma das séries de artes marciais mais indulgentes que existem, Grappler Baki é uma carta de amor implacável, desequilibrada e emocionante para lutar. Todo o show é dedicado à ascensão lenta e constante de um lutador adolescente Baki Hanma ao topo de uma arena de luta subterrânea conhecida como Kourakuen, um refúgio impiedoso para os grapplers mais ambiciosos e indisciplinados.

Os guerreiros de Kourakuen não lutam por dinheiro ou poder – sua única recompensa é a oportunidade de fazer seu nome viver entre os combatentes. O combate no estilo MMA do Grappler Baki é feroz e implacável, com cada lutador colocando seu sangue, suor e lágrimas para eliminar seus oponentes da maneira mais brutal possível.

3. Kenichi: O Discípulo Mais Poderoso

Kenichi: The Mightiest Disciple é uma história perfeita para qualquer fã de ação intensa de artes marciais e comédia envolvente. A série acompanha a transformação do azarão de seu herói titular de um fraco para um lutador de classe mundial. Considerando o baixo ponto de partida de Kenichi, vê-lo aprender e melhorar seu desempenho ao longo do tempo é uma das maiores delícias da série.

Cada episódio vê Kenichi não apenas entrar em hijinks hilários, mas também dar um passo para dominar uma das várias artes marciais extremas ensinadas em seu dojo Ryouzanpaku. Ao final de sua jornada, ninguém conseguia reconhecer o garoto tímido do primeiro episódio do mestre lutador enfrentando o líder de gangue de artes marciais mais forte do Japão.

2. Katanagatari

Apesar de traduzir do japonês como uma “história de espada”, a protagonista de Katanagatari, Shichika Yasuri, é uma orgulhosa mestra de um raro estilo de luta sem espada – Kyotouryuu. Como um espadachim sem espada que vive na era samurai, Shichika usa seu próprio corpo semelhante a uma lâmina, enfrentando sem medo ronins armados em batalha e derrotando-os com as próprias mãos.

Em sua missão para coletar as lendárias 12 Lâminas Deviantes para Togame, Shichika demonstra o quão mortal sua disciplina heterodoxa pode ser. Para uma arte marcial fictícia, Kyotouryuu é impressionantemente bem desenvolvido e rico em técnicas, habilidades e posturas que Shichika usa em sua aventura extenuante.

1. Zé do Amanhã

Um clássico cult no mundo dos animes esportivos e pioneiro de inúmeros tropos modernos no gênero, Tomorrow’s Joe é um anime de boxe dos anos 1970 que muitos consideram a melhor série de artes marciais de todos os tempos. Apesar de ter mais de 50 anos, a série se mantém narrativa e visualmente, convidando o público a uma jornada angustiante, mas gratificante, de Joe Yabuki em seu caminho para o estrelato no boxe.

Ao contrário de muitas séries esportivas contemporâneas que borram a linha entre esportes e superpoderes mágicos, Tomorrow’s Joe se dedicou à autenticidade ao explorar a rotina de se tornar um campeão de boxe. Ver as lutas genuínas de Joe em seu caminho para o sucesso faz com que os espectadores se aproximem de suas vitórias e da dedicação que ele tem por sua arte marcial de escolha com enorme apreço.

Deixe um comentário