25 Melhores Filmes de Possessão Demoníaca

A possessão demoníaca capturou a imaginação dos cineastas por décadas, e os melhores filmes de possessão demoníaca aterrorizaram o público por tanto tempo. Os demônios continuam a ter um papel central no terror moderno e ainda há claramente um público enorme para o subgênero de terror possessivo. Mergulhar no reino dos espíritos sombrios e contorcionistas perturbadores é tão emocionante quanto intimidante, e há uma infinidade dos melhores filmes de demônios para escolher.’

Os melhores filmes de possessão costumam ser aqueles que adotam abordagens únicas para a fórmula, mas as versões clássicas de possessão demoníaca ainda continuam a fazer negócios sérios nas bilheterias nos tempos modernos. Novos ou antigos, seja Evil Dead Rise ou O Exorcista, os filmes de possessão podem ser encontrados em algumas das maiores plataformas de streaming disponíveis para assinantes e alguns até estão disponíveis gratuitamente para espectadores mais casuais. A nata da lavoura deve ser considerada essencial para qualquer fã de terror.

Luz (2018)

Luz (2018)
  • Disponível em Tubi

Luz de estreia de Tilman Singer na direção em 2018 é um dos melhores filmes de terror demoníaco que acompanha a motorista de táxi titular enquanto ela se vê misteriosamente questionada em uma delegacia após um acidente de carro. Isso leva a uma noite cheia de terror sobrenatural, e logo é revelado que Luz está sendo caçada por um demônio que ela imprudentemente conjurou em sua juventude, que possui novos corpos enquanto tenta se aproximar dela em um belo tiro.

O filme é um hipnótico mind-bender que tem uma nova abordagem para o subgênero. Luz é mais notável por sua estrutura narrativa não convencional, e como Luz foi filmado em filme 16mm, o filme é granulado e aumenta o pavor. Entre a forma não linear como Luz se desenrola, a estética de aparência corajosa e o ritmo intencionalmente lento, Luz é um dos filmes de possessão demoníaca mais tensos e exaustivos.

A Possessão (2012)

A Possessão (2012)
  • Disponível no Prime Video

A grande maioria dos melhores filmes de possessão demoníaca deriva de crenças ou práticas cristãs, particularmente dentro do catolicismo. No entanto, The Possession tem uma abordagem ligeiramente diferente e gira em torno de uma caixa dybbuk da mitologia judaica. Depois que uma jovem entra em posse da caixa, ela é lentamente tomada pelo espírito malicioso que reside nela, enquanto se aproveita do drama de sua vida familiar instigada pelo difícil relacionamento entre seus pais.

O uso do folclore judaico é o que faz The Possession parecer verdadeiramente único quando se trata de filmes de possessão demoníaca, e tem alguns dos jump scares mais aterrorizantes do gênero. Jeffrey Dean Morgan conduz o filme com um personagem muito mais vulnerável do que ele geralmente está acostumado. Seu desempenho, juntamente com alguns florescimentos dos produtores – e criadores originais de Evil Dead – Sam Raimi e Robert Tapert, ajudaram a se tornar um dos filmes de terror PG-13 mais destacados dos últimos anos.

O Doce do Diabo (2015)

O Doce do Diabo (2015)
  • Disponível no AMC+

Em The Devil’s Candy, a vida de uma família é irrevogavelmente alterada quando eles se mudam para um novo lar que, sem que eles saibam, já foi habitado por um serial killer que parece ser compelido por uma força demoníaca. Essa força demoníaca tenta consumir Jesse, um artista e marido da família. O lado possessório das coisas não é realmente o foco da narrativa. No entanto, deixa mais espaço para o drama que torna as sequências horríveis muito mais intensas à medida que o público passa a conhecer realmente a família no centro da história.

A construção do filme é mais do que paga no final e o final sangrento o torna um dos melhores filmes de possessão disponíveis para streaming, mesmo sem os demônios. A atuação de Pruitt Taylor Vince como o terrível assassino Raymond Smilie é mais do que suficiente para gravar o filme até mesmo nas memórias mais endurecidas dos fãs de filmes de terror. The Devil’s Candy é um dos melhores filmes de demônios, e é um mistério por que Raymond não se tornou um dos vilões de terror mais icônicos.

O Exorcista III (1990)

O Exorcista III (1990)
  • Disponível no Peacock

Depois de uma sequência de Exorcista mal recebida em 1977, Exorcista II: O Herege, o autor original e roteirista de O Exorcista, William Peter Blatty adicionou alguma salvação à imagem da franquia com uma adaptação de outro de seus romances. O Exorcista III retoma a história do filme original deixada de lado, mas desta vez girando mais em torno do destino do Padre Karras. O tenente William F. Kinderman investiga uma série de assassinatos e logo descobre uma conexão com a mesma possessão demoníaca que o assombrava anos antes.

O Exorcista III não é apenas uma experiência assustadora por si só, mas também teologicamente estimulante. O estilo dialogado de Blatty faz com que muito do horror derive mais de um encontro entre ideias filosóficas e a imaginação do público. Embora o trio não seja tão bom quanto o filme original, não é muito, e O Exorcista III ainda é um ótimo filme de possessão. O lançamento de 1990 é facilmente a melhor sequência de Exorcista, mas isso pode mudar, já que O Exorcista: Crente, de 2023, é uma sequência direta do filme original.

Holocaustos (1976)

Holocaustos (1976)
  • Disponível em Tubi

Burnt Offerings é sobre uma família que aluga uma mansão no verão, e enquanto muitos dos melhores filmes de possessão demoníaca são sobre famílias se mudando para novas casas, o lançamento de 1976 é um dos mais únicos. Uma vez que a família se instala na casa, ocorrências assustadoras e estranhas começam a acontecer, e eles são assombrados por forças sobrenaturais dentro da mansão. Quanto mais a família se vira, mais a casa se rejuvenesce.

Nunca é totalmente explicado o que força os personagens a se matarem ou envelhecer décadas, mas é absolutamente aterrorizante. No entanto, o que é mais assustador no filme não são os jump scares ou a maquiagem e os efeitos práticos dos personagens possuídos, são os aspectos de terror psicológico de Burnt Offerings. Os personagens lentamente se tornam paranoicos e insanos, especialmente quando seus próprios segredos sombrios são trazidos à luz. Holocausto é um dos filmes de possessão mais perturbadores e um icônico filme de mansão assombrada.

Diabo (2010)

Diabo (2010)
  • Disponível no Starz

Devil tem um dos conceitos mais únicos dos melhores filmes de possessão e é um dos thrillers isolados mais assustadores. Quase todo o filme se passa em um elevador onde cinco pessoas aleatórias e muito diferentes estão presas. Rapidamente fica claro que um deles está possuído, já que um personagem é morto aleatoriamente a cada poucos minutos, e os personagens devem descobrir qual deles está possuído.

Todos os personagens são culpados de algo terrível, e Devil aborda habilmente o tema da redenção. O filme foi fortemente comercializado como sendo produzido por M. Night Shyamalan, e Devil é ironicamente melhor do que qualquer um dos filmes do próprio diretor famoso daquela época. O filme é tanto um filme de suspense, como parte da diversão de Devil é que o público tenta descobrir qual deles é o personagem possuído antes de ser revelado, quase como um filme whodunnit.

Annabelle: Criação (2017)

Annabelle: Criação (2017)
  • Disponível no Max

O boneco que ganhou sua reputação no início de Invocação do Mal recebeu seu próprio filme spin-off – três filmes spin-off, para ser exato. Annabelle: Criação é o segundo filme da trilogia Annabelle; no entanto, canonicamente, aconteceu primeiro dentro da linha do tempo da boneca. A prequela detalha as origens da aterrorizante boneca e é centrada em torno de um fabricante de bonecas e sua esposa que perderam sua filha, Annabelle, em um terrível acidente de carro. Mais tarde, eles permitem que um orfanato católico use sua residência.

Eventualmente, uma das meninas descobre um esqueleto – ou melhor, uma boneca – em seu armário. Infelizmente, a boneca está conectada com um espírito maligno em busca de um hospedeiro. Annabelle: Criação é um dos filmes de demônios mais arrepiantes e melhores, especialmente porque o filme faz o que poucos ousam, pois tem crianças na mira, e as performances dos jovens atores são surpreendentemente impressionantes e críveis. Assim como muitos outros grandes filmes de sua envergadura, Annabelle: Criação aborda habilmente essas questões de perda e luto.

Noroi: A Maldição (2005)

Noroi: A Maldição (2005)
  • Disponível no Shudder

Nos anos 2000, os filmes de “found footage”, onde os filmes são inteiramente filmados a partir da perspectiva dos personagens principais que por acaso estão gravando tudo em uma filmadora, tornaram-se extremamente populares, especialmente quando se tratava de filmes de terror. Noroi: A Maldição é um daqueles filmes que ficou totalmente fora do radar, é um dos melhores filmes de possessão demoníaca e se tornou um clássico cult. O filme de terror japonês acompanha um documentarista que investiga vários eventos sobrenaturais envolvendo uma mulher, e ele logo descobre que ela está possuída por uma entidade demoníaca sinistra.

O filme é composto principalmente de imagens documentais, como entrevistas, reportagens e imagens de vigilância coletadas por um pesquisador paranormal, e conta uma história convincente e extensa sobre fenômenos sobrenaturais inexplicáveis e possessão. Noroi: A Maldição é meticulosamente trabalhado e é geralmente considerado como um dos melhores filmes de terror modernos, embora tenha passado totalmente despercebido nos últimos anos.

Príncipe das Trevas (1987)

Príncipe das Trevas (1987)
  • Alugar na Apple TV

O filme de 1987 examina a possessão demoníaca de uma perspectiva extraordinariamente científica, enquanto um grupo de cientistas e estudantes estuda um cilindro sinistro contendo uma substância desconhecida. É revelado que é um texto antigo que descreve a manifestação física do próprio Diabo. O filme mistura habilmente o terror sobrenatural com a ciência e, embora não seja exatamente cientificamente preciso, poucos filmes de possessão demoníaca já abordaram o subgênero do ponto de vista científico.

Entre debater física quântica e profecias antigas, Prince of Darkness é tão atraente para os fãs de ficção científica quanto para os fãs de terror, e é o único filme de terror que fica no meio desse diagrama de Venn. Prince of Darkness é uma mistura única de conceitos metafísicos e o body horror lhe dá uma qualidade distinta, e é absolutamente um dos melhores filmes de possessão. Um grande número de filmes de John Carpenter são subestimados, sem dúvida todos eles, e Prince of Darkness continua sendo um dos mais criminalmente esquecidos da filmografia revolucionária de Carpenter.

O Último Exorcismo (2010)

O ÚLTIMO EXORCISMO (2010)
  • Disponível no Hulu

O Último Exorcismo é outro filme de found-footage e é outra abordagem única para o subgênero, tornando-se um dos melhores filmes de demônios. O horrível acompanha dois indivíduos documentando um reverendo buscando provar que os exorcismos são uma grande farsa. Na verdade, o reverendo revela que realizou exorcismos falsos em pessoas que só pensavam estar possuídas. No entanto, o trio atende ao pedido de exorcismo de um fazendeiro que alega que sua filha está causando grandes problemas – como matar seu gado.

A partir daí, a história só fica mais bizarra e perturbadora. Enquanto os filmes de terror de exorcismo foram feitos até a morte, O Último Exorcismo é um giro refrescante na fórmula, e mistura habilmente elementos sobrenaturais e manipulação psicológica, mas, em última análise, a possessão é real e absolutamente aterrorizante. Como todos os grandes filmes de possessão, O Último Exorcismo explora ideias de religião e o ceticismo é realmente assustador.

O Corpo de Jennifer (2009)

O Corpo de Jennifer (2009)
  • Disponível no Hulu

Embora Jennifer’s Body, de 2009, da diretora Karyn Kusama, não tenha atingido imediatamente o público, desde então desenvolveu um culto que ganhou um novo peso nos últimos anos. Jennifer’s Body é um ótimo filme adolescente, já que o filme explora o assalto e assassinato de uma jovem como uma oferenda ritualística por uma banda indie satânica. Depois disso, o corpo de Jennifer se torna o anfitrião de um demônio sombrio e assassino que começa a se alimentar de seus colegas de classe, enquanto sua melhor amiga é deixada para lidar com o monstro que ela se tornou.

Não só o filme é um dos melhores filmes de possessão demoníaca, mas O Corpo de Jennifer é um dos filmes de terror mais sexy também. O filme tem tons feministas, já que a possessa Jennifer pune machos agressivos, e só se tornou mais relevante nos anos seguintes ao movimento #metoo também. Dado que o filme não é um filme de terror assustador, é totalmente único no subgênero possessão demoníaca, e é facilmente o melhor e mais icônico lançamento de Megan Fox.

O Exorcismo de Emily Rose (2005)

O Exorcismo de Emily Rose (2005)
  • Aluguel no Prime Video

O Exorcismo de Emily Rose é outro filme vagamente baseado em eventos do mundo real. O filme é enquadrado a partir de uma perspectiva litigiosa, já que o padre que realizou um exorcismo em Emily Rose está sendo julgado por sua morte subsequente. Detalhes de toda a experiência são aprendidos por meio de depoimentos ouvidos durante o julgamento. Frequentemente, a ocorrência real da posse de Emily é mostrada através de flashbacks enquanto o padre relata os eventos no tribunal.

O filme de 2005 é mais um filme de possessão que borra a linha entre fé e ciência, mas, como sempre, é o sobrenatural que reina supremo. Fora O ExorcistaO Exorcismo de Emily Rose é o melhor filme sobre exorcismos. Como acontece com os melhores filmes de possessão, O Exorcismo de Emily Rose é realmente horrível, e é tão assustador que, quando corta para os depoimentos, é um alívio para o público, pois eles sabem que serão cinco a dez minutos antes das próximas sequências aterrorizantes.

Constantino (2005)

Constantino (2005)
  • Transmitido no Max

Constantine não é apenas sobre possessão demoníaca, mas se passa em um mundo inteiro de demônios com uma estética gótica de aparência maravilhosa. O filme acompanha John Constantine (Keanu Reeves), um detetive exorcista que derruba forças sobrenaturais que vivem na Terra e as entrega de volta ao inferno, mas a ironia é que ele também tem seus próprios demônios internos. Constantine é um filme de possessão demoníaca com um orçamento de sucesso, e é a cinematografia de dar água na boca, os efeitos visuais e a construção de mundo que o tornam tão grande.

Embora possa não satisfazer esse desejo por filmes de possessão aterrorizantes e indutores de pesadelos, o terror de ação de grande orçamento ainda é um dos melhores filmes de demônios. Surpreendentemente, Constantine 2 está oficialmente em desenvolvimento na Warner Bros., o que pode ser resultado do enorme sucesso de John Wick de Keanu Reeves. De qualquer forma, uma sequência de Constantine poderia se aprofundar ainda mais na natureza demoníaca da história, e como os efeitos digitais se desenvolveram tanto nas últimas duas décadas, pode ser uma das raras sequências melhores do que sua antecessora.

Horizonte de Eventos (1997)

Horizonte de Eventos (1997)
  • Disponível no Max

Enquanto a maioria das possessões demoníacas ocorre dentro dos indivíduos enquanto os demônios tentam tomar seus corpos, também há filmes que exploram casas possuídas por demônios, ou, no caso de Event Horizon, de 1997, uma nave estelar abandonada. Depois que um sinal de socorro é enviado de uma nave estelar há muito desaparecida chamada Event Horizon, uma tripulação de resgate e salvamento embarca na embarcação e começa a experimentar visões infernais que revelam onde a nave esteve e por que voltou para mais vítimas.

É quando as vítimas têm que lutar pela sobrevivência, o que as leva para o inferno e de volta, e apesar de ter um véu de ficção científica, Event Horizon é um dos melhores filmes de possessão demoníaca. É impossível deixar de ver ou mesmo tentar esquecer as imagens e visuais quando os personagens entram no famigerado reino do pesadelo no filme. Event Horizon é intenso, totalmente claustrofóbico, e é facilmente a joia da coroa na filmografia do diretor Paul W.S. Anderson, e Event Horizon agora está recebendo uma série de continuação.

Atividade Paranormal (2007)

Atividade Paranormal (2007)
  • Disponível no Paramount+

Embora os filmes no estilo found-footage já existissem há algum tempo, Atividade Paranormal deu o pontapé inicial no gênero novamente oito anos depois que The Blair Witch Project fez isso pela primeira vez. Atividade Paranormal encontrou sucesso com seu baixo orçamento, mas sustos horríveis, já que o filme segue um casal que está passando por ocorrências estranhas dentro de sua casa. Eventualmente, eles registram as “atividades” noturnas dessa presença. Para seu espanto, eles descobrem que algo sobrenatural está realmente ocorrendo.

No entanto, não é uma assombração típica. Um demônio se instalou em sua casa e quer tomar posse dos ocupantes. Atividade Paranormal é um dos melhores filmes de possessão, e assistir a alguém sonâmbulo nunca foi tão assustador. O diretor Oren Peli conseguiu incutir medo no público simplesmente com lapsos de tempo de pessoas dormindo e pouco mais. O fato de a série ter se tornado uma franquia de bilheteria bilionária após esse pequeno filme, que inclusive foi rodado na própria casa do diretor de Atividade Paranormal, é um feito tão grande.

O Bebê de Rosemary (1968)

O Bebê de Rosemary (1968)
  • Alugue na Apple TV

O Bebê de Rosemary é um filme clássico de terror, e ainda se mantém totalmente graças aos seus temas atemporais e narrativa influente. O filme acompanha Rosemary Woodhouse, que começa a acreditar que seu filho ainda não nascido é resultado de um culto satânico que vive em seu prédio, e ela começa a pensar que está se preparando pela seita e seu marido para usar seu bebê para rituais.

A única razão pela qual O Bebê de Rosemary não se classifica com os melhores é que não é um filme de possessão demoníaca, já que grande parte da narrativa é deixada ambígua e aberta à interpretação. Acima de tudo, o filme é essencialmente uma alegoria para a vulnerabilidade da maternidade, mulheres sendo presas pela manipulação, paranoia e confiança. No entanto, a sensação de pavor do que acontece a portas fechadas e o mero indício de possessão demoníaca no filme é uma das experiências cinematográficas mais arrepiantes e perturbadoras, tornando um dos melhores filmes de demônios.

Evil Dead Rise (2023)

Evil Dead Rise (2023)
  • Compre na Apple TV/Stream no Max a partir de 23/06/23

Evil Dead Rise é um dos mais novos filmes sobre possessão demoníaca, mas é a quinta entrada em uma longa franquia que começou em 1981. A franquia Evil Dead assumiu muitas formas diferentes, seja a comédia em evolução na trilogia original de Sam Raimi ou o reboot muito focado no terror em 2013. No entanto, Evil Dead Rise é uma mistura perfeita de terror e comédia, já que o filme terá o público rindo histericamente e de alguma forma aterrorizado ao mesmo tempo.

Assim como Mia fez antes dele e Ash fez antes dela em filmes anteriores, Danny descobre um livro, um dos três famosos livros de Naturom Demonto, e lê a partir dele, que invoca espíritos demoníacos conhecidos como Deadites e inadvertidamente possui sua própria mãe, que mata quase todos os seus próprios filhos e os transforma em Deadites também. O filme é um incrível retorno à forma para a franquia e entrega completamente o gore, sustos e risadas que são esperados de um filme de Evil Dead, e instantaneamente se tornou um dos melhores filmes de possessão demoníaca.

Sinistro (2012)

Sinistro (2012)
  • Transmitido no Max

Antes de mergulhar no universo cinematográfico com Doutor Estranho em 2016, o cineasta Scott Derrickson entregou um dos filmes mais assustadores dos anos 2010. Sinistro é sobre o escritor de true crime Ellison Oswalt, que muda sua família para uma nova casa para pesquisa para seu próximo romance, que parece uma premissa familiar, mas é executado melhor do que quase qualquer outro filme de possessão.

Ellison descobre filmes caseiros no sótão da casa, e as imagens perturbadoras o levam a convidar sem saber uma entidade demoníaca para a casa. Quanto mais longe no filme fica, mais desesperado e obcecado Ellison fica. O filme de 2012 é cheio de reviravoltas surpreendentes, e uma presença perturbadora nunca foi tão sentida em um filme de terror. Sinistro é um dos melhores filmes de possessão, e é o mais próximo que um filme chegou de repetir a resposta do público nos cinemas que O Exorcista teve no século 21.

Invocação do Mal: O Diabo Me Fez Fazer (2021)

Invocação do Mal: O Diabo Me Fez Fazer (2021)
  • Transmitido no Max

James Wan é um mestre do cinema de terror e Invocação do Mal provou isso, mas a sequência, Invocação do Mal: O Diabo Me Fez Fazer Isso, dirigida por Michael Chaves, é tão boa quanto melhor. Onde o filme original tinha a narrativa típica de uma família se mudando para um novo lar e era mais uma história de fantasmas tradicional, a sequência ganha força.

A sequência é baseada no julgamento da vida real de Arne Cheyenne Johnson, que tentou convencer um júri de que ela estava possuída quando estava sendo julgada por homicídio culposo. O filme não é apenas um dos melhores filmes de demônios, mas também é um ótimo drama de tribunal processual, pois mistura perfeitamente os procedimentos legais com sequências demoníacas aterrorizantes. O filme é ainda mais envolvente do que o filme anterior, já que o público está ainda mais conectado com a família Warren pela segunda vez.

Sorriso (2022)

Sorriso (2022)
  • Transmissão no Prime Video

Graças a uma incrível campanha de marketing viral da Smile, que a ajudou a se tornar um sucesso fenomenal e faturar US$ 217 milhões em todo o mundo (via Box Office Mojo). No entanto, também é graças ao visual absolutamente assustador do filme e à sensação desagradável, mas viciante, sob a pele que o filme tem. Smile é sobre a Dra. Rose Cotter depois que ela testemunha um evento traumático envolvendo um de seus pacientes, quando ela começa a experimentar ocorrências sobrenaturais.

O médico vê continuamente as pessoas com sorrisos assustadores antes que elas se matem ou façam algo totalmente fora do comum. Todos eles estão possuídos pela mãe de Rose, e Rose deve confrontar seu passado para superar eventos sobrenaturais. O filme tem muitas semelhanças com O Anel e Segue, mas é muito mais assustador, mais um terror psicológico, e é uma masterclass quando se trata de filmar e editar jump scares, e Smile tem um final tão sombrio.

O Horror de Amityville (1979)

O Horror de Amityville (1979)
  • Disponível no Max

Assim como O ExorcistaO Terror de Amityville foi baseado em eventos que supostamente ocorreram na casa. Os horríveis assassinatos da família DeFeo por Ronald DeFeo Jr. em 1974 foram centrais para o início desta história. Após os trágicos assassinatos, uma nova família se muda para a casa e, sem surpresa, começa a experimentar coisas estranhas e inexplicáveis. A assombração aumenta até que o pai é dominado pela raiva através de alguma influência externa e busca assassinar sua própria família.

Grande parte do horror vem da família tentando escapar da ira do patriarca possuído. O lançamento de 1979 é um dos melhores filmes de possessão, e a razão pela qual é tão assustador é que ele joga com o medo da vida real de invasões de casas e espaços seguros se tornarem não mais tão seguros. Mesmo que a maioria das sequências de terror sejam muito inferiores às originais, o remake de 2005 de The Amityville Horror é quase tão bom também.

Insidioso (2010)

Insidioso (2010)
  • Disponível no Max

Outra obra-prima do terror de possessão demoníaca de James Wan, Insidious dá uma guinada diferente no ângulo de assombração/possessão demoníaca. No filme de 2010, um menino se torna misteriosamente catatônico. É revelado que um espírito maligno o rodeia e causa ocorrências estranhas no lar. O menino tem a capacidade de atravessar para outro reino espiritual enquanto sonha. Uma noite, ele vai longe demais e outros espíritos o impedem de retornar ao seu corpo.

Um demônio, assim como outros espíritos, circundam o garoto catatônico e causam susto e terror para a família enquanto todos tentam reivindicar seu corpo. Insidious é um dos melhores filmes de demônios, e Wan faz ótimo uso do ambiente, já que um demônio poderia estar escondido no canto da tela, e leva um tempo para os olhos dos espectadores se ajustarem e perceberem. A série é outra franquia surpreendentemente consistente, e o vindouro Insidious: The Red Door, que é dirigido pelo ator principal Patrick Wilson, pode ser o melhor até agora.

Os Mortos do Mal (1981)

Os Mortos do Mal (1981)
  • Disponível no Max

The Evil Dead, de Sam Raimi, adotou uma abordagem diferente para a possessão demoníaca. O filme acompanha estudantes da Michigan State University que fazem uma viagem para uma cabana remota. Na cabine, eles encontram o Natural Demanto, um livro antigo que mais tarde seria reconhecido como o Necronomicon Ex-Mortis em filmes futuros. Depois de tocar uma fita gravada de encantamentos, forças demoníacas são liberadas sobre a cabine. A possessão é um caso muito mais rápido do que o terror gradual que ocorre em O Exorcista.

Os demônios usam estudantes possuídos para atacar os vivos. The Evil Dead é bastante gráfico, incluindo uma cena envolvendo uma árvore que se mostraria bastante controversa. Os filmes de sucesso da franquia se concentram mais na comédia ao lado dos elementos de terror demoníaco. Não só The Evil Dead é um dos melhores filmes de possessão demoníaca, mas Evil Dead II também é considerado uma das maiores comédias de terror já feitas, e o trio, Army of Darkness, é um ambicioso épico de comédia histórica, e toda a trilogia é perfeita.

Hereditário (2018)

Hereditário (2018)
  • Disponível no Max

Hereditário é uma representação chocantemente perturbadora de um demônio que busca tomar posse de um hospedeiro dentro de uma família desavisada. O filme acompanha Annie Graham, mãe de uma estranha menina de 13 anos chamada Charlie, e um filho de 16 anos chamado Peter. Após a morte da mãe de Annie, uma presença sinistra toma conta da casa e tem uma forte influência sobre Charlie.

No meio do filme, um evento perturbadoramente trágico ocorre dentro da família que é o catalisador para a escalada do terror demoníaco que se segue na segunda metade do filme. As atuações em Hereditário são angustiantes e perfeitas. Hereditário não deve escapar de qualquer exibição de terror de Halloween quando se trata dos melhores filmes de possessão. O filme é um dos principais quando se trata do gênero de terror elevado, e embora esse rótulo tenha gerado polêmica, não há como negar o quão inteligente é Hereditary.

O Exorcista (1973)

O Exorcista (1973)
  • Disponível no Max

O seminal filme O Exorcista, de William Friedkin, de 1973, é sempre o primeiro título que é chamado à memória quando se discute os melhores filmes de possessão. A história acompanha a descida gradual de uma menina de 12 anos para a possessão enquanto o demônio conhecido como Pazuzu se apodera dela. O filme aterrorizou o público quando foi lançado. Os cineastas enquadraram a possessão em uma luz crua e aterrorizante enquanto borrifavam imagens demoníacas do rosto de Pazuzu.

Muitos membros do público em 1973 relataram sentir náuseas de terror, outros saíram dos cinemas gritando e outros vomitaram em seus assentos. O lançamento de 1973 é um dos melhores filmes de possessão demoníaca, tem um dos lançamentos mais notórios de todos os tempos, e guarda um legado incrível que poucos outros filmes poderiam alcançar. Ainda mais surpreendente, o filme ainda se mantém cinco décadas depois, e nenhum outro filme do subgênero o superou desde então.

Deixe um comentário