10 Dramas de TV incríveis que são (quase) tão bons quanto Os Sopranos

Incontestavelmente, a joia da coroa da programação inicial da HBO, que incluía séries notáveis como Oz e Sexo e a Cidade, foi The Sopranos, considerada até hoje o maior drama televisivo de todos os tempos. Apenas algumas produções chegam perto da qualidade de The Sopranos, sendo aquelas que ultrapassam os limites da televisão serializada e apresentam histórias complexas e cheias de nuances.

10 The West Wing Transformou a Política Moderna em Drama

1999–2006

Criada por: Aaron Sorkin
Número de Episódios: 154

A série, criada pelo brilhante roteirista Aaron Sorkin, acompanha as façanhas do recém-empossado Presidente Josiah Bartlet e sua equipe, enquanto enfrentam os desafios impostos pelo partido opositor e pela mídia, que constantemente atrapalham a aprovação de legislações progressistas. Embora alguns episódios apresentem problemas característicos de sua época, os personagens e temas compensam essas questões.

9 Friday Night Lights É um dos Melhores Derivados do Cinema

2006–2011

Imagem via NBC

Há uma longa tradição de programas de TV criados a partir de filmes de sucesso, como a série animada do Nickelodeon “As Aventuras de Jimmy Neutron, o Menino Gênio” e o clássico drama-comédia de guerra M*A*S*H. Contudo, uma das transformações mais marcantes da tela grande para a pequena foi a de Friday Night Lights, de Peter Berg.

Criada por: Peter Berg
Número de Episódios: 76

Friday Night Lights tem Kyle Chandler no papel de Eric Taylor, o técnico de uma equipe de futebol de escola que luta para conciliar sua vida pessoal com o bem-estar dos jogadores. A série é lembrada pelo seu elenco excepcional, que incluiu atores marcantes e estrelas em ascensão, como Connie Britton, Michael B. Jordan, Jesse Plemons, Jurnee Smollett e Taylor Kitsch.

8 Better Call Saul Derivou-se de um Personagem Adorado pelo Público

2015–2022

Imagem via Sony

À primeira vista, a ideia de tirar um personagem, em sua maioria responsável pelo alívio cômico em uma das séries dramáticas mais aclamadas de todos os tempos, para protagonizar sua própria prequela, parecia condenada a ser constantemente comparada à obra original. No entanto, Vince Gilligan e Peter Gould sabiam exatamente o que faziam ao criar Better Call Saul, uma série que aprofunda a trajetória do advogado criminoso que ajudou diversos personagens de Breaking Bad a escaparem das consequências de seus delitos.

Criado por: Vince Gilligan, Peter Gould
Número de Episódios: 63

Better Call Saul

Data de Lançamento: 2015 – 2021
Rede: AMC
Showrunner: Peter Gould
Diretores: Vince Gilligan, Thomas Schnauz, Peter Gould, Michael Morris, Adam Bernstein, Colin Bucksey, John Shiban, Michelle MacLaren, Melissa Bernstein, Larysa Kondracki, Terry McDonough, Gordon Smith, Minkie Spiro, Jim McKay, Daniel Sackheim, Andrew Stanton, Norberto Barba, Rhea Seehorn, Scott Winant, Michael Slovis, Keith Gordon, Deborah Chow, Giancarlo Esposito, Bronwen Hughes

7 The Shield Revelou o Lado Mais Sombrio das Forças de Segurança

2002–2008

Imagem via FX

Criada por: Shawn Ryan
Número de Episódios: 88

The Shield é amplamente considerada uma das melhores séries policiais já produzidas, acompanhando uma divisão do Departamento de Polícia de Los Angeles que utiliza métodos pouco convencionais e, por vezes, antiéticos para combater o crime e manter seu lugar no topo. A série ajudou a colocar a FX no radar do público, abrindo caminho para algumas das melhores produções dos últimos 20 anos.

The Shield

Data de Lançamento: 2002 – 2007
Rede: FX
Diretores: Kurt Sutter
Roteiristas: Kurt Sutter

2018–2023

Imagem via HBO

O crescimento dos serviços de streaming e dos canais premium no final dos anos 2010 propiciou não apenas excelentes séries, mas também trouxe à tona programas que desafiam a divisão entre drama e comédia. Séries como The Bear e Barry estimulam debates intensos entre os telespectadores, que se dividem sobre em qual gênero a obra se encaixa.

Criada por: Jesse Armstrong
Número de Episódios: 39

Succession

Data de Lançamento: 2018 – 2023
Rede: HBO Max
Showrunner: Jesse Armstrong
Diretores: Mark Mylod

5 Twin Peaks Levou a Televisão Tradicional ao Seu Limite

1990–1991, 2017

Antes do advento dos serviços de streaming e da fragmentação das audiências pelos canais premium, a televisão aberta comandava o cenário midiático, com as maiores estreias de toda a história da TV ocorrendo nessa era. O experimento mais fascinante desse período foi, sem dúvida, um dos maiores fenômenos da TV dos anos 90, que permanece na memória coletiva há décadas.

Twin Peaks, criada por Mark Frost e pelo saudoso David Lynch, tem Kyle MacLachlan no papel do Agente Especial Dale Cooper, um investigador do FBI enviado à pequena cidade de Twin Peaks para desvendar um misterioso assassinato. Embora a série tenha se encerrado em sua segunda temporada, ela foi revivida em 2017 pelo Showtime, resultando em uma das temporadas mais experimentais da história televisiva.

4 Deadwood Trouxe um Faroeste Mais Cru para a Telinha

2004–2006

Imagem via HBO

Criada por: David Milch
Número de Episódios: 36

A série se passa em uma versão ficcionalizada da real cidade de Deadwood, em Dakota do Sul, ambientada numa época em que a cidade ainda não era formalmente parte dos Estados Unidos e ficava praticamente sob o controle de um dono de bar chamado Al Swearengen, interpretado por Ian McShane. Apesar do cancelamento abrupto em 2006, seu impacto e o culto que gerou foram tamanhos a ponto de render um filme de conclusão exibido pela HBO em 2019.

Deadwood

Data de Lançamento: 2004 – 2005
Rede: HBO Max

2007–2015

Imagem via AMC

Criada por: Matthew Weiner
Número de Episódios: 92

O canal AMC, sigla de American Movie Classics, iniciou sua trajetória exibindo filmes clássicos, como The Phantom of the Opera e as comédias dos Irmãos Marx. Na metade dos anos 2000, a emissora buscou se reinventar com programação original de alta qualidade, alcançando sucesso com dois dos dramas televisivos mais icônicos e aclamados da história.

Mad Men

Data de Lançamento: 2007 – 2014
Rede: AMC
Showrunner: Matthew Weiner
Diretores: Michael Uppendahl, Jennifer Getzinger, Scott Hornbacher, Matthew Weiner, Lesli Linka Glatter, Tim Hunter, John Slattery, Alan Taylor, Andrew Bernstein, Jon Hamm, Barbet Schroeder, Daisy von Scherler Mayer, Ed Bianchi, Jared Harris, Matt Shakman, Lynn Shelton

2 Breaking Bad Transformou um Perdedor Monótono em um Rei do Tráfico Implacável

2008–2013

Imagem via AMC

Vince Gilligan apresentou à AMC a ideia de Breaking Bad, inspirando-se na transformação de um personagem comparável ao Mr. Chips – de um clássico filme britânico, Goodbye, Mr. Chips – em um rei do tráfico à la Scarface. A proposta se concretizou, originando uma das séries mais veneradas de todos os tempos, marcada por uma das maiores evoluções de personagem da ficção.

Breaking Bad tem Bryan Cranston como Walter White, um brilhante químico que se vê forçado a trabalhar como professor do ensino médio devido ao seu próprio orgulho, e que passa a produzir metanfetamina para sustentar sua família após ser diagnosticado com câncer terminal. Apesar de um início difícil nas audiências, a série ganhou nova vida e um público massivo graças à Netflix e outros serviços de streaming.

Breaking Bad

Data de Lançamento: 2008 – 2012
Rede: AMC
Showrunner: Vince Gilligan

1 The Wire É o Drama que Mais se Aproxima da Qualidade de The Sopranos

2002–2008

Criado por: David Simon
Número de Episódios: 60

Considerada uma das maiores séries dramáticas de todos os tempos, The Wire acompanha, principalmente, uma força-tarefa da Polícia de Baltimore criada para prender os chefões do tráfico que controlam a distribuição de heroína na cidade. Conforme a trama se desenvolve, vão sendo explorados outros aspectos da realidade urbana, construindo um retrato pessimista de como pessoas que buscam fazer o que é certo podem se ver impossibilitadas de agir.

Deixe um comentário